Notícias

ARDITI marcou presença na conferência “Portugal e o Mar – A Engenharia Azul”

A conferência “Portugal e o Mar – A Engenharia Azul” decorreu no Centro de Congressos da Madeira nos dias 1 e 2 de junho. Organizada pela Ordem dos Engenheiros Região Madeira, reuniu diversos especialistas que abordaram os mais recentes avanços na investigação, monitorização, conservação e gestão do mar, destacando também o papel das profissões azuis, a digitalização e a transformação digital.


No evento, a ARDITI desempenhou um papel relevante, apresentando um expositor e demonstrações do trabalho dos seus investigadores. Rui Caldeira, Presidente da ARDITI, foi o orador convidado para abrir o segundo painel da conferência com a apresentação de um dos projetos mais emblemáticos, o desenvolvimento de Sistemas Aéreos Não Tripulados (drones) de pequeno porte e baixo custo para fins civis e militares, enquadrado no projeto "Sentinela Atlântica" com a participação do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).


O Sentinela Atlântica através dos seus investigadores deu a conhecer os drones Alfa e Charlie. Os drones Alfa possuem dois modelos: um para utilização em espaços interiores, adequado para reconhecimento em ambientes confinados sem iluminação, e um modelo exterior para espaços abertos de curto a médio alcance, com capacidade de voar a alta velocidade devido à sua fuselagem aerodinâmica. O Charlie é um octocopter de elevação de cargas, capaz de acoplar diversos dispositivos, nomeadamente lançador de cargas, fios mensageiros, entre outros.

Os investigadores e técnicos do MARE-Madeira marcaram presença com mostras do seu trabalho, incluindo: o uso de veículos aquáticos operados remotamente (USVs e ROVs) e de drones aéreos com múltiplos sensores para o mapeamento, estudo e exploração de habitats marinhos desde o ar até profundidades maiores que 100 metros; o uso de câmaras remotas (BRUVS) e hidrofones com registradores para estudar cetáceos, peixes e a poluição sonora; o desenvolvimento e uso de marcas eletrónicas para seguir os movimentos de cetáceos e tartarugas; o uso de inteligência artificial, aplicações móveis e outras tecnologias para a otimização e melhoria da recolha e processamento de dados.

O Observatório Oceânico da Madeira marcou presença com uma exposição de equipamentos oceanográficos, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o wirewalker, a rosette o YODA e um kit de biotecnologia que estuda as microalgas e outros pequenos organismos aquáticos. O Wirewalker é um instrumento autónomo, que utiliza a ondulação para perfilar a coluna de água na vertical. Para caracterização da coluna de água, está acoplado um CTD (Condutividade, Temperatura e Pressão - RBRconcerto3). Uma vantagem deste perfilador autónomo em relação a medidas baseadas em navio é que permite amostrar a coluna de água não perturbada, uma vez que a deslocação do navio perturba a superfície do oceano resultando em perfis válidos apenas abaixo dos 10m de profundidade.

Os dados com cariz científico são recolhidos durante a subida livre e ininterrupta, com velocidade ascendente de 0,5 m/s. O YODA ("Yoing Ocean Data Acquisition Profiler”) é um equipamento oceanográfico que permite realizar perfis verticais de forma contínua ao longo da coluna de água. Este equipamento contém vários sensores para monitorização costeira, nomeadamente temperatura, condutividade/salinidade, pressão, oxigénio dissolvido, turbidez e clorofila-a (indicador da produtividade primária). A “Rosette” é um equipamento fundamental em oceanografia para recolha de amostras de água ao longo da coluna de água. Este equipamento é composto por 10 garrafas (2L ou 5L), e pode ser pré-programado para recolha de amostras de água em profundidades específicas. Posteriormente, estas amostras de água são analisadas em laboratório para caracterização da qualidade ambiental das águas.

Nesta iniciativa, alguns dos projetos foram destacados, evidenciando o papel ativo da ARDITI na promoção da investigação e inovação. Através destas ações, espera-se impulsionar de forma significativa o desenvolvimento económico e social da região.

Kickoff do projeto Smart Islands Hub

Dia 30 de maio decorreu a reunião de kickoff do projeto Smart Islands Hub, organizada pela ARDITI, nas suas instalações no Tecnopolo.

Todo o consórcio esteve representado ARDITI, ACIF, StartUp Madeira, Uma, FCT/UNL, Uninova, Cecolab, Smart Energy Lab para alinhar a visão e a estratégia do projeto.

O Smart Islands Hub é um projeto financiado pelo PRR nacional, para apoiar as organizações regionais a responderem aos desafios digitais através do acesso ao conhecimento, competência, experiência, tecnologia e infraestrutura mais recente que de outra forma não seria possível.

Exposição dos trabalhos finais do projeto “ROV4ALL”

Decorreu esta manhã nas Piscinas da Penteada a exposição dos trabalhos finais do projeto “ROV4ALL”, iniciativa da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e do Observatório Oceânico da Madeira (OOM). No encontro das diversas escolas que participaram nesta atividade, estiveram alunos e professores que, durante o presente ano letivo, participaram no projeto “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”, e durante o qual construíram pequenos robôs subaquáticos, conhecidos por ROV (do inglês, Remotely Operated Vehicles). O ponto de partida era um kit fornecido no início do ano letivo pela ARDITI, com cada grupo a apresentar hoje o resultado do seu trabalho num ambiente mais amplo do que algumas escolas dispõem.


O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, elogiou a iniciativa que envolveu alunos do 5º ao 12º ano, com o objetivo de despertar vontade de explorar estas novas tecnologias. O encontro serviu para «promover um contato mais próximo dos alunos e professores com investigadores da ARDITI, procurando-se que os alunos, que têm nas escolas competências ao nível da programação e da robótica, possam pôr em prática o que aprenderam».


Por seu lado Carlos Lucas, corresponsável pelo projeto que existe desde o ano letivo 2017/18, embora anteriormente com outra designação, enalteceu que dado o sucesso da iniciativa, a ARDITI/OOM decidiu continuar o projeto mesmo para além do financiamento que aconteceu anteriormente.
O objetivo é que as escolas despertem nos alunos o interesse por estas áreas, sobretudo porque a Agência já envolveu os Açores, Lisboa e o Algarve no ROV4ALL.

Veja o vídeo que resume esta iniciativa.

ARDITI mostra projetos a estudantes austríacos

Os alunos de Negócios Internacionais da Universidade de FH Kufstein, na cidade austríaca de Tirol, estiveram hoje na ARDITI para conhecer a realidade da investigação, tecnologia e inovação na Madeira. 

A deslocação dos cerca de 20 alunos e dois professores à Agência teve uma apresentação institucional de Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração e de representantes dos diversos projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos: o laboratório de prototipagem, o NeuroRehabLab, demos do Mare-Madeira e um briefing sobre o SIH - Smart Islands Hub.

O grupo de alunos, à semelhança de outros de vários países que têm visitado a ARDITI, regressam à Áustria com conhecimento do que se faz na Madeira, na área da investigação e um dia mais tarde poderão ser, em instituições internacionais, decisores e gestores de projetos e saberão, ao ver uma candidatura da Agência, mais pormenores e conhecimento do trabalho que aqui se faz.

Deputados nacionais do PSD conhecem realidade da ARDITI

O Presidente do Conselho de Administração da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, Rui Caldeira, explicou esta manhã aos deputados do PSD na Assembleia da República a importância da ARDITI no panorama nacional e internacional. 

Aos cerca de 20 parlamentares que visitaram as diversas áreas da instituição, como o laboratório de prototipagem, o NeuroRehabLab e demos do Mare-Madeira, aquele responsável explicou que a Agência está apostada em continuar o crescimento dos últimos anos, mas lamentou a falta de investimento nacional nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. 

Com esta visita, abre-se a porta para que a ARDITI seja levada ao parlamento nacional pela voz dos deputados social-democratas, que a partir de agora conhecem a realidade da instituição tutelada maioritariamente pelo Governo Regional e pela Universidade da Madeira. 

Sobre os apoios do Estado, a Agência que congrega a investigação na Região pede, sobretudo relativamente ao mar, maior atenção a nível internacional, tendo em conta as grandes áreas da Zona Económica Exclusiva dos arquipélagos, pedindo aos deputados nacionais que reivindiquem esses apoios, uma vez que as instituições nacionais têm negligenciado as ilhas nessa matéria. 

Segundo Rui Caldeira, os deputados perceberam que a Região está a fazer estes investimentos praticamente sozinha, com algum investimento europeu, mas nenhum a nível do Estado, o que faz com que a Madeira fique completamente desconectada da estratégia nacional.

ARDITI representada na Expo do evento Madeira Maritime Week 2023

A ARDITI esteve representada na Expo do evento Madeira Maritime Week 2023, que decorreu no Savoy Palace entre os dias 15 e 19 de maio. Na exibição que contou com diversas empresas madeirenses ligadas à indústria do mar, Pedro Abreu e Elsa Ferreira demonstraram alguns dos projetos desenvolvidos na ARDITI.
 
Rui Caldeira participou também no painel de discussão intitulado "Blue Growth - True Added Value to the Public Economy” no dia 16 de maio. 

ARDITI participou em exercício nacional

A ARDITI, através do Observatório Oceânico da Madeira, esteve presente na passada semana no ATLANTIC POLEX.PT 2023, o exercício de combate à poluição no mar organizado pela Autoridade Marítima Nacional que juntou várias instituições na Madeira.

No primeiro dia, a investigadora Alexandra Rosa participou no seminário "Preservação do Meio Marinho" apresentando a vários representantes de organismos ali presentes, como a Agência Europeia de Segurança Marítima, o trabalho "Modelar e monitorizar plumas de poluentes".

No segundo e último dia do Exercício, uma equipa do Observatório participou na fase prática do POLEX, com o lançamento de boias derivantes para monitorização do movimento da mancha de poluição, simulada por pipocas.

A ARDITI esteve, assim, envolvida no principal exercício de combate à poluição realizado este ano em Portugal, que reuniu diversos equipamentos, entre eles navios e embarcações de combate à poluição do mar, meios aéreos com capacidade de identificação e seguimento do poluente, recuperadores, barreiras, tanques portáteis, equipamento ligeiro de limpeza de praias, viaturas pesadas e ligeiras, tratores e equipamento de proteção individual.

INCoDe.2030 cataloga iniciativas de capacitação digital em Portugal

O projeto "Análise, levantamento e catalogação a nível nacional dos projetos de capacitação digital" desenvolvido pelo INCoDe.2030 tem como objetivo identificar e catalogar as iniciativas de capacitação digital promovidas por entidades públicas, privadas e da sociedade civil em Portugal. Estas iniciativas serão divulgadas na plataforma Digital Skills and Jobs, que reúne informações recursos e oportunidades na área das competências e empregos digitais de forma gratuita.

Além de centralizar as informações sobre as iniciativas de capacitação digital em uma única plataforma, o projeto visa também apoiar a tomada de decisão relacionada à identificação das necessidades de competências digitais dos jovens e adultos, às lacunas técnicas e científicas na digitalização básica e identificação de áreas emergentes no digital.

Para o sucesso da plataforma Digital Skills and Jobs e para fortalecer o panorama digital em Portugal é importante a participação das entidades públicas, privadas e da sociedade civil que promovam formações e iniciativas no desenvolvimento de competências digitais . Se tem iniciativas de capacitação digital, partilhe-as através do formulário de levantamento disponível, aqui.

Cousteau conheceu potencialidade da ARDITI

O presidente do Conselho de administração da ARDITI e investigador do Observatório Oceânico da Madeira, Rui Caldeira, esteve no dia 11 de maio, a apresentar a Agência e o OOM a alguns dos participantes do eQuantum SUMMIT, que reuniu hoje especialistas ligados ao mar numa unidade hoteleira do Funchal.


As potencialidades da Agência foram apresentadas aos participantes na reunião técnica em que foi também mostrada a atividade do MARE-Madeira, por João Monteiro, Filipe Alves, Ana Dinis e Marko Radeta, bem como demonstradas as suas capacidades.

Mafalda Freitas, Diretora Regional do Mar e investigadora do MARE- Madeira, apresentou as atividades da respetiva Direção Regional do Mar.


No encontro científico também esteve presente Fabien Cousteau, neto do conhecido oceanógrafo Jaques Cousteau, que interveio a propósito de soluções técnicas da Proteus Ocean Group, também presente no evento. Cousteau, fez-se acompanhar por Andreia Rosa Collard, Diretora Regional de Informática, Lisa Marrocchino e Storm Boswick CEO e Membro da Direção da Proteus respetivamente.

ARDITI na conferência final do projeto Interreg Europe CARPE DIGEM em França

Paulo Abreu representou a ARDITI na conferência final do projeto Interreg Europe CARPE DIGEM em Nevers, França que decorreu no dia 3 de Maio. Este projeto tem como parceiro da Madeira o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) IP-RAM que foi representado pelo seu presidente, Duarte Freitas, que apresentou os resultados obtidos no projeto. A ARDITI é o stakeholder principal do IDE no projecto sendo a Transformação Digital através da plataforma de interface Smart Islands Hub (SIH) o principal objeto do plano de ação criado. Durante a conferência, Paulo Abreu moderou uma mesa redonda com o tema "Digital Innovation locations and networks: Third Places and reinventing incubators and collaborative spaces”. Chega assim ao final um projeto que teve passagem pela Madeira na ARDITI, onde os parceiros ficaram inspirados pelo ecossistema de inovação em construção no Polo Científico e Tecnológico da Madeira.

Workshop Marine Sabres visa a conservação da biodiversidade marinha.

Nos dias 2 e 3 de Maio, decorreram os workshops direccionados para os stakeholders, no âmbito do projecto Marine SABRES (Systems Approaches for Biodiversity Resilience and Ecosystem Sustainability). Este projeto de investigação europeu visa a conservação da biodiversidade marinha através da integração de ecossistemas saudáveis e uma Economia azul resiliente. Entre as áreas de demonstração está o arquipélago da Madeira, que possui ecossistemas únicos e uma grande biodiversidade geradora de serviços sócio-ecológicos. Os workshops tiveram a organização conjunta do MARE-ARDITI e da  HuFoSS: Hummel Foundation for Sustainable Solutions, e juntaram stakeholders de diversas áreas no Edifício Madeira Tecnopolo e na sala de exposições dos Paços do Concelho em Porto Santo. Estas acções visam reunir informação para desenvolver um sistema de decisões com, e para os stakeholders, capacitando-os para escolhas bem informadas no que diz respeito às suas atividades relacionadas com o mar.

ARDITI participa na Expedição às ilhas Selvagens para assinalar os 50 anos da Reserva Natural

Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira e do MARE-Madeira regressaram ao porto do Funchal na passada segunda-feira, dia 1 de maio, após uma expedição de nove dias a bordo do veleiro português Santa Maria Manuela.
A Expedição Selvagens 50 teve como objetivo a caracterização de parâmetros oceanográficos, com destaque para o dióxido de carbono, que permitirá perceber como a presença das ilhas oceânicas, como a Madeira e as ilhas Selvagens, podem influenciar no balanço global de carbono.

ATLANTIC POLEX.PT 2023 - Ação de formação "Combate à Poluição do Mar"

Os colaboradores Alexandra Rosa, Gonçalo Barros e Pedro Neves, do Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI participaram na fase de formação do exercício de "Combate à Poluição do Mar" designado por ATLANTIC POLEX.PT 2023, organizado pela Direção-Geral da Autoridade Marítima na Região Autónoma da Madeira.

A ação de formação teórica decorreu nas instalações da ARDITI entre os dias 18 e 19 de abril, enquanto que a ação de formação prática decorreu no dia 20 de abril no Porto do Funchal e 21 de abril na Praia Formosa.

Para além da fase de formação, os colaboradores irão participar no seminário subordinado ao tema "A preservação do meio marinho" que decorrerá no dia 11 de maio e na execução do exercício de combate à poluição do mar a 12 de maio.

Reunião de kickoff do projeto GOCORE

A ARDITI foi representada por Paulo Abreu, Virgínia Catanho e Vanessa Brito aquando da participação na reunião de kickoff do projeto GOCORE, que decorreu na Província de Fryslân, Países Baixos, entre os dias 4 e 6 de Abril de 2023.

O projeto GOCORE – GOverning COmmunity REsilience é um projeto de Cooperação Inter-Regional – Interreg Europe - que visa o empoderamento das populações locais em zonas remotas e afastadas dos centros de decisão, divulgando as Políticas públicas Europeias relevantes por forma a que a população possa ter uma participação mais ativa.

A participação da ARDITI neste projeto foca na Transformação Digital (Programa Digital Europe) e em levá-la até às zonas rurais e remotas da Região Autónoma da Madeira. A ideia base a desenvolver assentará na validação através de “peer review” dos parceiros do projeto para o conceito de criação de uma rede de “living labs”, um em cada município da RAM, envolvendo equipas multidisciplinares para apoiar a resolução de problemas locais reais através da inovação digital. Este projeto está enquadrado com os objetivos do Smart Islands Hub (SIH), plataforma de interface que a ARDITI lidera e que inclui o Polo de Inovação Digital (DIH – Digital Innovation Hub) da RAM.

O consórcio é composto pelas regiões de Fryslân dos Países Baixos (parceiro líder), pelo Município de Syddjurs da Dinamarca, pela ARDITI de Portugal, pela Região Intermunicipal de Coimbra de Portugal, pela Federação de Cooperativas de Trentino de Itália, pelo Município de Saaremaa da Estónia, pela região de Hajdú-Bihar da Hungria e pela Comunidade germanófona da Bélgica.

Apresentação da "EXPEDIÇÃO SELVAGENS 50"

No passado dia 19 de Abril, decorreu no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, a apresentação da "EXPEDIÇÃO SELVAGENS 50". A expedição enquadra-se na celebração dos 50 anos da Reserva Natural das Ilhas Selvagens em parceria com Observatório Oceânico da Madeira e MARE. A expedição terá como objetivo a criação de um programa de monitorização, a bordo do veleiro português "Santa Maria Manuela" e contará com a participação de cinco investigadores da ARDITI.

SIRESP Bootcamp Madeira

A equipa do projeto Sentinela Atlântica participou no evento SIRESP Bootcamp Madeira, que teve lugar nos dias 29, 30 e 31 de março, na Madeira.

Aquando do primeiro dia, reuniram-se várias entidades da área de telecomunicações, proteção civil, elementos do Comando Operacional da Madeira e outras entidades do Estado Maior General. No mesmo dia, a equipa do projeto foi abordada por várias entidades, nomeadamente elementos do Estado Maior General das Forças Armadas, Centro de Experimentação e Inovação, entre outros, para discutir a presença de uma entidade de investigação e os Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANTs) numa conferência deste escopo.

Rúben Freitas, aluno de doutoramento do MARE-Madeira, participou no "Desafio Inovação SIRESP", apresentando uma proposta que consistia em utilizar uma estrutura organizada de SANTs, capacitados de sensores meteorológicos para a verificação e previsão da evolução dos incêndios, tratando a informação em tempo real e enviando mensagens de estado pela rede SIRESP. A proposta foi avaliada por um corpo de júris, que nomeou-a vencedora desta edição.

No segundo dia, a sessão de abertura esteve a cargo do presidente da ARDITI, Rui Caldeira, que abordou a investigação na Madeira e a estratégia adotada pela ARDITI para os próximos anos. Em paralelo, a equipa do projeto Sentinela Atlântica marcou presença numa exposição estática, tendo interagido com alguns participantes, que se mostraram cativados pelas propostas ali apresentados.

Para concluir a participação no evento, no dia 31, estiveram presentes altas entidades do Governo da República Portuguesa aos quais os SANTs desenvolvidos na região foram demonstrados.

ARDITI prorroga financiamento de bolsas de pós-doutoramento até 2023

No seguimento da extensão do prazo de conclusão do Projeto M1420-09-5369-FSE-000002 até 31-12-2023, o Conselho de Administração da ARDITI, em articulação com as Entidades Regionais responsáveis pelo financiamento, tomou a decisão de prorrogação do financiamento das Bolsas de Pós-Doutoramento até 31-12-2023. Esta medida aplica-se a todos os bolseiros, cuja candidatura foi submetida no Concurso de Bolsas de Formação Avançada, decorrido em Novembro de 2020.

O bolseiro mantém todos os seus direitos durante o período de prorrogação da bolsa, designadamente o direito ao subsídio mensal de manutenção, ao Seguro Social Voluntário e ao seguro de acidentes pessoais, o qual continuará a ser integralmente pago nos termos do contrato.

Maria José defendeu a sua tese de doutoramento no passado dia 20 de março

Maria José defendeu a sua tese de doutoramento intitulada "Learn biodiversity using local stories to power up storytelling behaviours in social robots", no dia 20/03/2023, tendo obtido assim o grau de Grau de Doutor em Engenharia Informática e dos Computadores. O seu trabalho foi orientado por Ana Paiva, Professora Catedrática do Departamento de Engenharia no IST, do grupo de investigação Group of Artificial Intelligence for People and Society (GAIPS) pertencente ao INESC-ID e Valentina Nisi, Professora Associada do Departamento de Engenharia no IST, do grupo de investigação Interactive Technologies Institute, e teve financiamento do FSE - Fundo Social Europeu através da ARDITI (M1420-09-5369-FSE-000002).

Resumo da tese:

À medida que a tecnologia evolui resultando no crescimento da Inteligência Artificial (IA), robótica e sistemas automatizados, o mesmo acontece com a forma como interagimos com ela. As crianças estão expostas a esta nova realidade através de diferentes contextos educativos, tais como museus e salas de aula. A Interação Criança-Robô (ICR) e Interação Humano-Agente (IHA) têm sido adotados nestes contextos para facilitar a aprendizagem, e podem ser usadas para incentivar a consciencialização acerca de questões como as mudanças climatéricas e a perda de biodiversidade. Esta tese situa-se no cruzamento entre as áreas da educação, biodiversidade e tecnologias, focando-se no uso de agentes sociais em ambientes educacionais para facilitar o envolvimento das crianças com o tema da biodiversidade. Neste contexto, desenvolvemos um sistema com um agente virtual para avaliar o conhecimento das crianças sobre biodiversidade. Através de vários estudos, recolhemos dados de três biodiversidades distintas (ilha da Madeira, Lisboa, e Brasil), e exploramos os efeitos do (a) modo de interação (sozinho ou em pares) e (b) o conhecimento prévio sobre biodiversidade na capacidade das crianças de reter informação acerca deste tópico. Propomos (e validamos) duas abordagens para prever o conhecimento das crianças sobre biodiversidade, usando técnicas de aprendizagem automática. Finalmente, propomos um cenário educacional usando uma abordagem interativa de narrativa que ajuda as crianças a aprender sobre biodiversidade de forma mais envolvente. Desta forma, as nossas principais contribuições são (1) uma base de dados com os níveis de conhecimento das crianças da biodiversidade local e estrangeira, (2) vários modelos de aprendizagem automática capazes de prever o nível de conhecimento das crianças acerca da flora e fauna Portuguesa e Brasileira, e (3) um cenário educacional interativo que usa o ato de contar histórias para ajudar as crianças a aprender mais sobre biodiversidade com a ajuda de um robô social.

Novo CEMGFA quer continuar “Sentinela Atlântica”

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) enalteceu o papel da ARDITI no desenvolvimento de tecnologias como as do programa “Sentinela Atlântica”, que desde 2021 junta aquele órgão da Defesa, o Governo Regional e a Universidade da Madeira.

Acompanhado pelo Comandante Operacional da Madeira, Major-General Rui Tendeiro e recebido por Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI e pela vice-reitora da UMa, Elsa Fernandes, o General agradeceu a disponibilidade para a visita, onde houve uma primeira apresentação generalizada sobre a Agência, que deixou transparecer, segundo Nunes da Fonseca, o dinamismo em torno da investigação na Madeira.

Durante a deslocação às instalações da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o General Nunes da Fonseca viu pormenorizadamente o projeto dos drones, inserido no protocolo que desde há dois anos desenvolve soluções para aquele órgão conjunto dos três ramos das Forças Armadas. O CEGMFA elogiou o trabalho ali executado, por parte de jovens empreendedores com espírito interventivo e muito criativos, salientando que a cooperação entre as Forças Armadas, o Governo Regional e a Universidade da Madeira «é muito importante para sentirmos que vale a pena colaborarmos e criarmos as sinergias entre as Forças Armadas e outras instituições». A sustentar a sua afirmação, referiu que muitos dos equipamentos que hoje são usados pela sociedade civil foram primeiramente utilizados na área da Defesa.

A ARDITI marcou presença no XII Congresso dos Juízes Portugueses

Durante os dias 16 a 18 de março, a ARDITI esteve presente no Centro de Congressos da Madeira para o XII Congresso dos Juízes Portugueses com os investigadores, Diana Mendes, Rodrigo Lima e Gabriel Agrela do NeuroRehabLab, que deram a conhecer o PEPE - Portable Exergames Platform for Elderly e o projeto AViR, o investigador Carlos Lucas do Observatório Oceânico da Madeira, apresentou diversos equipamentos oceanográficos e os investigadores do Sentinela Atlântica, Victor Azevedo, Vitor Aguiar, Jorge Lopes e André Freitas, apresentaram os Sistemas Aéreos Não Tripulados.
No último dia de evento, Rui Caldeira, Presidente da Agência recebeu no stand o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado do Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Juiz Manuel Soares, do Representante do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, bem como do Presidente da Assembleia Legislativa, José Manuel Rodrigues e comitiva, visitaram o stand da Agência e aproveitaram para enaltecer o trabalho dos investigadores e desejar sucesso na continuação da excelência científica em Portugal.

Plataforma Oceânica apresentada aos stakeholders

A plataforma de equipamentos oceânicos disponibilizada aos "stakeholders" regionais foi apresentada nos dias 10, 15 e 17 de março por Rui Caldeira a diversos parceiros.

O presidente do conselho de administração da ARDITI inteirou a Universidade da Madeira, a Administração de Portos, as empresas privadas de aquacultura, o Grupo Sousa e outras entidades privadas e públicas sobre as potencialidades da plataforma, , que se insere no programa “Sentinela Atlântica”, a que o Governo Regional alocou seis milhões de euros até 2025. Esta plataforma de equipamentos oceânicos reúne informação diversa e tem potencial para ser utilizada pelo setor público e pelas empresas que operam na Região. Nesta podem ser incrementadas novas valências para responder às necessidades imediatas das empresas e identidades públicas a operar na Madeira.  

Visita de formandos de Erasmus+

No dia 14 de março, o presidente da ARDITI, Rui Caldeira, fez uma apresentação institucional para um grupo de professores de Erasmus+, cuja formação em ferramentas digitais para avaliação online decorreu no Edifício Madeira Tecnopolo. O grupo de 36 pessoas, além de ouvir uma apresentação sobre espécies invasoras por Patrício Ramalhosa, e uma demo de sensibilização sobre o lixo marinho com Sara Bettencourt, visitou também o Laboratório de Prototipagem localizado no piso -2 da ARDITI. Os formadores deste curso vieram da Universidade de Tallinn, na Estónia e os formandos são de diferentes escolas e diferentes países.

ARDITI recebe eurodeputados

Rui Caldeira foi o anfitrião, da visita efetuada à Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), no dia 9 de março, a pedido dos deputados do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira. Esta deslocação inseriu-se no 1º Encontro Interparlamentar do PSD, que juntou aos parlamentares madeirenses os deputados europeus, com o presidente do Conselho de Administração da ARDITI a mostrar alguns dos projetos atualmente em curso, abordando outros na apresentação efetuada.
O investigador falou ainda no esforço desenvolvido pela Agência para cativar as entidades privadas para a participação nos projetos de investigação, dando o exemplo da plataforma Smart Islands Hub para contrariar a tendência de afastamento, que acontece também nos Açores ou em Canárias.

SIFIDE: Candidaturas abertas até 31 de maio de 2023

O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas.

As candidaturas ao SIFIDE, gerido pela ANI, estão abertas até 31 de maio. As empresas com atividades em I&D no ano fiscal de 2022 podem assim recuperar parte do seu investimento através de crédito fiscal. Saiba mais aqui.

Para apresentação de candidaturas deverá ser utilizada a plataforma do SIFIDE (nacional).

A ARDITI atualiza o valor das Bolsas de Investigação

Por deliberação do Conselho de Administração da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação o valor das bolsas de investigação financiadas diretamente pela Agência foi atualizado para o ano de 2023. Tendo em consideração a atualização do salário mínimo nacional, houve um aumento mensal no valor de 55 euros em todas as bolsas.
A atualização agora aprovada tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2023, prevendo-se que o pagamento da atualização com retroativos seja processado, para todos os bolseiros, no pagamento relativo ao mês de março.
O valor atualizado por tipologia de bolsa poderá, em breve, ser consultado no sítio web da ARDITI.

Almirante Silva Ribeiro reconhece trabalho da ARDITI na produção de drones

O Almirante Silva Ribeiro esteve no dia 20 de fevereiro na ARDITI, onde se despediu dos técnicos ligados ao projeto “Sentinela Atlântica”.

A visita do responsável pelas Forças Armadas, que deixa o cargo no próximo dia 1 de março, foi acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ARDITI, Rui Caldeira e pelo responsável pelo laboratório de prototipagem, Victor Azevedo.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) dirigiu-se sobretudo à equipa que durante os dois últimos anos esteve envolvida na produção e melhoramento de veículos aéreos não-tripulados nas instalações da Agência, para poderem ser utilizados em diversos fins.

