Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 23

ARDITI: Newsletter nº 23
mail
Newsletter 02 dezembro 2022
Olá, ,

apresentamos-lhe a nossa newsletter do passado mês de março.
Março, 2020

Projetos

O Projeto CleanAtlantic, do qual a ARDITI é parceira, continua a trabalhar para minimizar o problema do lixo marinho. O projeto inclui 19 organizações de 5 países europeus e é financiado pelo Programa INTERREG Atlantic Area (2014-2020).
Veja o vídeo publicado que ilustra este trabalho AQUI
 
A newsletter do mês de março do Projeto Mistic Seas III está disponível para download AQUI.
O principal objetivo deste projeto é avaliar o estado ambiental do ambiente marinho na Macaronésia com base na Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

No dia 20 de Março, os investigadores Marko Radeta, Nuno Nunes, Valentina Nisi e Mara Dionisio (ITI/ARDITI), Thomas Dellinger e Mafalda Freitas (Estação de Biologia Marinha do Funchal), Filipe Alves e Ana Dinis (OOM) e Rosa Pires (IFCN) participaram remotamente na reunião de lançamento do Projeto INTERTAGUA, promovida pela PLOCAN, uma das entidades parceiras.
Este projeto visa instalar sensores de origem animal em diferentes mega-fauna das ilhas da Macaronésia, de Cabo Verde às ilhas Canárias, Madeira e Açores.

Publicações 

Foi publicado, no início do mês de março, um artigo no Journal of Coastal Conservation, da autoria de dois investigadores membros do OOM - Cláudia Ribeiro e Pedro Neves -, sobre o "mapeamento de habitats do Parque Natural Marinho do Cabo Girão". 
Saiba mais AQUI
Scientific Reports publicou um artigo sobre a aplicabilidade de uma nova metodologia para testar a condição ecofisiológica em mamíferos marinhos. De entre os autores, constam Filipe AlvesAna Dinis e Rita Ferreira, do MARE-Madeira e do OOM
Pode ler o artigo AQUI.

 
Um novo paper foi aceite na International Journal of Molecular Sciences, também este com assinatura de investigadores do OOM e MARE-Madeira - Eva CacabelosIgnacio GestosoPatrício Ramalhosa e João Canning-Clode.
Este estudo avalia os efeitos dos biofilmes microbianos e as condições ambientais locais na composição, estrutura e funcionamento das comunidades de organismos incrustantes.
Saiba mais AQUI.
 
A revista Marine Pollution Bulletin publicou um paper sobre a disposição de os consumidores pagarem mais por produtos que são certificados como livres de microplásticos.
Um estudo conduzido pela Noruega, Alemanha e Portugal. Do OOM, participaram os investigadores João Canning-Clode (OOMMARE-Madeira), Mafalda Freitas (OOM/ MARE-MadeiraEstação de Biologia Marinha do Funchal).
Veja o resumo para o acesso ao artigo AQUI.
 
A mesma revista aceitou um outro artigo OOM/MARE-Madeira (Soledad ÁlvarezJoão Canning-ClodeIgnacio Gestoso) sobre a poluição por microplásticos. O objetivo deste estudo foi quantificar e caracterizar os microplásticos e o zooplâncton em águas sub-superficiais da região da Macaronésia, uma área pouco estudada até o momento.
Saiba mais sobre o estudo AQUI
 
Um estudo sobre os costumes de consumo de peixe no arquipélago da Madeira foi publicado na Journal of Aquatic Food Product Technology.
Através de 465 questionários válidos em todos os municípios da Madeira e do Porto Santo, concluiu-se que a espécie mais consumida, apesar de ser importada, foi o bacalhau, superando o consumo das espécies capturadas localmente como o atum ou o peixe-espada.
As autoras do artigo, Margarida Hermida e Sónia Costa, são investigadoras do MARE-Madeira e do OOM.
AQUI pode consultar o artigo.

Investigações 

Élvio Gouveia, investigador do ITI/LARSyS, está a realizar um estudo cujo objetivo é perceber quais os níveis de atividade e indicadores de saúde da população enquanto atravessamos este período de pandemia.
Esta investigação passa por preencher um questionário e está a ser conduzido em colaboração com as universidades de Lisboa, Coimbra e Madeira.
Veja a reportagem da RTP-Madeira AQUI.

Eventos & Conferências 

O CQM esteve na Escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia (HBG), onde, no âmbito da "Semana da Matemática" da escola, o Prof. José Câmara - investigador sénior do CQM - proferiu uma palestra intitulada "Influência da Matemática nas Profissões: A Química como Caso de Estudo".
Esta comunicação, dirigida aos alunos de 9.º ano, teve como objetivo partilhar as experiências profissionais que, direta ou indiretamente, se relacionam com o raciocínio matemático, lógico ou abstrato.

Média 

O Projeto Gojelly, da ARDITI esteve em destaque no Jornal Económico. Uma das tarefas do projeto é tentar cultivar alforrecas em aquacultura com o objetivo de as incorporar em rações. Outros usos que pretendem dar a estes organismos é a utilização do seu muco, produzido quando estão sujeitas a stress, como filtro de microplásticos existentes na água. A equipa portuguesa do projeto é liderada por João Canning-Clode e Carlos Andrade.
Saiba mais sobre o projeto AQUI
 
Ricardo Rocha, investigador/bolseiro ARDITI foi entrevistado pelo Público para falar sobre a relação entre perda de biodiversidade e a pandemia de COVID-19.
Em particular, falou da importância de não se "diabolizar os morcegos" depois deste surto.
O projeto do investigador na Madeira/ARDITI intitula-se "Conserving biodiversity, enhancing food security and human health: the role of bats as suppressors of agricultural insect pests and human disease vectors". 
Pode ler o artigo AQUI.

Sabia que...?

A partir do mês de março, diariamente, nas redes sociais do OOM, são apresentados alguns factos e curiosidades sobre o Oceano.
Comece a seguir as páginas de Facebook e de Instagram do OOM para ficar a conhecer alguns factos que já desvendámos! 

Avisos & Candidaturas

A FCT prorrogou as datas de candidatura do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020 e do Concurso de Projetos de IC&DT até 28 de abril de 2020 e 30 de abril de 2020, respetivamente.
 
--
www.arditi.pt | comunica@arditi.ptmessage
--

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI