Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 55

ARDITI: Newsletter nº 55

Newsletter

Novembro, 2022

PublicaçÕES


Customizing a Cognitive Stimulation Program for Individuals with Dementia through a Participatory Design Approach, com co-autoria de Mónica Spínola, Joana Câmara, Luís Ferreira, Ana Lúcia Faria e Sergi Bermúdez i Badia, publicado na revista Applied Sciences.


Public perceptions, knowledge, responsibilities, and behavior intentions on marine litter: Identifying profiles of small oceanic islands inhabitants, com co-autoria de Sara BettencourtDiogo Nuno Freitas, Sónia Costa e Sandra Caeiro, publicado na revista Ocean & Coastal Management.

outras PublicaçÕES


A fotografia da autoria da investigadora Sonia KM Gueroun foi escolhida para a capa da mais recente revista científica Plankton Research de novembro/dezembro 2022. Veja aquiA imagem está associada à publicação científica, também da co-autoria da investigadora, intitulada Jellyfish diversity, trends and patterns in Southwestern Mediterranean Sea: a citizen science and field monitoring alliance.

Reh@City v2.0, plataforma desenvolvida por investigadores do NeuroRehabLab, foi destacada num artigo online da Revista Italiana Health Tech 360. Envolve jogos sérios para estimular o exercício, inspirados em atividades do dia a dia e na cultura madeirense. O artigo, em Italiano, está disponível aqui.

atividadeS em escolaS e entidades


João Baptista, Professor do Serviço Educativo da ARDITI, dinamizou a atividade educativa "RA Carettacaretta", no dia 7 de novembro, na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Esta atividade consistiu na reprodução gráfico-plástica de uma tartaruga com materiais riscadores e utilização da tecnologia de realidade virtual para produção de um pequeno vídeo 3D. No dia 9 de novembro, João Baptista dinamizou outra atividade educativa "Microplásticos: tecnologia e consumo" na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Esta foi direcionada para alunos do 5º ano. Saiba mais.


‍No dia 16 de novembro celebrou-se o dia Nacional do Mar e para marcar esta data, alguns investigadores realizaram atividades em diferentes escolas:

 

1) Os investigadores Ana Dinis e Jesus Reis estiveram na Escola Secundária de Francisco Franco, a falar para alunos do secundário sobre as suas profissões, ligadas ao mar;

 

2) O Serviço Educativo da ARDITI realizou a atividade RA Carettacaretta na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, com alunos do 6º ano, dinamizada por João Baptista;

 

3) Sara Bettencourt esteve na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a dar uma palestra sobre "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local” para 50 alunos do 5.º e 6.º ano. Com esta, pretendeu-se consciencializar os alunos sobre a temática dos resíduos marinhos. A sessão contou com uma componente teórica, estruturada de modo a enquadrar o tema, seguida de atividades práticas, que permitiram aos alunos uma maior sensibilização e consciencialização do problema através de uma abordagem interativa e colaborativa.


"RA Carettacaretta" foi a atividade educativa que João Baptista levou a cabo nos dias 21 e 23 de novembro, como parte do Serviço Educativo da ARDITI. A primeira teve lugar na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva e foi direcionada para uma turma de alunos do 6º ano, a segunda realizou-se na ARDITI para um grupo de 13 jovens, do projeto "Renascer@Nogueira - E8G".


‍Sónia Costa, realizou três sessões da palestra "Os sons do oceano" para alunos do 2º ano e cinco sessões da palestra "Mergulhando com o cachalote" para alunos do 3º e 4º ano da Escola EB1/PE do Caniço, nos dias 24, 28 e 30 de novembro. Os alunos elaboraram alguns trabalhos sobre a palestra do cachalote, incluindo marcadores de livros.

Trabalhos de campo


Sara Bettencourt, esteve envolvida numa limpeza da praia Almirante Reis, no Funchal, com professores e alunos do 10° ano da Escola Secundária de Francisco Franco. Esta atividade foi levada a cabo em conjunto com a Decathlon Funchal e, no total, os participantes conseguiram recolher 30kg de lixo.

No âmbito do projeto Whale Tales, investigadores observaram um grupo de cerca de 30 cachalotes nas águas da Madeira.

EVENTOS


Investigadores do projeto Sentinela-Atlântica deslocaram-se até Espanha para exercícios com drones relacionados com a investigação, num Intercâmbio de cooperação para a operação de Sistemas Aéreos Não-tripulados entre Portugal e Espanha, que decorreu entre 2 e 5 de novembro. Para além dos exercícios, houve também um seminário e uma exposição estática, para a qual a ARDITI contribuiu com cinco protótipos desenvolvidos pela equipa de investigadores. Mais.


A ARDITI esteve representada pelos investigadores João Monteiro e Paola Parretti, e a gestora do projeto Virgínia Catanho, na 12ª reunião de coordenação do projeto CleanAtlantic, organizada pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), que decorreu no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, no início de novembro. Marcaram presença nesta reunião, representantes do consórcio de 14 entidades públicas e privadas vindos de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido. Na sexta-feira, dia 4 de novembro, realizou-se o workshop intitulado “Marine Litter Impact on Tourism”, no qual foram abordadas questões relacionadas com o lixo-marinho e o impacto no Turismo da Madeira.

A segunda parte do curso (online) "Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional" terminou no dia 18 de novembro, sendo que a primeira parte (presencial) decorreu entre 27 e 28 de outubro nas instalações da ARDITI. Através deste curso, foi possível proporcionar aos participantes uma visão geral das boas práticas de outras regiões europeias de forma a ajudá-los na implementação de estratégias RIS3 transregionais, estratégias de especialização inteligente. Houve também espaço de reflexão, debate e formulação de necessidades para futuras candidaturas Interreg MAC. Saiba mais.


No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, no dia 16 de novembro, os investigadores Andreia Braga-Henriques, João Canning-Clode e João Monteiro fizeram apresentações no âmbito do Seminário "Pressões Humanas no Mar Profundo da Madeira", que teve lugar no Colégio dos Jesuítas. Saiba mais

O CQM - Centro de Química da Madeira, realizou entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento A Química é Divertida®. Este evento enquadrou-se na "Semana da Ciência e da Tecnologia 2022" e é considerado o evento mais antigo de divulgação da Química e da Bioquímica do país.


Nuno Nunes, participou na conferência “Um Festival de Algas 2”, em Edimburgo, Escócia, entre os dias 23 e 25 de novembro. A sua apresentação intitulou-se “Adopting the red macroalgae Grateloupia lanceola, collected in Madeira archipelago offshore fish farms, to extract multiple products through a biorefinery strategy”. O investigador desenvolve investigação de pós-doutoramento sobre o tema “Utilização da biorrefinaria como estratégia no processamento de algas e obtenção de novos produtos de base biológica, incrementando a sustentabilidade da economia local”, financiado pela ARDITI.


Sergi Bermúdez i Badia, foi um dos oradores principais da International Conference on Graphics and Interaction – ICGI’2022, em Aveiro, no dia 3 de novembro, com a apresentação "Applications of VR to Stroke Rehabilitation and Fitness Training". Já no dia 29 de novembro, Sergi participou no IX Colóquio Internacional "Olhares sobre o Envelhecimento 2022, no Colégio dos Jesuítas.

visitaS


Duas turmas de alunos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes fizeram visitas de estudo à ARDITI no âmbito da disciplina "Sociedade, Tecnologia e Ciência" a 10 e 17 de novembro, com o objetivo conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos investigadores. Os alunos tiveram oportunidade de testar projetos diferentes, do NeuroRehabLab, demonstrações a cargo dos investigadores Teresa Paulino, Rita Costa e Diogo Branco, e outro do MARE-Madeira, por parte do investigador Pedro Abreu e Jocelyne Pestana.

Uma turma do Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel do IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira esteve nas nossas instalações, no dia 16 de novembro. Victor Azevedo elucidou-os sobre o funcionamento das impressoras 3D e fez uma visita guiada ao laboratório de prototipagem. Seguidamente, os investigadores Pedro Abreu e Jocelyne Pestana, mostraram como funciona a aplicação ARDome.

Nos Media


Acerca da participação no intercâmbio internacional em Espanha: 1) Drones do COM e ARDITI em Exercícios em Espanha, 1 de novembro, no Jornal da Madeira; 2) Drones do COM e ARDITI com balanço positivo em Espanhaartigo publicado no dia 7 de novembro, no Jornal da Madeira; 3) Primeiro drone de combate desenvolvido em Portugal, publicado no Correio da Manhã, a 10 de novembro.

OUTROS


A ARDITI faz parte da Rede Nacional dos Digital Innovation Hubs, com o Polo Smart Islands Hub. Veja o vídeo da IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, que explica o que são os pólos de inovação digital.


O curso “Islands Innovation - Accelerate innovation on your island”, para se tornar facilitador de workshop (certificado) de inovação e desenvolvimento sustentável para ilhas teve a sua primeira edição. Este curso, que teve início a 22 de novembro, foi um dos resultados obtidos do projeto Islands of Innovation, o qual está alojado na plataforma Islands Innovation, uma rede mundial de ilhas que se associou ao projeto, mais detalhes aqui.


Encontram-se disponíveis para consulta os Resultados Provisórios da 1ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual, tendo em vista a celebração de 4 contratos de trabalho com investigadores/as doutorados/as, ao abrigo do Regulamento do Emprego Científico da ARDITI.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.