Uma vez ultrapassada esta primeira fase de produção, Silva Ribeiro endereçou votos de sucesso e continuidade em prol do desenvolvimento estratégico e comercialização dos drones. Foram entregues medalhas de reconhecimento por parte das forças armadas aos investigadores e presidente da ARDITI pelo trabalho desenvolvido, em troca, Silva Ribeiro, recebeu da equipa do projeto um drone em 3D como forma de agradecimento pelas contribuições prestadas.

Dirigindo palavras de incentivo aos profissionais que desenvolveram diversos tipos de drones, o Almirante deixou patente que a entrega e profissionalismo destes foi uma mais-valia para o desenvolvimento do programa “Sentinela Atlântica”, que surge de um protocolo entre o EMGFA, o Governo Regional da Madeira e a Universidade da Madeira.

Silva Ribeiro esteve pessoalmente empenhado neste projeto desde a primeira hora, fazendo agora votos para que esta empreitada prossiga nas mãos do seu sucessor.

“Nómadas Digitais: Uma Oportunidade para a Macaronésia"

Os Digital Nomads, visitaram a ARDITI no dia 15 de fevereiro, no âmbito da conferência “Nómadas Digitais: Uma Oportunidade para a Macaronésia", a convite da Startup Madeira, Knowledge partner desta iniciativa organizada pela Secretaria Regional das Finanças, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus, no âmbito do projeto INTEGRA “Programa de integração de mercados e desenvolvimento da vizinhança económica e social da Macaronésia” enquadrado no Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020 e visa fortalecer a cooperação institucional entre as regiões da Macaronésia, através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta nos domínios económico, social e cultural dos quatro arquipélagos envolvidos (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde).

O presidente do Conselho de Administração da Agência, Rui Caldeira, apresentou a instituição, os projetos em desenvolvimento e perspetivas para o futuro, o Paulo Abreu apresentou o Smart Island Hub, polo de inovação digital, seguido de visita aos projetos do NeuroRehabLab e a terminar no Laboratório de Prototipagem, com a demonstração do projeto Sentinela Atlântica.

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Para celebrar o "Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência", que se assinalou no passado dia 11 de fevereiro, o MARE-Madeira e o Serviço Educativo da ARDITI, com o apoio de Carlos Lucas, João Baptista e Sónia Costa, organizaram uma "Conversa com Mulheres Cientistas" de várias áreas.

A atividade decorreu no dia 10 de fevereiro, com cerca de 40 alunos de duas turmas do 4º ano da EB1PE da Achada. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco do dia-a-dia de uma mulher cientista e de conversar com investigadoras de diversas áreas, às quais colocaram questões sobre o seu trabalho e com as quais puderam descobrir curiosidades sobre a investigação.  

As investigadoras participantes foram:

  • Annalisa Sambolino (MARE-Madeira) - Ecologia de cetáceos e contaminantes na cadeia trófica
  • Cátia Azevedo (IDL) - Oceanografia Física
  • Cíntia França (ITI/LARSyS) - Ciências do Desporto
  • Joana Câmara (NeuroRehabLab) - Neuropsicologia
  • Paola Parretti (MARE Madeira) - Ecologia Marinha
  • Rita Costa (NeuroRehabLab) - Psicologia
  • Sandra Olim (ITI/LARSyS) - Meios digitais
  • Sílvia Almeida (MARE-Madeira) - Ciências Marinhas e Inteligência Artificial

Jornada de Apresentação de Resultados Preliminares do Projeto IMPLAMAC

O Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, esteve no dia 9 de fevereiro, na Reitoria da Universidade da Madeira, onde presidiu à sessão de abertura da Jornada de Apresentação de Resultados Preliminares do Projeto IMPLAMAC. A investigação, conduzida por equipas de técnicos das quatro regiões da Macaronésia - Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde -  pretende criar um observatório que reúna dados  quantitativos e qualitativos do impacto dos microplásticos nas praias daqueles quatro arquipélagos. João Canning-Clode (MARE-Madeira) e Javier Hernández Borges (Universidad de La Laguana) estiveram na sessão de abertura, bem como Mafalda Freitas, Diretora Regional do Mar. O projeto iniciou-se em outubro de 2019 e está prevista a sua conclusão no próximo mês de setembro de 2023, com um programa de monitorização de microplásticos e diversos contaminantes nas areias e águas de 46 praias da Macaronésia. O próximo passo é continuar a sensibilizar a população para esta questão, com ações de divulgação, formação e educação ambiental sobre os espaços marinhos dos quatro arquipélagos.

Visita da Escola da Torre aos projetos da ARDITI

No dia 7 de fevereiro recebemos a visita de três turmas de alunos do 9º ano da Escola da Torre em Câmara de Lobos. O propósito foi dedespertá-los para as novas tecnologias, prototipagem e robótica. Os alunos estiveram no laboratório de prototipagem com a equipa dos drones, Victor Azevedo, Vitor Aguiar, André Freitas e o Jorge Lopes, a ouvir sobre o projeto Sentinela Atlântica e também sobre o funcionamento de algumas máquinas do laboratório. Outra demo na qual os alunos puderam participar ativamente, dinamizada por Pedro Abreu e Francisco Silva do MARE-Madeira, implicou o uso de uma aplicação móvel com a qual experienciaram realidade aumentada sobre baleias.

Visita oficial da delegação e dos auditores do Curso de Defesa Nacional

No dia 27 de janeiro, a ARDITI recebeu a visita oficial da delegação e auditores do Instituto de Defesa Nacional (IDN) no âmbito do Curso de Defesa Nacional (CDN). Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da Agência, elucidou os cerca de 40 elementos sobre o funcionamento da instituição, os projetos em desenvolvimento e perspetivas para o futuro.

A visita terminou no Laboratório de Prototipagem, com o engenheiro Victor Azevedo a explicar e demonstrar o funcionamento do projeto Drones Atlântica. Estes sistemas aéreos não tripulados estão a ser produzidos para as Forças Armadas.

O CDN mostrou curiosidade em conhecer o trabalho desenvolvido nas diversas unidades da Agência e mostrou-se surpreso com a qualidade de investigação feita na região, sendo que alguns deles, professores universitários, manifestaram a vontade de aprofundar o seu conhecimento sobre os projetos da instituição.

Visita do Almirante Silva Ribeiro no âmbito do projeto Sentinela Atlântica

No seguimento do protocolo Sentinela Atlântica, o Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), visitou a ARDITI no dia 26 de janeiro, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no projeto Drones-Atlântica. Nitidamente satisfeito com o resultado do trabalho até agora realizado, enfatizou o progresso do sub-projeto Alfa, nomeadamente o Sistema Aéreo Não Tripulado de exterior, designado Alfa Exterior. Trata-se de um drone que apresenta maiores desenvolvimentos até à data e que brevemente iniciará testes de voo com operadores das Forças Armadas, mais concretamente do Comando Operacional da Madeira (COM).

Na oportunidade, Silva Ribeiro lembrou a necessidade de priorizar o desenvolvimento do Alfa Interior e criar quatro modelos para que as Forças Armadas possam testá-los, nomeadamente no COM, no Destacamento de Ações Especiais (DAE), no Centro de Informações e Segurança Militares (CISMIL) e no Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE).

O Almirante fez-se acompanhar pelo Major-General Morgado, assessor para Inovação e Transformação do Almirante CEMGFA e pelo Comandante Operacional da Madeira, Major-General Rui Tendeiro, tendo sido recebidos por Clemente Aguiar, membro do Conselho de Administração da ARDITI.

 

 

 

 

Primeira reunião do Grupo Operacional AGROECORAM para o Projeto BIO-VALOR

Reuniu, na manhã do dia 13 de janeiro de 2023, nas instalações da ARDITI, o grupo operacional AGROECORAM, que tem a seu cargo a execução do Projeto “BIO-VALOR - Estratégia de Especialização Integrada para a Valorização Sustentável de Recursos Endógenos na Fruticultura em Modo de Produção Biológico”. Esta primeira reunião serviu para discutir o plano de ação do projeto.

O AGROECORAM - Grupo Operacional para a Agroecologia na Região Autónoma da Madeira, tem por objetivo agregar o conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico proveniente da Agroecologia, Microbiologia, Biotecnologia, Economia Circular e Computação, para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e estratégias com o intuito de promover a valorização de recursos endógenos, e principalmente, a rentabilização socioeconómica da fruticultura regional em sistemas agrícolas MPB (Modo de Produção Biológico), promovendo a fomentação de territórios rurais sustentáveis. Consequentemente, a execução do projeto BIO-VALOR, pelo grupo operacional AGROECORAM, pretende a implementação de uma estratégia de especialização integrada para a valorização de recursos endógenos na fruticultura regional em sistemas agrícolas MPB, e assim permitir a introdução de conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade ecológica e rentabilidade económica no setor agrícola da RAM, e transversalmente, a promoção de territórios sustentáveis localizados em zonas rurais. O projeto BIO-VALOR tem uma duração, sensivelmente, de dois anos e meio, e representa um investimento global de cerca de 577 000€, sendo financiado em 90% pelo PRODERAM 2020-Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira. A ARDITI/ISOPLexis-Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da UMa é a coordenadora do projeto, tendo como parceiros as empresas Agrofood Techis, Lda, a Phytoalgae, Lda e a associação ACOESTE- Associação da Costa Oeste.

Primeira reunião do consórcio do projeto CLIMAREST

O presidente do Governo Regional, presidiu na manhã de 10 de janeiro à abertura do CLIMAREST - Ferramentas de Resiliência Climática Costeira e Restauração Marinha para a bacia do Atlântico Ártico, a reunião internacional que junta, na Madeira, investigadores de 16 países. A ARDITI contribui para este projeto com 800 mil euros, dez por cento do orçamento total do projeto.

Miguel Albuquerque, ao usar a palavra para dar as boas vindas aos investigadores provenientes de Portugal, Itália, Espanha, Islândia, França, Noruega e Dinamarca, referiu que a ARDITI é, a par da Universidade da Madeira, um centro de excelência na investigação, nomeadamente na área dos ecossistemas marinhos e afiançou que, a agência não fica atrás de outras instituições espalhadas pelo mundo, no que toca à qualidade do seu trabalho. Por outro lado, o chefe do Executivo enalteceu que é na Região que se encontra a maior reserva integral do Atlântico Norte, as Ilhas Selvagens, um exemplo para o mundo.

Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, referiu que esta está a cumprir o seu papel mais importante: apoiar investigadores para alcançar a excelência científica a nível internacional. Durante a sessão de abertura da reunião, falou do futuro promissor e do empenho do presidente do Governo Regional em investir muito mais em Ciência, Tecnologia e Inovação e explicou aos convidados que o orçamento da ARDITI em 2020 se ficou pelos 4M€ ao ano, com uma contribuição de 500 mil euros da Região, comparando que em 2023, para um orçamento de 9M€, 4M€ são financiados pelo Governo Regional.

João Canning-Clode, anfitrião do encontro internacional através da ARDITI, que envolve a unidade de investigação MARE-Madeira, deu as boas vindas aos parceiros à Madeira. Aos jornalistas, à margem da sessão, lembrou a existência de uma degradação acelerada dos habitats marinhos, nomeadamente com o desaparecimento de algumas espécies ao longo dos anos, fruto do desenvolvimento costeiro e das alterações climáticas. Assim, este projeto CLIMAREST irá tentar perceber o que se passa, através de duas linhas de ação originais: envolver o público e os stakeholders e inovar com a demonstração de resultados, recolhendo dados numa área e replicando-os noutras. A Madeira foi escolhida como uma das áreas de demonstração, ao nível das macroalgas e os resultados obtidos serão aplicados no Chipre.

Sobre o projeto

Com duração de três anos, o projeto CLIMAREST, financiado pelo programa Horizonte Europa, pretende estudar, testar e otimizar métodos e ferramentas para a restauração de habitats marinhos. Irá procurar soluções de restauração aplicáveis a fiordes Árticos na Noruega, recifes de ostras em França, pradarias marinhas na Irlanda, fundos arenosos afetados por aquacultura em Espanha e substratos rochosos com perda de algas na Madeira. Após uma fase de desenvolvimento e otimização, as soluções e metodologias de restauração serão replicadas noutros locais geográficos com habitats semelhantes.

Oficina de Natal "Animais Holográficos"

O Serviço Educativo da ARDITI realizou nos dias 21 e 22 de dezembro a oficina de Natal "Animais Holográficos". As duas sessões de dia 21, abertas ao público em geral, esgotaram as vagas disponíveis em apenas um dia. Já no dia 22, a sessão foi dedicada às crianças familiares dos colaboradores da ARDITI, na parte da manhã e, na parte da tarde, recebemos crianças por iniciativa do projeto Renascer Nogueira, também para a mesma atividade. Um dos trabalhos realizados pelos participantes, foi a pintura dos logotipos ARDITI com o adereço de Natal.

A atividade, da responsabilidade do Professor João Baptista, explora as caraterísticas de algumas espécies marinhas do nosso Oceano com recurso à holografia. O objetivo da atividade foi de proporcionar às crianças uma experiência holográfica provocada por uma perceção sensorial oposta às imagens em duas dimensões. Cada participante criou um holograma através da representação de uma espécie marinha, caracterizando-a com um adereço de Natal para celebrar a época festiva. Posteriormente foi utilizado um telemóvel para produzir uma projeção holográfica e assim criar imagens virtuais, aparentemente tridimensionais, dando a ilusão de que algo não presente fisicamente ocupa um espaço com formas definidas por feixes de luz.

Visita no âmbito do projeto Esc@up - E8G

No dia 19 de dezembro, recebemos um grupo de crianças do Bairro do Ribeiro Real, Câmara de Lobos, no âmbito do projeto Esc@up - E8G, do programa Escolhas. Proporcionámos-lhes experiências holográficas com a atividade dinamizada pelo Professor João Baptista, do Serviço Educativo ARDITI, intitulada por "Animais holográficos".

Visitas de alunos do Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira

Nos dias 26 de outubro e 16 de novembro, recebemos duas turmas de 3º ano do Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel do IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira nas instalações da ARDITI, com o objetivo de dar a conhecer o laboratório de prototipagem e perceber como funcionam as impressoras 3D. Os conhecimentos foram transmitidos pelo investigador Victor Azevedo, que possui alguns anos de experiência no nosso laboratório. Os investigadores Pedro Abreu e Jocelyne Pestana mostraram como funciona a aplicação desenvolvida no âmbito dos seus trabalhos de investigação "ARDome", que usa Realidade Aumentada para encontrar uma baleia e consciencializar para alguns factos acerca das baleias.

Participação no Seminário "Pressões Humanas no Mar Profundo da Madeira"

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, no dia 16 de novembro, os investigadores Andreia Braga-Henriques, João Canning-Clode e João Monteiro fizeram apresentações no Seminário "Pressões Humanas no Mar Profundo da Madeira", que teve lugar no Colégio dos Jesuítas. É de realçar a apresentação pública do recente estudo (Braga-Henriques et al., 2022) sobre a descoberta de hotspots de biodiversidade marinha em ambientes de águas profundas na Crista Madeira-Desertas (73-366m), incluindo uma floresta de macroalgas (kelp), campos de maërl e diversos jardins de corais de profundidade, com base em mergulhos efetuados com o submarino tripulado LULA1000. Os dados oceanográficos recolhidos (in situ e deteção remota por satélites) demonstraram que a existência destes habitats vulneráveis na Crista prende-se com condições ambientais muito favoráveis ao crescimento de certas espécies de conservação prioritária, não esquecendo também o aparente equilíbrio da cadeia trófica. Foi também exibido o trabalho desenvolvido pela Fundação Rebikoff-Niggeler, com o submersível LULA 1000, em “Documentar o Mar Profundo da Madeira”.
Neste evento participaram personalidades como o Diretor Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Ara Oliveira, a Diretora Regional do Mar, Mafalda Freitas e o Diretor de Serviços da DIreçao Regional do Mar, João Delgado.

Dia Nacional do Mar - Atividade Educativa

No dia 16 de novembro, dia Nacional do Mar, o Serviço Educativo da ARDITI realizou a atividade RA Carettacaretta na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, com alunos do 6º ano. A atividade, que recorre à realidade aumentada para abordar questões ligadas à biodiversidade marinha e à sensibilização para a sua conservação, foi dinamizada pelo Professor João Baptista.

Entrevistas e demos da Macaronight 2022

A Universidade da Madeira disponibilizou o vídeo das demos que estiveram em exibição na Macaronight - Noite Europeia dos Investigadores, que se realizou este ano no dia 30 de setembro. Esta inicitiva tem como objetivo a divulgação de ciência, tecnologia, investigação e inovação desenvolvidas na Macaronésia. O projeto Macaronight é liderado pela Universidade da Madeira e tem como parceiros a Secretaria Regional de Educação, a Câmara Municipal do Funchal, a ARDITI e a StartUp Madeira.

As demos dos investigadores da ARDITI que participaram neste evento estão disponíveis nos links fornecidos abaixo.

  • Laboratório de Neuroreabilitação (NeuroRehabLab) com Sergi Bermúdez i Badia e Joana Câmara: vídeo (32:15 até 40:08);
  • MARE-Madeira - João Monteiro sobre drones e ROVs: vídeo (1:05:43 até 1:11:38); Eva Íñiguez sobre a ecologia de cetáceos: vídeo (1:11:38 até 1:13:25); Jocelyne Pestana sobre a Aplicação ARDome e estrutura geodésica do Wave Lab: vídeo (1:13:25 até 1:16:33); Sara Bettencourt sobre lixo marinho: vídeo (1:16:33  até 1:19:07);
  • Projeto Sentinela Atlântica com Victor Azevedo, Vitor Aguiar e André Freitas: vídeo (1:29:09 até 1:39:37).

Atividades em escolas no Dia Nacional do Mar

No dia 16 de novembro, dia Nacional do Mar, alguns investigadores da ARDITI realizaram palestras em escolas para marcar este dia junto dos estudantes. Sara Bettencourt esteve Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a dar uma palestra sobre "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local” para 50 alunos do 5º e 6º ano. Com esta, pretendeu-se consciencializar os alunos sobre a temática dos resíduos marinhos. A sessão contou com uma componente teórica, estruturada de modo a enquadrar o tema, seguida de atividades práticas, que permitiram aos alunos uma maior sensibilização e consciencialização do problema através de uma abordagem interativa e colaborativa. Ana Dinis e Jesus Reis estiveram na Escola Secundária de Francisco Franco a falar sobre as suas profissões, ligadas ao mar.

 

Visita de alunos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes

Através de um pedido da docente de Sociedade, Tecnologia e Ciência, da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, providenciámos uma visita de estudo à sede da ARDITI, no dia 10 de novembro, para uma turma de alunos, com o objetivo de dar a conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos investigadores. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer os espaços e testar dois projetos diferentes, um do Neuro Rehab Lab, e outro do MARE-Madeira.

Ações de distribuição de materiais do projeto CleanAtlantic

No âmbito do projeto CleanAtlantic, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), parceira regional da ARDITI no projeto, procedeu à distribuição de individuais de mesa em diversas esplanadas à beira-mar, na Madeira, com o objetivo de promover a substituição da utilização de materiais de uso único, havendo em alternativa um material que pode ser reutilizado.
Até ao final do ano, há a intenção de realizar ações de distribuição de materiais, por parte da DRAAC, de forma a tentar abranger vários concelhos da região.
Os individuais de mesa produzidos no âmbito do projeto são de carácter divulgativo e de sensibilização uma vez que apresentam informação sobre o top 10 de Plásticos de Uso Único mais encontrados nas praias da ilha.
O projeto CleanAtlantic é um projeto Interreg Atlantic Area (2017 – 2023) que tem como objetivo a investigação sobre o lixo-marinho, para transpor em medidas concretas e para reportes à OSPAR e CE. Este visa proteger a biodiversidade e os ecossistemas no Espaço Atlântico, melhorando a capacidade de monitorizar, prevenir e remover o lixo-marinho. Pretende contribuir para o aumento da consciencialização da população na mudança de atitudes para melhorar os sistemas de gestão do lixo-marinho.
Saiba mais sobre o Projeto CleanAtlantic em http://www.cleanatlantic.eu/pt/.
 
*Fotos da autoria da DRAAC.

Drones da ARDITI e COM em destaque na Espanha

Três investigadores da equipa do projeto Sentinela-Atlântica estiveram, em representação da ARDITI em Espanha, entre os dias 2 e 5 de novembro de 2022, para exercícios com drones relacionados com a investigação, num Intercâmbio de Cooperação para a operação de Sistemas Aéreos Não-tripulados entre Portugal e Espanha.

Não só houve lugar a exercícios decorridos na Base Aérea de Matacán, como também um seminário, no qual Victor Azevedo teve intervenção, e uma exposição estática, para a qual a ARDITI contribuiu com cinco protótipos desenvolvidos pela equipa de investigadores do projeto, na Madeira.
 
Durante uma demonstração operacional das capacidades, o Comando Operacional da Madeira (COM) e a ARDITI, apresentaram um cenário de cooperação, no qual foi testada a interoperabilidade entre os diferentes sistemas e foram demonstradas algumas das capacidades desenvolvidas, tais como o lançamento de objetos acoplados a um drone com elevada taxa de precisão de um alvo.
 
Nos media
 

No artigo publicado no Jornal da Madeira no dia 01/11/2022 "Drones do COM e ARDITI em exercícios em Espanha" anunciava-se a presença da ARDITI neste intercâmbio. Já no artigo publicado na mesma fonte a 07/11/2022 "Drones do COM e ARDITI com balanço positivo em Espanha" revela o sucesso desta participação, e mais tarde, noutro artigo publicado no Correio da Manhã, no dia 10/11/2022, dá conta da criação de drones de combate capazes de carregar granadas desenvolvidos em Portugal, à conta da investigação desenvolvida na ARDITI em parceria com o COM, disponível para leitura aqui.

Atividade Educativa - Microplásticos: tecnologia e consumo

O Professor João Baptista - do Serviço Educativo da ARDITI - esteve na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no dia 9 de novembro, a dinamizar a atividade "Microplásticos: tecnologia e consumo" para uma turma do 5ª ano, no âmbito da disciplina de Artes Plásticas.

A atividade incluiu um conjunto de exercícios de identificação dos vários tipos de plástico que compõem os objetos do nosso quotidiano e o seu comportamento no meio ambiente, fruto do modo como o utilizamos diariamente.

12ª Reunião de Coordenação do projeto CleanAtlantic

A ARDITI esteve representada pelos investigadores João Monteiro e Paola Parretti e pela gestora do projeto Virgínia Catanho, na 12ª reunião de coordenação do projeto CleanAtlantic, cuja organização esteve a cargo da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), que decorreu entre os dias 2 e 3 de novembro, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Marcaram presença nesta reunião, representantes do consórcio de 14 entidades públicas e privadas, vindos de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido

No dia 4 de novembro, realizou-se também o workshop intitulado “Marine Litter Impact on Tourism”, no qual foram abordadas questões relacionadas com o lixo-marinho e o impacto no Turismo da Madeira.

 

*Fotos da autoria da DRAAC.

RIS3_Net2: Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional

Entre os dias 27 e 28 de outubro, realizou-se a primeira parte do "Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional", ministrado no âmbito do projeto RIS3_Net2, que teve lugar na ARDITI, no Madeira Tecnopolo.

Através deste curso, foi possível proporcionar aos participantes uma visão geral das boas práticas de outras regiões europeias de forma a ajudá-los na implementação de estratégias RIS3 transregionais, estratégias de especialização inteligente. Houve também espaços de reflexão, debate e formulação de necessidades para futuras candidaturas Interreg MAC.

Foram apresentadas as RIS3 dos Açores, EREI - Estratégia Regional de Especialização Inteligente da RAM e a RIS3 das Canárias, e também foi discutida a metodologia da descoberta empreendedora e diferentes ferramentas. A formação teve formandos representantes da Hélice Quádrupla que tiveram oportunidade de interagir entre eles.

A segunda parte da formação (10 horas online) decorreu de 14 a 18 de novembro, que contou com a participação de representantes de projetos Interreg e diferentes projetos RIS3 na Europa.

O projeto RIS3-Net2 é a continuação do projeto RIS3-Net, que está relacionado com a Especialização Inteligente na Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde). O projeto visa desenvolver as potencialidades comuns das ilhas, a partir da descoberta empreendedora que incentiva o crescimento económico da Região. O RIS3 trata-se de uma metodologia de trabalho utilizada na Europa desde de 2012, com a qual o desenvolvimento económico é a meta a atingir através das prioridades nas diferentes áreas como o Turismo, a Agroindústria, o Marinho-Marítimo, a Economia Circular e Bio-sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar, e Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disto, introduz o conceito da Hélice Quádrupla de atores (Governo, Sociedade, Investigação e Empresa Privada) nas estratégias inteligentes para dar impulso ao crescimento económico da Macaronésia.

☛ Sobre a Especialização Inteligente
 
A especialização inteligente tornou-se uma das chaves para o desenvolvimento económico e social das regiões europeias, pois tem em conta as características, desafios e oportunidades específicas de cada uma delas. A Comissão Europeia tem insistido na necessidade de coordenar a implementação das estratégias RIS3, tendo em conta as regiões vizinhas, a fim de encontrar sinergias e desenvolver complementaridades que permitam uma implementação eficaz e eficiente dos fundos europeus e um desenvolvimento mais integrado e coordenado entre regiões. O projeto RIS3_Net, promoveu um processo de descoberta empreendedora entre a Madeira, os Açores e as Ilhas Canárias, dando origem à Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço de Cooperação MAC, um elemento chave para promover uma política de inovação mais eficaz entre as regiões.

Oferta Educativa da ARDITI 2022/2023

A Oferta Educativa da ARDITI já está disponível para consulta aqui. Esta oferta inclui palestras, atividades teórico-práticas e exposições sobre várias temáticas que são dinamizadas pelos nossos investigadores e técnicos, entre outros colaboradores.
 
Todas as atividades são gratuitas e as marcações são feitas aqui.

 

Atividades educativas - Noite Europeia dos Investigadores 2022

Para celebrar a Noite Europeia dos Investigadores, que aconteceu no dia 30 de setembro, o Serviço Educativo da ARDITI promoveu três sessões da atividade "RA Caretta caretta" para duas turmas do 4º ano da EB1/PE da Achada e para alunos do 6º ano da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Os alunos tiveram oportunidade de fazer a reprodução gráfico-plástica de uma tartaruga com materiais riscadores, a qual foi utilizada para a produção de um pequeno vídeo com recurso a tecnologia de realidade virtual. Foi uma oportunidade para estimular o gosto dos alunos pela ciência, além de explorar o uso da tecnologia no fomento da investigação.
A atividade foi dinamizada pelo professor João Batista.

Macaronight 2022 - Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores acontece anualmente na última sexta-feira do mês de setembro, este ano a 30 de setembro. No âmbito do projeto Macaronight, financiado por mecanismos do grupo Horizon 2020 - Marie Skłodowska-Curie/European Union, cujos parceiros são as ilhas Canárias, Açores, e Madeira, com o objetivo de divulgar a ciência, tecnologia, investigação e inovação desenvolvidas na região da Macaronésia, a ARDITI participou no evento que juntou os investigadores para comemorar este dia. Na Madeira, o projeto é liderado pela Universidade da Madeira e tem como parceiros a Secretaria Regional de Educação, a Câmara Municipal do Funchal, a ARDITI e a StartUp Madeira.

A ARDITI participou ativamente com diversas demonstrações, como a consciencialização para o lixo marinho, os veículos remotamente operados (ROVs) utilizados no mar, foto-identificação de cetáceos, drones para uso militar, o uso de estruturas geodésicas com recurso à realidade aumentada, as tecnologias utilizadas para a neuroreabilitação e ainda sobre o projeto FORWARD, enquadrado na EU corner.

Este evento deu-se com a organização pela Universidade da Madeira em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, a Câmara Municipal do Funchal, a ARDITI, e a Startup Madeira, com o objetivo de divulgar a ciência, tecnologia, investigação e inovação desenvolvidas na região da Macaronésia.

Mais acerca do evento no site https://itecformadores.wixsite.com/macaronight2022.

Conferência Final do Projeto Islands of Innovation

Realizou-se nos Açores, entre os dias 20 e 22 de setembro, a conferência final do Projeto Islands of Innovation, com a participação da equipa de projeto da ARDITI composta por Virgínia Catanho, Alberto Velez-Grilo e Paulo Abreu. As reuniões de trabalho dividiram-se entre as ilhas do Faial e do Pico e constituíram a última oportunidade para os parceiros mostrarem o seu percurso no projeto. Recordamos que os parceiros desta extensão do projeto são a Madeira e Açores de Portugal, Samsoe da Dinamarca, Saareema da Estónia e a província de Fryslân dos Países Baixos, parceiro líder do projeto. Foi também uma oportunidade para a divulgação dos resultados do projeto piloto realizado nos Açores, sustentado na experimentação em três ilhas da ferramenta de facilitação de estratégias de inovação designada por TIPPING WHEEL em formato de Masterclass digital. Chega assim ao final com sucesso a primeira experiência da ARDITI num projeto Interreg Europe.

Visita ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha em Tróia

Representantes da ARDITI e da Presidência do Governo Regional da Madeira visitaram no dia 19 setembro o Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia, onde está a decorrer o exercício REPMUS da NATO: https://www.nato.int/cps/en/natohq/news_207293.htm.

O REPMUS é um exercício de robótica que junta anualmente em Portugal cerca de 1500 operacionais civis e militares. Neste exercício, estão presentes forças navais de países da NATO (e aliados) bem como instituições académicas.

Podemos constatar in loco a importância e algumas das capacidades dos veículos não tripulados (vulgo DRONES) para as operações militares.

No âmbito do Protocolo “Sentinela Atlântica”, a ARDITI está a desenvolver sistemas e veículos autónomos e por isso pretende participar na próxima edição deste evento, demonstrando algumas das capacidades de operação no Atlântico Nordeste, particularmente no que concerne a intercomunicação entre as diferentes plataformas, ou seja a passagem de mensagens entre veículos aéreos, de superfície e subaquáticos, tópico principal do exercício denominado “Dynamic Messenger”. A comunicação entre veículos a operar em diferentes ambientes é um dos elementos mais inovadores destas (novas) operações.

Summer School EARTHSYSTEMS 2022

Na sessão de abertura da escola de Verão "EARTHSYSTEMS 2022" - Interações Terra-Atmosfera-Oceano num planeta em mudança - uma abordagem prática para observação e modelagem do Sistema Terrestre, estiveram presentes o Presidente do IPMA, o Diretor do IDL - Instituto Dom Luiz e a Presidente da Câmara de Tavira. Este curso, orientado para alunos de doutoramento das áreas de Ciências do Sistema Terra (Atmosfera, Oceano, Terra, Geodésia, Ambiente), envolveu palestras e atividades de campo e laboratório para desenvolvimento dos trabalhos de investigação que decorrem no âmbito dos doutoramentos. O curso que decorreu entre 12 e 17 de setembro, em Tavira, foi organizado em colaboração com o IPMA, IDL - Instituto Dom Luiz/ARDITI, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro e apoio do Centro Ciência Viva Tavira e Município de Tavira.

Visita da comitiva do Governo Regional dos Açores no âmbito da Cimeira Madeira-Açores

No dia 13 de setembro, o segundo dia da Cimeira Madeira-Açores, recebemos nas nossas instalações, a comitiva do Governo Regional dos Açores, liderada pelo Presidente José Manuel Bolieiro, acompanhado do Vice-presidente Artur Lima, bem como do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho e comitiva madeirense. Rui Caldeira, Presidente da ARDITI, orientou esta visita, tendo feito uma apresentação institucional para os ilustres e logo de seguida passado a palavra aos investigadores que tiveram a oportunidade de dar a conhecer um pouco dos seus trabalhos.

Participação do Neuro Rehab Lab na ICDVRAT com 6 trabalhos aceites

 

Investigadores do Neuro Rehab Lab estiveram na Ponta Delgada, nos Açores presentes na conferência ICDVRAT - 14th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies, entre 6 e 8 de setembro, tendo apresentado os seis trabalhos científicos aceites na mesma: "Emotion Classification via a multi-biosignal processing using Machine Learning in immersive and non-immersive Virtual Reality" por Rodrigo Lima, A Chirico, R Varandas, H Gamboa, A Gaggioli, S Bermúdez i Badia; "AViR: A Virtual Reality based framework for psychological support after involuntary early pregnancy loss", por Mónica Cameirão, A Fonseca; "Feasibility of an Augmented Reality customized cognitive stimulation program for individuals with dementia: a clinical study with the Musiquence platform", por Mónica Spínola, J Câmara, L Ferreira, AL Faria, S Bermúdez i Badia; "Cognitive training in Alcohol Use Disorder treatment: a randomized control clinical trial with personalized virtual reality and paper-and-pencil in an inpatient population", por Rita Costa, R Lima, M Cameirão, S Bermúdez i Badia, AL Faria; "Usability evaluation of cognitive training with the NeuroAIreh@b platform: preliminary results of an ongoing pilot study", por Teresa Paulino, J Câmara, D Branco, L Ferreira, M Spínola, AL Faria, M Cameirão, S Bermudez i Badia, E Fermé; "Cognitive training involving simulations of instrumental activities of daily living following acquired brain injury: a pilot study with the NeuroAIreh@b platform", por Joana Câmara, T Paulino, M Spínola, D Branco, M Cameirão, AL Faria, L Ferreira, A Moreira, AR Silva, M Vilar, M Simões, S Bermúdez i Badia, E Fermé.

 Mónica Spínola recebeu o prémio "Penny Standen Best Early Career Paper Award" como primeira autora do artigo "Feasibility of an Augmented Reality customized cognitive stimulation program for individuals with dementia: a clinical study with the Musiquence platform".

Visita no âmbito do Projeto Esc@up - E8G

No dia 9 de setembro, recebemos nas instalações da ARDITI, um grupo de oito crianças e monitora, para dar a conhecer algumas das tecnologias e trabalhos aqui desenvolvidos pelos nossos investigadores. Participaram os investigadores Sónia Costa, com alguns jogos educativos sobre o mar, Diogo Branco com a plataforma interativa PEPE, Victor Azevedo, Vitor Aguiar e Jorge Lopes com uma demonstração envolvendo drones desenvolvidos no laboratório de prototipagem e por fim, Michael Rodrigues e Cristiano França com demonstrações dos mais recentes jogos de realidade aumentada desenvolvidos no âmbito do projeto Marítimo Training Lab.

Esta visita resulta de uma colaboração do projeto Esc@up-E8G.

Expedição MARE@Desertas

À semelhança da expedição multidisciplinar organizada no Porto Santo em 2020, o MARE-Madeira, está a realizar uma expedição científica nas ilhas Desertas, em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e a Direção Regional do Mar (DRM). O objetivo desta campanha, denominada MARE@Desertas, é caracterizar a biodiversidade, identificar impactos de pressões humanas e avaliar os efeitos das medidas de proteção nestas Áreas Marinhas Protegidas remotas, recorrendo a diversas metodologias para produzir múltiplas camadas de informação.

Depois do sucesso da expedição MARE@Porto Santo 2020, os investigadores, pretendem agora focar-se na Reserva Natural das Ilhas Desertas situada a sul da Ponta de São Lourenço. Durante a expedição, que se iniciou em Junho deste ano e que deverá prolongar-se até meados do próximo ano, várias equipas técnicas irão realizar trabalhos desde o topo do Bugio, Deserta Grande e Ilhéu Chão até ao fundo do mar. No total, cerca de oito equipas deverão estar no terreno, cada uma com objetivos específicos, incluindo mapeamento de habitats recorrendo a drones e outras tecnologias, caracterização de comunidades costeiras, avaliação de contaminação com lixo marinho e a colocação de sensores para registar variações de temperatura em diversos locais da reserva.

A experiência de iniciativas e campanhas anteriores tem permitido um planeamento minucioso desta iniciativa ambiciosa tornando a equipa numa máquina bem oleada, os elementos que compõem os diversos grupos de trabalho. Assim, nos próximos meses, deverão passar pelas Desertas cerca de trinta investigadores, técnicos e alunos, organizados para visitar as ilhas de forma faseada, por questões logísticas (uma vez que a Reserva não permite a permanência de muitas pessoas em simultâneo). No total, os trabalhos de investigação e levantamentos planeados deverão demorar cerca de um ano, com algumas deslocações apoiadas pelo IFCN e outras com recurso a embarcações fretadas e serviços de apoio a mergulho por empresas locais.

A expedição, que agrega investigadores e meios envolvidos em diversos projetos de investigação e desenvolvimento, usa diversos equipamentos, tecnologias e sensores disponíveis e capitaliza o conhecimento técnico-científico de investigadores de diversas áreas da biologia, ecologia e tecnologia para procederem a censos, catalogação, mapeamento e monitorização das condições desde a zona entre marés até aos 150 metros. Até à data já estiveram no local uma equipa que utilizou sistemas de vídeo remotos para catalogar diversidade de peixes costeiros e uma equipa de mergulho científico para caracterizar as comunidades em habitats submersos.

Nos próximos meses, a expedição e os trabalhos científicos irão prosseguir, com equipas de investigadores a visitar as ilhas Desertas para colocar sensores, recolher imagens aéreas para mapeamentos, recolher dados batimétricos, caracterizar comunidades costeiras, explorar habitats profundos e avaliar a contaminação por lixo marinho e micro plásticos. Do ponto de vista científico, a informação e dados recolhidos irão contribuir para um maior conhecimento da diversidade marinha e dos habitats presentes, bem como para um melhor entendimento dos efeitos de pressões humanas e das diferentes medidas de proteção nas Áreas Marinhas Protegidas da Região.

Fotografia captada por Nuno Rodrigues.

Reuniões de consórcio do projeto GesFoGo

Entre os dias 3 e 4 de agosto, estiveram na Madeira reunidos, os parceiros do projeto GesFoGO, de Canárias e Cabo Verde, bem como do IFCN - Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, para reuniões de consórcio e testes do sistema desenvolvido no âmbito do projeto MAC Interreg. Estiveram em visita à ARDITI no dia 4 de agosto, para conhecer um pouco mais acerca da associação e dos seus projetos e comunidade científica.

Megafauna Marinha e Realidade Aumentada - Ciência Viva no Verão '22

No âmbito das atividades de Ciência Viva no Verão 2022, dinamizadas pela ARDITI, foi erguida uma estrutura geodésica, com uma extremidade que remete para uma cauda de uma baleia, na Praça do Povo - Funchal, local movimentado e de passagem para o cais de embarque das embarcações marítimo turísticas de avistamento de cetáceos. A estrutura, revestida por painéis de madeira (mdf), com elementos interativos gravados, conferem-lhe uma aparência orgânica e dinâmica. A mesma enquadra-se no local exposto e desperta a curiosidade dos transeuntes, os quais aproximam-se e questionaram sobre o seu propósito. 

A atividade interativa “Megafauna Marinha e Realidade Aumentada”, que esteve em exibição entre os dias 19 e 22 de julho, de cariz informativo sobre os cetáceos e com o intuito de incrementar a consciencialização da espécie para o ecossistema, consistiu na leitura de um código QR, impresso nos painéis da estrutura, utilizando um telemóvel, proporcionando assim uma experiência interativa de realidade aumentada. O utilizador foi convidado a instalar a aplicação ARDome e depois a responder um primeiro questionário sobre a vida das baleias passando mais tarde à experiência de realidade aumentada com a leitura dos pictogramas impressos na estrutura. Através do telemóvel, surgiram informações sobre uma espécie de mamíferos da família dos cetáceos. Para terminar a experiência, o participante respondia a um questionário que possibilitava a correção de respostas que no início suscitavam dúvidas, finalizando com a presença de uma baleia em realidade aumentada a flutuar no ecrã do dispositivo móvel.

Inauguração do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, presidiu à inauguração, no passado dia 12 de Julho, do novo Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (COOOM) que está instalado em São Lázaro, no Funchal. Na ocasião, o Chefe do Executivo elogiou as novas capacidades, que vêm ao encontro de uma estratégia delineada pelo Estado e pela Região para o Mar. Lembrou que é preciso investir nos oceanos, aproveitando a nossa extensa área marítima.
O novo espaço, localizado num acesso direto ao mar, recebeu a visita, no momento da abertura oficial, do Secretário de Estado do Mar, Eng. José Maria Costa e ambos os governantes puderam ver as capacidades do Centro, que passa a concentrar toda a logística relacionada com veículos não tripulados e sistemas de apoio à investigação, bem como laboratórios à disposição de quem estiver a desenvolver trabalhos no Observatório. Nas instalações existe ainda um centro de operações que permite receber em direto dados recolhidos em diversos pontos.

Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI e diretor do Observatório Oceânico da Madeira, realçou que esta base operacional permite mais dias de investigação de mar, mapeando os recursos e podendo, assim, fazer uma gestão responsável. O COOOM está equipado com um centro de operações que permite receber em direto os dados recolhidos em diversos pontos no mar e dispõe de um laboratório dividido em áreas distintas, que permite desenvolver diferentes tarefas em simultâneo. O espaço resulta de um investimento de cerca de 200 mil euros da responsabilidade da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas. Presentes estiveram vários técnicos, investigadores e entidades oficiais, quer civis, quer militares.

 

 

 

 

 

Estão abertas as inscrições para participar nas atividades de Ciência Viva no Verão 2022

A ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação participa uma vez mais no programa Ciência Viva no Verão, este ano com atividades nas áreas da Fotografia, Física, Biologia, Tecnologia, Floresta e Resíduos. 

A Ciência Viva no Verão leva a ciência à rua em todo o país com centenas de atividades organizadas por Centros Ciência Viva em parceria com instituições e associações científicas, autarquias e empresas, sempre na companhia de especialistas. Na Madeira, a ARDITI coordena sete ações de divulgação de ciência e tecnologia gratuitas, mas a maior parte requer inscrição limitada às vagas disponíveis. As inscrições abriram no dia 11 de julho, às 15h, e são feitas através do link www.cienciaviva.pt/verao/2022/. No mesmo site podem ser consultados todos os detalhes sobre as ações programadas.

As atividades coordenadas pela ARDITI são desenvolvidas em parceria com entidades como a Associação Musical e Cultural Xarabanda, a Câmara Municipal do Funchal, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (polo da Madeira), o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Observatório Oceânico da Madeira e os Serviços Educativos da Torre do Capitão – Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro.

Visita do Secretário de Estado da Economia, João Neves

O Secretário de Estado da Economia, João Neves, esteve no dia 8 de julho a visitar a ARDITI, numa deslocação que serviu para perceber o funcionamento da Agência e a forma como esta se posiciona no campo da investigação, mesmo a nível internacional.

Acompanhado do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque e dos secretários regionais de Educação, Jorge Carvalho e da Economia, Rui Barreto, o governante interessou-se por vários aspetos relacionados com a ARDITI, colocando diversas questões durante a apresentação de Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da instituição que gere, presentemente, 10 milhões de euros anuais.

O responsável explicou ao Secretário de Estado o percurso da agência, com a evolução consolidada que se verificou nos últimos anos, tendo explicado o incremento do investimento privado dos 10 para os 41% em 9 anos.

Depois da apresentação da ARDITI foi assinado um protocolo entre esta e a empresa Marismar, do setor da aquacultura, tendo em vista a colaboração entre ambas as partes na área dos dados e seu tratamento, com a visita a terminar com uma demonstração das capacidades do laboratório de prototipagem, onde estão neste momento a ser produzidos drones.

Workshop: Introdução ao programa CPCe (Coral Point Count with Excel extensions)

No dia 24 de junho, foi realizado um workshop sobre os fundamentos do uso do programa “Coral Point Count com extensões Excel” (CPCe) organizado por Patrício Ramalhosa, investigador técnico do MARE-Madeira/ARNET, ARDITI.

O CPCe é um programa básico visual que automatiza, facilita e acelera o processo de análise de contagem aleatória de pontos para estimar as estatísticas de comunidades de bentos.

Este software, gratuito e baseado em Windows, fornece uma ferramenta para a determinação de corais ou de comunidades incrustantes de macroinvertebrados, fornecendo assim a riqueza de espécies e percentagem de cobertura através de fotografias de comunidades betónicas. As estatísticas de cobertura são calculadas e os resultados são enviados para o Excel automaticamente, podendo ser exportados para outros programas estatísticos mais avançados. O workshop durou aproximadamente quatro horas (teoria e trabalho prático) e contou com oito participantes do MARE-Madeira.

Patrício Ramalhosa é financiado pelo projeto (UIDB/04292/2020) concedido ao MARE - Marine and Environmental Sciences Centre UI&I. Este workshop contou com o apoio da FCT através do projeto estratégico UIDB/04292/2020 atribuído ao MARE e através do projeto LA/P/0069/2020 atribuído ao Laboratório Associado ARNET - Aquatic Research Network.

Visita da Ministra da Defesa Nacional Prof.ª Doutora Helena Carreiras

A Ministra da Defesa Nacional esteve na manhã do dia 22 de junho na ARDITI para assistir à apresentação do projeto Drones Atlântica. Helena Carreiras, acompanhada pelas mais altas entidades civis da Região, ouviu do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, e dos técnicos responsáveis pela elaboração dos novos sistemas aéreos não tripulados, as explicações sobre os mesmos e as expectativas que agora existem para as próximas fases do projeto. 
A governante visitou depois o laboratório de prototipagem da ARDITI, assistindo a demonstrações dos aparelhos já disponíveis no âmbito do Sentinela Atlântica. Helena Carreiras ouviu também uma apresentação sobre a ARDITI feita por João Canning Clode. O projeto contempla a criação de drones que estão a ser desenvolvidos pelo Governo Regional, através da ARDITI, em articulação com a Universidade da Madeira e as Forças Armadas, que serão instrumentos fundamentais na fiscalização e monitorização à plataforma continental, que, para além de muito extensa, alberga zonas sensíveis como a reserva das Selvagens.

FORWARD - Conferência final

Coincidindo com a celebração da "Semana Verde Europeia" (EUGreenWeek), nos dias 1 e 2 de junho, tiveram lugar em Bruxelas os eventos de encerramento do projeto FORWARD, que termina a 30 de Junho de 2022, com a reunião final de parceiros do projeto (1 de junho) e uma conferência pública (2 de junho) dedicada à apresentação de resultados (FORWARD outcomes, legacy, and green perspectives). Como líder do workpackage WP6, a ARDITI fez uma apresentação sob o tema "Recommendations for future EU policies on ORs", cujo desenvolvimento será publicado no deliverable D6.2, com o mesmo nome.


A representar os dois parceiros regionais do FORWARD pela Madeira estiveram, pela ARDITI: Rui Caldeira, Lúcio Quintal e Virgínia Catanho; pela Universidade da Madeira: Élia Vieira e Emília Pimenta. Como convidado pelo parceiro Synergile (WP3), esteve também Claudio Mantero (Horários do Funchal).

Talks for Innovation Live Webinar from ARDITI

No âmbito do projeto Interreg Europe com a designação Islands of Innovation, realizou-se, no passado dia 6 de Maio, o evento Talks for Innovation Live from ARDITI. Foi um webinar em formato híbrido, envolvendo convidados locais e online, incluindo os parceiros do projeto, através da plataforma Microsoft Teams, com transmissão em direto pela Internet.

O evento foi realizado num formato informal e descontraído, a partir da sala comum da ARDITI, tendo por base uma conversa moderada por Paulo Abreu, Gestor de Projetos da ARDITI e responsável pela participação da ARDITI no projeto. Com os parceiros do projeto a assistir, foi literalmente uma conversa de sofá onde o destaque foi por inteiro para os convidados:

O tema da conversa centrou-se na interseção entre Transformação Digital, o Desenvolvimento Sustentável e o Futuro do Trabalho, temáticas relacionadas e atuais. Mais do que encontrar respostas concretas, o objetivo do evento foi aproveitar a experiência dos convidados para, numa perspetiva alternativa, assinalar questões pertinentes e muitas vezes não abordadas em tempos de aceleração digital, como a Humanização da revolução industrial 4.0, a proteção de dados e da privacidade, a relação entre tecnologia disruptora (como por exemplo Inteligência Artificial) e o Homo Sapiens, a substituição do trabalho Humano pela máquina e a relação entre tecnologia e o desenvolvimento sustentável nas três perspetivas – económica, social e ambiental.

Para além dos convidados para a conversa, o evento contou com uma assistência presente na sala composta por diversos colegas da ARDITI, com o objetivo de envolver e inspirar não só os parceiros do projeto, mas também a equipa interna.

No final, e para surpresa dos convidados, foi apresentada uma interpretação gráfica dos principais temas abordados na conversa, criada em tempo real por um artista gráfico que assistiu remotamente ao evento. O resultado já está a ser utilizado para levantar estas questões noutros eventos de temática semelhante.

Para assistir à gravação do evento pode aceder através do canal YouTube da ARDITI ou aqui.

Finalmente, uma palavra de enorme agradecimento para a equipa que tornou possível a realização do evento, mostrando que a troca de ideias e de perspetivas é enriquecedora e que o resultado do trabalho em equipa é superior à soma das partes:

  • Virgínia Catanho – Gestora de Projeto e organização geral;
  • Carlos Lucas - Tecnologia;
  • Elsa Ferreira – Comunicação e spotlight;
  • Élia Vieira – Monitorização de convidados;
  • Sónia Costa – Organização geral.

Visita da comitiva do Roadshow EA-IDEIA 2022 - Madeira

Recebemos no dia 30 de maio, a comitiva do Roadshow EA-IDEIA 2022 - Madeira, Marinha e Fórum Oceano nas instalações da ARDITI. A Marinha realiza anualmente um Roadshow em prol da dinamização da inovação e do aprofundamento da colaboração com a academia e a indústria, com vista ao estabelecimento de parcerias e iniciativas de cooperação, promovendo a identificação de oportunidades de projetos de inovação aberta e colaborativa. A edição do Roadshow EA-IDEIA de 2022 foi pela primeira vez realizada na Região Autónoma daMadeira e em parceria com o Fórum Oceano, Cluster do Mar Português. Esta comitiva tinha programado um roteiro de visitas oficiais na Região com diferentes entidades até dia 1 de junho.

Workshop "Inteligência Artificial: Uma Introdução à Aprendizagem Automática em Python"

O Workshop "Inteligência Artificial: Uma Introdução à Aprendizagem Automática em Python" decorreu de 23 de abril a 14 de Maio, no Madeira Tecnopolo.

Os métodos de aprendizagem automática de Inteligência Artificial (IA) são uma das áreas com maior desenvolvimento de aplicações. A IA tem um enorme impacto em todas as áreas da sociedade, mas também no nosso quotidiano, tem vindo a permitir progressos inéditos e terá ainda maior impacto no futuro. É de grande importância ter docentes do ensino secundário formados nestas áreas para formarem a próxima geração. De forma a proporcinar uma plataforma de iniciação nestas áreas, a equipa do laboratório BIESA - ITI/LARSyS, nomeadamente Morgado Dias, Fábio Mendonça e Diogo Freitas, propôs a realização de uma formação certificada, tendo tido a participação de 25 formandos. Esta formação foi recebida com grande interesse pela comunidade local tendo as inscrições rapidamente esgotado em poucos dias. O feedback proporcionado levou a concluir que o evento foi bem recebido e excedeu as expectativas de todos os participantes, tendo sido sugeridas novas formações nestas áreas.

Conferência Internacional Final do projeto FORWARD

O projeto FORWARD chegará ao fim da sua execução em junho de 2022 e, para finalizar, está a ser organizada uma conferência internacional final, que irá realizar-se no dia 2 de junho, às 10:30 CET, em Bruxelas (formato híbrido) com o objetivo de apresentar as suas ações e resultados finais. É necessária a inscrição (para participar online e presencialmente). Mais detalhes acerca do evento. Programa.
 
Presencial: KBR venue Kuntsberg 28, B-1000 – Panorama room – Mont des Arts 28, Brussels.
Online: um link será enviado para aceder à conferência depois do registo.
__
 
[EN]
 
FORWARD project Final International Conference - June 2, 2022 10:30 CET @ Brussels (hybrid event). Open to the public, it aims to present the actions and final results of the project, which is coming to an end. Registration (both onsite & online presence). Agenda.
 
Onsite: KBR venue Kuntsberg 28, B-1000 – Panorama room – Mont des Arts 28, Brussels.
 
Online: a link to access the conference will be provided upon registration.

Seminário sobre tartarugas marinhas

No dia 20 de maio, o Professor e Investigador Thomas Dellinger (Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI, CIBIO InBIO, Universidade da Madeira) apresentou o seu trabalho no seminário intitulado "Long-term monitoring of in-water abundance of juvenile pelagic loggerhead sea turtles (Caretta caretta): Population trends in relation to North Atlantic Oscillation and nesting" ("Monitoramento de longo prazo da abundância na água de tartarugas marinhas pelágicas juvenis (Caretta caretta): Tendências populacionais em relação à oscilação do Atlântico Norte e nidificação") no Madeira Tecnopolo. O Professor falou sobre os seus estudos de 15 anos de monitorização de tartarugas marinhas. Foram analisadas séries temporais, dados recolhidos de forma oportunista e a sua relação com fatores ambientais e nidificação. Também foram apresentados dados de análises espectrais usando técnicas de processamento digital. Os oradores convidados, e co-autores do trabalho, Vladimir Zekovic (Universidade de Princeton e Universidade de Belgrade) e Marko Radeta (Universidade da Madeira, MARE-Madeira/ARDITI, Wave Labs research group e Universidade de Belgrade) também participaram neste evento.

Visita no âmbito do Projeto Renascer@Nogueira - E8G

No dia 6 de abril, recebemos nas instalações da ARDITI, um grupo de crianças no âmbito do projeto social Renascer@Nogueira - E8G | RA 004. A parceria neste projeto estabelece que se realizem um número de visitas anuais às nossas instalações, envolvendo crianças do Bairro da Nogueira.
Nesta visita, as crianças puderam conhecer e experimentar diferentes jogos "sérios" do PEPE e Marítimo Training Lab (MTL) do ITI/LARSyS. Usando o PEPE, as crianças puderam experienciar diversos jogos usando as suas capacidades motoras através de uma projeção no chão. Já com os jogos do MTL, através de equipamento apropriado, jogaram num mundo virtual colocando à prova a sua destreza física.

Visita do Conselho de Administração da ANACOM

Membros do Conselho de Administração da ANACOM, o responsável da ANACOM da delegação da Madeira, José Nelson Melim, entre outros, estiveram na ARDITI a visitar os espaços, tendo sido guiados pelo Presidente, Dr. Rui Caldeira, após uma apresentação acerca da investigação na RAM e o papel da ARDITI, que teve lugar durante a manhã de dia 23 de março.

Visita de estudo de alunos de CTeSP da UMa

A 21 de Março, uma turma de alunos da disciplina "Desenvolvimento da Pessoa ao Longo do Ciclo Vital", do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da Universidade da Madeira em Serviço Familiar e Comunitário, esteve na ARDITI a conhecer alguns trabalhos de diferentes investigadores. Foi-lhes apresentado um ROV, explicado para que serve e como funciona, bem como foi apresentada a temática dos microplásticos e feita a sensibilização para a reciclagem por parte de investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e o Ambiente.

Como parte do roteiro desta visita, os alunos estiveram no Laboratório de Prototipagem, onde puderam visualizar as diferentes máquinas, as suas utilizações e aplicações práticas e também os drones que ali estão a ser desenvolvidos.

Por último, visitaram o NeuroRehabLab onde ficaram a conhecer os trabalhos dos investigadores e tendo ainda a oportunidade de experimentar algumas das experiências utilizando os óculos de realidade virtual, bem como a KAVE.

Acolhimento de alunos do Programa Exploração Vocacional da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Durante a manhã de 16 de março, os investigadores do Laboratório de Prototipagem acolheram três alunos do 10º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Estes alunos com interesse nas áreas de Engenharia Mecatrónica, Engenharia Informática e Computação, foram selecionados no âmbito do Programa Exploração Vocacional daquela escola, que tem por objetivo apoiar os alunos na construção dos seus projetos vocacionais, promovendo o seu autoconhecimento, valores, interesses e capacidades, bem como a exploração dos vários referenciais de emprego e profissões. O Programa Exploração Vocacional é organizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação da escola e permitiu que estes alunos pudessem ter uma ligação direta ao ambiente de trabalho que se vive no Laboratório e contacto com a parte prática do mundo laboral e os profissionais de trabalho.

Visita de grupo de formação de Erasmus+

No dia 15 de março, o presidente da ARDITI, Rui Caldeira, fez uma apresentação informal da agência para um grupo de professores de Erasmus+, cuja formação em ferramentas digitais para avaliação online decorreu no Edifício Madeira Tecnopolo. O grupo de cerca de 30 pessoas visitou o Laboratório de Prototipagem localizado no piso -2 da ARDITI, para além de conhecer os espaços e diferentes projetos existentes no mesmo piso. Os formadores deste curso vieram da Universidade de Tallinn, na Estónia e os formandos são de diferentes escolas, sendo este um grupo internacional que ficou na Madeira durante uma semana.

Visita do novo Comandante da Zona Marítima da Madeira

O novo Comandante da Zona Marítima da Madeira visitou a ARDITI, a 14 de março, para se inteirar do funcionamento da agência. O Capitão-de-Mar-e-Guerra Rui Manuel Rodrigues Teixeira ouviu durante cerca de duas horas o presidente Rui Caldeira (ARDITI) explicar pormenorizadamente as potencialidades da ARDITI, do Observatório Oceânico da Madeira e as soluções apresentadas na Região pelos investigadores, que podem ser úteis para a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional.

Página mensal da ARDITI dedicada à Investigação e Tecnologia publicada no Diário de Notícias da Madeira

A partir de janeiro de 2022, a ARDITI passou a ter uma página completa dedicada à investigação e tecnologia, a qual é publicada no final de cada mês na versão impressa do Diário de Notícias da Madeira, estando também disponível na versão digital, para assinantes do diário. Esta página tem por objetivo dar a conhecer à população em geral, através da comunicação simplificada de ciência, a investigação que está a ser desenvolvida na Região Autónoma da Madeira, os projetos em que os investigadores das diferentes Unidades de Investigação da ARDITI estão envolvidos, atividades, publicações e outros tópicos de relevo do foro da ARDITI. Consulte as edições de janeiro e fevereiro e fique atento às próximas edições.

Workshop ARDITI/SPAROS

Teve lugar a 25 de fevereiro, o workshop organizado pela ARDITI/SPAROS - "Aplicação de ferramentas nutricionais digitais para optimização da alimentação em aquacultura", presencialmente no Edifício Madeira Tecnopolo. Neste workshop, participaram cerca de 15 pessoas, as quais assistiram à apresentação por Ana Nobre na primeira parte e na segunda parte seguiram um guião para a aplicação prática do FEEDNETICS™ nos seus próprios computadores.


O FEEDNETICS™ baseia-se num modelo matemático nutricional que simula o crescimento e composição dos peixes em função da quantidade e qualidade do alimento (composição proximal, digestibilidade, perfis de aminoácidos e ácidos gordos) e da temperatura, tendo em consideração as condições de cultivo, tais como o número de peixes, tamanho inicial e perdas de ração.
Para mais informações sobre o FEEDNETICS™ e como pode ser utilizado para apoiar a investigação de nutrição aquícola está disponível uma gravação de um webinar ou na página.


Esta atividade recebeu finaciamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o contrato de subvenção nº 818367 - AquaImpact e teve apoio do projeto ISLAND ADVANCED (MAC2/1.1a/299, Interreg 2014-2020).

Visita por parte do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira

O Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira visitou a ARDITI no dia 21 de fevereiro. Os vários deputados tomaram conhecimento dos principais investimentos, do funcionamento e dos projetos da Agência responsável pelo desenvolvimento da investigação e da inovação na Madeira.

A apresentação institucional efetuada pelo Presidente do Conselho de Administração, Rui Caldeira, suscitou questões e discussões muito participativas com os deputados.

Ficou demonstrado que o estado atual da investigação na Madeira tem crescido, em particular quando comparado com as demais regiões insulares da Macaronésia, sendo no entanto fundamental continuar a investir nestas atividades de forma a catapultar a Região para a média nacional, que atualmente representa 1% do PIB.

Apresentação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Autónoma da Madeira

Foi apresentada, na manhã do dia 15 de fevereiro, a Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021-2027) no Salão Nobre do Governo Regional. Na cerimónia, presidida pelo Chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque, o consultor técnico da ARDITI, Professor Mário Rui Silva, explicou a Estratégia para uma plateia composta por governantes, técnicos e gestores de diversos setores ligados ao documento. Este documento foi editado pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia e ARDITI. Para consultar o documento aceda aqui.

Workshop ARDITI/SPAROS - "Aplicação de ferramentas nutricionais digitais para optimização da alimentação em aquacultura"

A 25 de fevereiro entre as 10h e as 12h irá decorrer o workshop organizado pela ARDITI/SPAROS "Aplicação de ferramentas nutricionais digitais para optimização da alimentação em aquacultura", no Edifício Madeira Tecnopolo, Piso -1 , Sala Ursa Menor 2. Neste workshop serão apresentadas as ferramentas nutricionais da SPAROS para optimização da alimentação de peixes, ilustrando a sua aplicação para a dourada. O workshop destina-se principalmente aos piscicultores e investigadores da Região Autónoma da Madeira e inclui uma parte prática onde os participantes poderão usar o Feednetics com um conjunto de dados pré-definidos. Será necessário computador para a parte prática do workshop, o qual os participantes terão que levar. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário.

Mais informações acerca das ferramentas nutricionais da SPAROS:

 
 
 

Visita dos presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e dos Açores

Foi na manhã de 4 de fevereiro que recebemos os presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e dos Açores, José Manuel Rodrigues e o Dr. Luís Garcia, respetivamente. Acompanhados pelo Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho e pelo Reitor da Universidade da Madeira, Dr. Sílvio Fernandes, os visitantes ouviram do Presidente da ARDITI, Dr. Rui Caldeira, uma explicação sobre o funcionamento da mesma, seguindo-se uma visita a três das suas áreas, nas quais de momento se faz investigação ao mais alto nível.

Durante a visita, primeiramente alguns investigadores do NeuroRehabLab, laboratório de neuroreabilitação, envolveram os visitantes em atividades físicas, usando a KAVE e o PEPE - Portable Exergame Platform for Elderly People, este último que se trata de jogos com o objetivo de promover a autonomia e independência de idosos ao mesmo tempo entretendo-os. Seguidamente, investigadores do MARE-Madeira tiveram oportunidade de fazer demonstrações que fazem parte de projetos de investigação, tais como o CleanAtlantic, MIMAR+, PLASMAR+, OCEANLIT, Porto Santo Sem Lixo, MARCET2, INTERTAGUA, e Whale Tales, estes na área das ciências do mar. Trataram-se de demonstrações relacionadas com a fauna marinha, mapeamento de comunidades e habitats e a ecologia de cetáceos.no Laboratório de Prototipagem, puderam observar onde se estão a desenvolver, entre outros projetos, drones no âmbito do projeto conjunto com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, do projeto Sentinela Atlântica.

Atividade de formação de curta duração do projeto FORWARD

No âmbito das Bolsas de Mobilidade de curta duração do projeto FORWARD (https://forward-h2020.eu/), atribuídas a investigadores da ARDITI, concluiu-se recentemente uma campanha oceanográfica internacional na qual participaram investigadores da ARDITI. Entre 9 de dezembro de 2021 e 13 de janeiro de 2022, três investigadores (alunos de doutoramento) do Observatório Oceânico da Madeira (https://oom.arditi.pt/) participaram numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação Sonne, do GEOMAR/University Kiel (Alemanha). Os investigadores estiveram integrados num ambiente internacional multidisciplinar e adquiriram experiência na implantação e manuseamento de equipamentos acoplados a sensores usados ​​para medir parâmetros físicos e biológicos do Oceano e da atmosfera, a bordo do SONNE, bem como conhecimento técnico no processamento e análise de dados.

Em resumo, programa desta mobilidade incluiu: Ida para Gran Canaria; Preparação e configuração de equipamentos no RV SONNE; Partida de Gran Canaria em direção à primeira estação de cruzeiros no dia 11 de dezembro; Implantação de equipamentos oceanográficos e meteorológicos em 45 estações ao longo do trajeto entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico; Chegada ao Porto de Guayaquil (Equador) a 11 de janeiro de 2022 e regresso à Madeira.

Esta atividde foi notícia no canal televisivo RTP-Madeira, no dia 29 de janeiro de 2022. Veja a reportagem completa https://youtu.be/uIHoXbm6KwY.

MOOC | "Lixo marinho: consciencializar para atuar"

Entre os dias 15 de fevereiro e 21 de março de 2022 vai decorrer o Curso Online, Massivo e Aberto (sigla MOOC, do inglês Massive Open Online Course) “Lixo marinho – consciencializar para atuar", em modo maioritariamente assíncrono. No dia 10 de março haverá uma sessão síncrona via Zoom com o Doutor João Canning Clode.

O curso destina-se a todos aqueles que, por motivos profissionais, académicos ou pessoais, desejem saber mais sobre o assunto. Pretende fomentar, ao longo de quatro temas, uma reflexão e análise crítica sobre a temática do lixo marinho e promover a partilha de opiniões e vivências entre participantes. O domínio destas matérias estimulará uma atuação mais informada e consciente.

Este MOOC implica um tempo estimado de trabalho total de 40 horas e poderá ter certificação e creditação (1,5 ECTS) mediante o pagamento de uma taxa e realização com sucesso das atividades de avaliação obrigatórias.

O curso faz parte da oferta pedagógica da AULAbERTA da Universidade Aberta, organizado em parceria com o Observatório Oceânico da Madeira (OOM)/Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – polo Madeira (MARE-Madeira)/ARDITI e Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/Universidade NOVA de Lisboa.

Mais informações e inscrições (até 11 de fevereiro) aqui.

 

Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas esteve de visita à ARDITI

O Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esteve no dia 18 de janeiro nas instalações da ARDITI, onde se inteirou do andamento do projeto “Sentinela Atlântica”, feito em parceria com a agência.
A visita de trabalho serviu para o presidente Rui Caldeira explicar em que fase de produção estão os sistemas aéreos não tripulados, mas para inteirar o novo Comandante Operacional da Madeira, o Major-General António Temporão, do projeto feito na Região por investigadores madeirenses.
O Protocolo "Sentinela Atlântica" foi assinado entre o Governo Regional, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e a Universidade da Madeira, com o objetivo de implementar e desenvolver tecnologias robóticas não tripuladas para monitorizar o Atlântico Nordeste (oceano e atmosfera circundante).

Documentário MARE@Porto Santo 2020

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, em colaboração com a Direção Regional do Mar (DRM) viu a sua campanha oceanográfica de 2020, que teve lugar na ilha do Porto Santo, ser transmitida pela RTP Madeira a 29 de dezembro de 2021, através de um documentário entitulado MARE@Porto Santo 2020.
Os investigadores do MARE-Madeira deslocaram-se à ilha do Porto Santo para efetuar uma caracterização base da biodiversidade marinha, utilizando para isso uma abordagem integrada desde o ar ao fundo do mar. Diferentes equipas fizeram diferentes atividades as quais passaram por o mapeamento de habitats com drones, amostragens no intertidal rochoso, amostragens de lixo marinho, ecologia de cetáceos, mergulho científico, operar um ROV e um submersível tripulado capaz de ir aos 1000 metros, e ainda houve uma equipa de comunicação.
 

O documentário está disponível para vizualização através do link https://www.rtp.pt/play/p9648/mare-porto-santo-2020.

Esta campanha teve os seguintes apoios:
Direção Regional do Mar
Vila Baleira Resort - Porto Santo
Rhea Dive
Casco Antiguo
ARDITI
Rebikoff-Niggeler Foundation (FRN)
 
Contribuições para os projetos:
Whale Tales
Plasmar
Mimar+
CleanAtlantic
ROV4ALL
Implamac
HOTMIC
Oceanlit

Porto Santo Lixo Marinho

Parceiros do projeto MAC-CLIMA reuniram em Gran Canaria

A primeira reunião presencial do projeto MAC-CLIMA (https://www.arditi.pt/projetos-em-execucao/projeto-macclima) realizou-se entre os dias 1 e 2 de dezembro em Las Palmas, Gran Canaria. Para além da equipa da ARDITI, composta pelo Ricardo Faria e pela Virgínia Catanho, marcaram também presença os parceiros da DRAAC - Madeira. Este projeto é liderado pela entidade Conselho Insular de la Energía del Cabildo de Gran Canaria e tem por objetivo a criação de uma rede de observação científica internacional para poder definir estratégias coordenadas de monitorização climática, atmosférica e oceanográfica nas regiões da Macaronésia.

Nesta jornada de trabalho, concluiu-se que os principais desafios que os nossos arquipélagos enfrentam são: chuvas torrenciais, cheias, ventos de alta intensidade, tempestades tropicais, ondas de calor, secas e subida do nível do mar. A cooperação entre entidades públicas e científicas e a sensibilização do público em geral para esta problemática é de extrema importância para estabelecer estratégias e políticas de adaptação e mitigação.

Mais informações acerca deste projeto disponíveis em https://mac-clima.energiagrancanaria.com/pt-pt/.

Atividades de formação de curta duração e networking do projeto FORWARD (WP4 e WP5)

Em novembro de 2021, duas investigadoras da ARDITI concluíram as suas mobilidades de curta duração do projeto FORWARD (https://forward-h2020.eu/) com viagens ao estrangeiro, uma inserida no WP4 (Capacity building and training activities), grupo temático TWG8 (Marine sciences & technologies), para as Canárias e outra no WP5 (Networking activities), grupo temático TWG4 (Information and Communications Technologies), para Tallin.
A doutoranda Cátia Azevedo, do Observatório Oceânico da Madeira, esteve no Instituto de Oceanografia y Cambio Global (IOCAG) da Universidade Las Palmas de Gran Canárias, Gran Canaria, de 21 a 28 de novembro de 2021. O objetivo principal da formação era aprender as técnicas necessárias para processar os dados no terreno de CO2, obtidos no decorrer das campanhas oceanográficas. Esta atividade foi liderada pelo professor Melchor Gonzalez-Davila, do IOCAG (foto acima à direita).
A Dra. Bongkeum Susana Jeong, do ITI/LARSyS (Interactive Technologies Institute - LARSyS), esteve na Escola de Tecnologias Digitais da Universidade de Tallinn, na Estónia, de 22 a 27 de novembro de 2021. Esta mobilidade de curta duração tinha vários objetivos: uma reunião de proposta de projeto; participação num workshop; participação na conferência WUD2021 e um evento ao vivo no último dia. Esta atividade foi liderada pelo Professor Mati Mõttus, do Grupo HCI da Universidade de Tallinn (foto acima à esquerda).

De 9 de dezembro a 13 de janeiro, três investigadores do Observatório Oceânico da Madeira participam numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação Sonne da conceituada organização GEOMAR/Kiel.

Outras atividades de mobilidade de curta duração e formação avançada para investigadores e pessoal da ARDITI estão planeadas para o primeiro trimestre de 2022.

Projeto Esc@Up - E8G | 2ª visita

No passado dia 10 de dezembro, um pequeno grupo de crianças, visitou as instalações da ARDITI, numa visita com o intuito de dar a conhecer alguns dos projetos de investigação em curso na agência.

Na sequência da parceria entre a ARDITI e o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, no âmbito do projeto inserido no Programa Escolhas 8ª geração, no período de 2021 a 2022, a ARDITI comprometeu-se a proporcionar aos jovens duas visitas anuais às suas instalações, por cada ano de intervenção do projeto, tendo a primeira se realizado a 9 de setembro de 2021.

O Programa Escolhas existente desde Janeiro de 2001, tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, e fundido no Alto Comissariado para as migrações, visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, no âmbito de dito Programa, operacionalizou desde Janeiro de 2013 a Dezembro de 2020 a 5ª, 6ª e 7ª Geração do Projeto Esc@Up, na freguesia de Câmara de Lobos, o qual teve por objetivo a capacitação e autonomia dos jovens, envolvendo toda a comunidade e parceiros locais de intervenção social no projeto.

Para a 8ª Geração deste projeto, pretendem focar-se na Inclusão Digital, Formação e Qualificação; e na Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania.

Publicitação do início do procedimento Projeto Estratégia Regional de Especialização lnteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021- 2027)

Informam-se os interessados que o documento "Projeto Estratégia Regional de Especialização lnteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021-2027)" se encontra disponível para consulta na página de internet da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia (https://www.madeira.gov.pt/gsre/Estrutura/GSRE/OGabinete/InstrumentosGestao/ctl/Read/mid/13001/InformacaoId/136051/UnidadeOrganicaId/19/CatalogoId/0).

Está também disponível um formulário que facilita o envio de comentários ou documentos (podendo os comentários também ser entregues via correio eletrónico).

Responsável de Taiwan surpreendida com ARDITI

A Representante do Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal esteve na tarde de 23 de novembro a visitar a ARDITI, no âmbito de uma visita que efetuou à Região.

Vivia Chun-fei Chang terminou a visita surpreendida pela qualidade do trabalho da Agência, numa visita guiada pelo presidente do Conselho de Administração, Rui Caldeira, que a levou a conhecer o Marítimo Training Lab, um projeto que coloca tecnologia de ponta ao dispor do futebol profissional, dirigido a atletas de alta performance e feito em parceria com o Club Sport Marítimo, o NeuroRehabLab, laboratório onde é feita investigação de reabilitação dirigida a quem sofreu acidentes vasculares cerebrais e outras patologias semelhantes e o laboratório de prototipagem, onde estão a ser desenvolvidos projetos com bóias e com drones.

A responsável pelo Centro, que representa a economia de Taiwan no nosso país, referiu estar "maravilhada" com o que viu "ao nível da tecnologia" e garantiu que "este é um primeiro contacto de muitos, pois a minha vinda aqui é uma ponte para intermediar trabalhos conjuntos com as duas regiões". Posteriormente, prosseguiu, "vamos identificar áreas de cooperação, através de trabalho conjunto para trazer benefícios para ambas as partes". Vivia Chun-fei Chang admitiu que a visita «ultrapassou demais as expetativas que eu tinha, a ARDITI faz um trabalho excelente e foi muito gratificante ver o trabalho dos jovens talentos, que revelam estar muito à vontade nas áreas da tecnologia e do conhecimento». A concluir, afirmou que "isto funciona, dou-vos os meus parabéns".

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da ARDITI referiu que esta foi uma visita que serve de arranque para "fomentar o intercâmbio de investigadores entre as duas regiões, em particular no que concerne ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à exploração do meio marinho".

 

Investigadores do MARE Madeira estiveram em trabalho de campo no Porto Santo

Uma equipa do MARE Madeira esteve, de 03 a 07 de novembro de 2021, no Porto Santo, para dar continuidade ao trabalho de campo iniciado na campanha MARE@Porto Santo 2021 e que consistiu em estudos de monitorização dos ecossistemas marinhos naquela ilha. As atividades realizadas incluíram:

- Instalação de sensores de temperatura nas zonas rochosas intertidais para registos a longo prazo, integrados também no projeto de Rui Seabra e Fernando Lima, investigadores do CIBIO-InBIO, que está a criar uma rede de monitorização em todo o Oceano Atlântico;

- Monitorização de espécies invasoras na marina do Porto Santo, trabalho liderado pelo investigador Patrício Ramalhosa;

- Mapeamento de habitats dos ecossistemas bentónicos pela equipa de mergulho: Francesca Gizzi, João Monteiro e Emanuel Almada;

- Avaliação e monitorização de macroalgae nas zonas intertidais, como parte do projeto de doutoramento do aluno Alejandro Bernal;

- Amostragem de microplásticos nas praias arenosas, no âmbito do projeto IMPLAMAC, liderada por Sole Álvarez.

 

ARDITI e Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil assinam protocolo "Mais Saúde"

Foi esta terça-feira assinado na sede da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) um protocolo de cooperação entre esta instituição e a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, com vista à exploração de uma área nova de investigação, denominada “Saúde com Mar”.

Na prática, este protocolo vai, segundo Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, permitir que a instituição colabore com outras entidades públicas e privadas, promovendo a multidisciplinaridade e a interação cientistas/tecnólogos, promovendo também a cooperação para aumentar a massa crítica a nível regional.

No seu entender, é absolutamente necessário, para regiões ultraperiféricas, que se aumente significativamente os níveis de cooperação, tendo elogiado o interesse do Executivo madeirense nas ciências do mar, particularmente na área da saúde e do bem-estar. 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, por seu lado, admitiu que era uma satisfação assinar o protocolo e abordou alguns aspetos relacionados com a economia azul, uma cor que é cara à saúde e que estimula a criatividade. Disse que tudo o que o mar nos pode trazer não está ainda explorado e que este acordo de cooperação traz consigo inúmeras vantagens.

Pedro Ramos garantiu que o Governo vai apostar na investigação, até porque há muitos e bons investigadores na Madeira, dando o exemplo de um projeto que pretende incluir iodo na alimentação e que está na sua fase final. Dirigindo-se aos investigadores, elogiou o facto de serem reconhecidos a nível nacional e internacional, tendo grande esperança no acordo agora firmado, pois na região existe massa cinzenta e conhecimento científico. Para o governante, nasceu hoje o conceito de “saúde azul”.

Depois da assinatura do protocolo, o governante visitou diversas áreas de investigação da ARDITI, acompanhado de Rui Caldeira.

Seminário "Rethinking ‘Smart’ Islands towards Self-Aware and Cooperative Hybrid Islands" decorreu a 26 e 27 de outubro

Decorreu, nos dias 26 e 27 de Outubro de 2021, no Colégio dos Jesuítas, um seminário e workshop sobre a Excelência Científica em Investigação, intitulado "Rethinking ‘Smart’ Islands towards Self-Aware and Cooperative Hybrid Islands". Esta iniciativa pretendeu estabelecer a simbiose entre "Human-Technology-Environment" e foi organizada pela Universidade da Madeira e pela ARDITI no âmbito do projeto Forward H2020 – “Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas Europeias”.

O primeiro dia focou-se no conceito e abordagens sobre cidades inteligentes. O segundo dia consistiu num workshop interativo no formato "Island Design Café" e pautou pela aplicação de métodos de brainstorming e criatividade que promovem o desenvolvimento de estratégias inovadoras, aplicados à ilha da Madeira. Como resultado obteve-se um roteiro para futuras iniciativas de investigação “Smart Islands” na Madeira.  

Esta iniciativa contou com os convidados (keynote speakers) Dr. rer. Nat. Dr. Phil. Norbert Streitz (Scientific Director of the Smart Future Initiative, https://www.smart-future.net) e Christine Riedmann-Streitz (Managing Director of MarkenFactory, https://markenfactory.com/).

O relatório e comunicações do seminário estão disponíveis aqui.

Reunião do projeto RIS3_Net (INTERREG MAC) 

Realizou-se online, no dia 15 de outubro de 2021, a reunião do projeto RIS3_Net (INTERREG MAC) com a participação dos parceiros dos Açores, Canárias e Madeira, e na qual a ARDITI esteve representada por Alberto Velez-Grilo e Aracelis Rajnauth. Nesta reunião foram retomadas as atividades relativas à análise e desenho do plano de ação para a RIS3_Net que incluíram: a criação do quadro de indicadores do projeto, tendo a ARDITI já enviado uma versão preliminar deste quadro; e um programa de formação avançada no espaço MAC. Os sócios das Canárias, chefes de fila do projeto, contrataram uma empresa consultora, a EFFECTIA, que vai liderar o processo de concretização das atividades propostas. Numa primeira fase, retomar-se-ão os contactos com os stakeholders participantes na definição das seis prioridades temáticas por domínio económico e científico da RIS3 Madeira: Turismo, Agroindústria, Marinho-Marítimo, Economia circular e Biosustentabilidade, Saúde e Bem-estar. Depois deste primeiro contacto, será elaborado um inquérito e realizadas entrevistas aos stakeholders, bem como serão dinamizados um conjunto de workshops por forma a consolidar o processo do RIS3_Net na Macaronesia.

Investigadores da ARDITI em campanha oceanográfica que atravessa o Atlântico

Três investigadores da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação vão embarcar no navio de investigação “SONNE”, durante trinta dias, na campanha meteo-oceanográfica ‘CONNECT’ organizada pelo GEOMAR.

O evento, planeado para atravessar o Atlântico entre os dias 11 de dezembro deste ano e 11 de janeiro de 2022, ligará Las Palmas, nas Canárias a Guayaquil, no Equador e acontece a bordo da nova embarcação do Ministério para a Educação e Ciência do Governo Federal Alemão. Com 115 metros de comprimento e capacidade para 75 tripulantes, incluindo 40 cientistas, o “SONNE” oferece condições para serem recolhidos dados físicos do oceano e da atmosfera, bem como pelo seu processamento e análise.

A expedição, de que fazem parte os três cientistas da Madeira (Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso e Jesus Reis), tem por objetivo principal estudar os fenómenos meteorológicos e oceanográficos que “conectam” as duas margens do Atlântico, focando-se particularmente nos processos biogeoquímicos e nas atividades humanas que contribuem para o aumento de dióxido de carbono, cujos impactos são significativos no Clima da Terra.

Gouveia e Melo visitou a ARDITI

O Vice-Almirante Gouveia e Melo prosseguiu hoje a sua visita à Região, onde tem estado desde ontem acompanhado pelo Comandante Operacional da Madeira, Contra-Almirante João Dores Aresta. 
Esta tarde, o adjunto para o planeamento e coordenação do Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, (CEMGFA) esteve na ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, onde visitou o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico. Esta unidade integra, conjuntamente com o Núcleo de Iniciação à Operação e Experimentação de Sistemas Não Tripulados do COM, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Experimentação de Sistemas Não Tripulados do Projeto “Sentinela Atlântica”.
O projeto, em vigor desde o passado mês de Junho, resulta da assinatura entre o EMGFA e o Governo Regional de um protocolo, envolvendo a Universidade da Madeira e a ARDITI, que visa desenvolver soluções tecnológicas produzidas na Região, nomeadamente na área dos “drones” e da robótica. 
O Comandante Operacional da Madeira, João Dores Aresta, Contra-Almirante João Dores Aresta, o Presidente do Conselho de Administração da ARDITI, Rui Caldeira e um dos investigadores do Núcleo, André Freitas, fizeram o ponto de situação dos trabalhos que neste momento envolvem diversos investigadores. 
 
 
 

Parceiros do projeto Islands of Innovation reuniram em Friesland

As primeiras reuniões presenciais do projeto Islands of Innovation na era COVID-19 realizaram-se entre os dias 6 e 9 de outubro. Os parceiros juntaram-se na cidade de Leeuwarden, capital da província de Friesland que é o parceiro líder do consórcio deste projeto Interreg Europe. Para além da equipa da Madeira composta pelo Alberto Grilo e o Paulo Abreu, marcaram presença a comitiva dos Açores, os representantes de Samso da Dinamarca e uma representante de Saaremaa da Estónia.
Os três dias foram preenchidos com diversas atividades, com destaque para um simpósio que resumiu os temas abordados ao longo do projeto. Os parceiros tiveram a oportunidade para apresentar os aspetos mais relevantes da sua aprendizagem ao longo do projeto, assim como dar a conhecer o ponto de situação dos respetivos planos de ação.
A ocasião marcou também o início de um novo período de atividades, onde a ferramenta de inovação desenvolvida durante o projeto e conhecida como TIPPING Wheel sofrerá uma evolução para o formato digital. Este processo culminará com um projeto piloto a realizar-se nos Açores para testar a sua aplicabilidade em cenários reais.
A província de Friesland aproveitou a ocasião para efetuar uma cerimónia de despedida para o Simon Tijsma, o mentor deste projeto que irá reformar-se.
 
Pode ler mais sobre o projeto aqui

"Musiquence"  ganhou o concurso H-INNOVA INNOVAtion Award 2nd Edition

A plataforma "Musiquence" (Music + Sequence) ganhou o concurso H-INNOVA INNOVAtion Award 2nd Edition (Doctorates and researcher’s category). Esta plataforma inovadora permite a personalização de atividades de estimulação cognitiva que se baseiam na utilização de música e reminiscência e se destina à população com demência. Esta abordagem complementar não farmacológica, contribui para ganhos no funcionamento cognitivo, humor (mitigação da sintomatologia ansiosa e depressiva) e qualidade de vida. Atualmente, a plataforma dispõe de 5 atividades para fins de estimulação cognitiva: uma atividade quiz, uma atividade de pesquisa visual, uma atividade de categorização, uma atividade de vida diária e uma atividade de pintura criativa. Os profissionais de saúde/cuidadores podem personalizar as atividades de estimulação cognitiva de as necessidades e preferências das pessoas com demência, capitalizando os efeitos positivos da música e da reminiscência. Além disso, conforme a doença progride, é essencial utilizar tecnologia que corresponda à user experience do paciente para assegurar os efeitos terapêuticos da plataforma. Assim, a plataforma é compatível com diversas tecnologias como o Leap Motion, a Microsoft Kinect, a realidade aumentada, o tablet e as mesas interativas.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito de um doutoramento realizado na Universidade Nova de Lisboa em colaboração com o NeuroRehab Lab, pertencente à Universidade da Madeira. O desenvolvimento deste trabalho foi apoiado através de uma bolsa de doutoramento da ARDITI no quadro do programa M1420-09-5369-FSE-000001, e pelo projeto Larsys UID / EEA / 50009/2019 desenvolvido no centro de investigação multidisciplinar NOVA-LINCS. A equipa que participou no projeto foi composta pelos seguintes investigadores: Luís Ferreira, Mónica Spínola, Sofia Cavaco e Sergi Bermúdez i Badia. O projeto contou ainda com o apoio de profissionais de saúde e de instituições como a Associação Alzheimer Portugal delegação da Madeira, a Casa de Saúde Câmara Pestana, a Casa São João de Deus, o Lugar de Memória e o Centro Social e Paroquial de São Bento, bem como dos pacientes com quem tivemos o gosto de trabalhar.

O prémio é uma manifestação contra o estigma em torno de doenças neurodegenerativas como a demência. É um lembrete de que as pessoas com demência merecem ser tratadas com dignidade e ser reconhecidas pela sua personalidade e autodeterminação, independentemente da sua condição física e psicológica. Os autores deste trabalho esperam que o Musiquence abra novos caminhos na intervenção cognitiva na demência, complementando as respostas farmacológicas e não farmacológicas existentes.

Webinar "Widening Participation under Horizon Europe" dia 18 de outubro

No âmbito do projeto FORWARD – “Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas Europeias”, a ARDITI em parceria com a Universidade da Madeira (UMa) estão a promover um webinar para incentivar e reforçar a participação da RAM no programa Widening do Horizonte Europa e dentro do Widening focado no Twinning.

A sessão será liderada pela Engª Ana Sofia Caires, da Saturntech, consultora especializada nos programas quadro europeus de inovação e investigação, com ampla experiência de formação na elaboração de propostas e na gestão de projetos europeus.

A iniciativa decorre online, em formato webinar, dia 18 de outubro, das 10h00 às 12h00. A inscrição é gratuita mas obrigatória e é feita aqui.

 

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2023 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.