Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 49

ARDITI: Newsletter nº 49

Newsletter

Maio, 2022

EM DESTAQUE


Os novos edifícios no Madeira Tecnopolo, para a instalação da ARDITI e da Startup Madeira foram apresentados, no dia 27 de maio, pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, tendo ainda contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia e dos Presidentes, representantes e membros das entidades. De acordo com Miguel Albuquerque, estas novas instalações irão "permitir ter áreas de investigação com melhor funcionalidade, mais amplas", e que desta forma, fique concentrada toda a área da investigação, na área da Universidade da Madeira. Estima-se que a obra esteja concluída em 2025.

 

Publicações


From Plates to Baits: Using a Remote Video Foraging System to Study the Impact of Foraging on Fouling Non-Indigenous Species, com co-autoria de Sahar ChebaaneJoão Canning-ClodePatrício Ramalhosa, Janina Belz, Nuno CastroInês ÓrfãoJuan Sempere-Valverde, Aschwin Engelen, Miguel Pais e João Monteiro publicado na revista Marine Science and Engineering.


Deep learning and the Oceans, com co-autoria de Marko Radeta, Agustin Zuniga, Naser Hossein Motlagh, Mohan Liyanage, Rúben Freitas, Moustafa Youssef, Sasu Tarkoma, Huber Flores, Petteri Nurmi, publicado no na revista Computer.

TrabalhoS de campo


Sara Pereira e Carlos Lucas realizaram uma ação de limpeza na praia Formosa com uma turma do 3º ano da Escola Visconde Cacongo. Os investigadores sensibilizaram os alunos para a problemática do lixo marinho e orientaram a categorização do lixo encontrado.


Sílvia Almeida esteve no Plymouth Marine Lab, no Reino Unido, durante nove dias, onde esteve envolvida nos procedimentos de planeamento e preparação do trabalho de campo de drones com a equipa do laboratório. O trabalho de campo visou avaliar a viabilidade de monitorizar as ostras do Pacífico, usando imagens de drones tiradas em baixas altitudes e aproveitando a inteligência artificial para detetar e classificar as ostras do Pacífico em áreas entre-marés. O trabalho iniciado com a equipa de Plymouth será continuado de perto com a troca de conhecimento para publicação dos resultados dos modelos criados pela inteligência artificial e explorar os dados multiespectrais para conhecer as abordagens. 

Ações EM Escolas E EnTIDADES


Sara Pereira esteve no Centro Comunitário Regional onde levou a cabo duas sessões de sensibilização sobre lixo marinho, um problema emergente e global com significativo impacto ambiental, económico e social.

Soledad Álvarez e Patrício Ramalhosa estiveram na Escola BS/PE Calheta a orientar a atividade prática "À procura de microplásticos" com duas turmas do 9º ano. Esta iniciativa foi organizada em colaboração com a Câmara Municipal da Calheta Madeira e enquadrou-se nas ações de consciencialização da Bandeira Azul e projetos Oceanlit e Implamac.


Sónia Costa esteve na Escola Horácio Bento Gouveia a falar para uma turma do 8º ano sobre o Oceano e a sua importância para a vida na Terra, bem como das ameaças humanas, como por exemplo o aquecimento global, a poluição, entre outras.

O investigador Rui Vieira esteve na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, como orador das palestras "Aplicações de um sistema de previsão meteo-oceanográfico no arquipélago da Madeira" e "A importância de um sistema de radar de alta frequência no estudo costeiro". A audiência foi composta por alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos.

EVENTOS


No dia 5 de maio, decorreu o webinar "DIHs como aceleradores da transição verde e digital". Rui Caldeira fez a abertura deste evento e David Aveiro apresentou o DIH - Smart Islands Hub. Este evento teve como objetivo dar a conhecer como os Digital Innovation Hubs podem ajudar as empresas no caminho da transição digital e verde.


No âmbito do projeto Interreg Europe Islands of Innovation, realizou-se, no dia 6 de Maio, o evento "Talks for Innovation Live from ARDITI". Foi um webinar em formato híbrido, envolvendo convidados locais e online, incluindo os parceiros do projeto, através da plataforma Microsoft Teams, com transmissão em direto pela Internet. O evento teve por base uma conversa moderada por Paulo Abreu, gestor de projetos e responsável pela participação da ARDITI no projeto. Leia mais...


João Canning-Clode foi orador no Seminário “Desafios das Alterações Climáticas em Regiões Insulares”. O investigador abordou o tema “Importância da Monitorização Marinha em Contexto de Alterações Climáticas: O Caso de Estudo do Porto Santo, no Painel II – Investigação e inovação no Porto Santo, no dia 10 de maio, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.


Os investigadores do ITI/LARSyS, Morgado Dias, Fábio Mendonça e Diogo Freitas, lideraram o workshop "Inteligência Artificial: Uma Introdução à Aprendizagem Automática em Python" que decorreu na ARDITI, entre 23 de abril e 14 de maio. Leia mais...


Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira organizaram um encontro escolar regional de robótica submarina no dia 18 de maio, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Penteada, enquadrado no projeto “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”. Nos últimos dois anos letivos, alunos do 9º ao 12º ano, de cerca de 50 escolas dos Açores, Algarve, Madeira e Lisboa (áreas de abrangência do projeto) construíram pequenos robôs submarinos a partir de um kit desenvolvido para o efeito, apresentaram, testaram e partilharam as suas experiências sobre o trabalho desenvolvido. O encontro contou com a presença de cerca de 90 alunos e professores e marcaram presença 8 escolas que durante o ano letivo participaram no projeto escolar e construíram pequenos ROVs.


A ARDITI, como parceira do projeto SmartBLUE F, celebrou no dia 19 de maio, na ilha de La Palma e Gran Canaria, o dia Marítimo Europeu 2022 com as primeiras jornadas da Aliança Marinho-Marítima da Macaronésia (A3M). Nestas, estiveram presentes Virgínia Catanho, Aracelis Rajnauth e Esmeralda Faria e o técnico especialista Alberto Grilo.


No dia 20 de maio realizou-se na ARDITI um seminário liderado pelo professor e investigador Thomas Dellinger sobre o trabalho intitulado "Long-term monitoring of in-water abundance of juvenile pelagic loggerhead sea turtles (Caretta caretta): Population trends in relation to North Atlantic Oscillation and nesting". Leia mais.


No âmbito do projeto FiiHUB, financiado pelo programa INTERREG MAC, a ARDITI e a ACIF-CCIM organizaram o FIWARE Camp Madeira, que teve lugar no Colégio dos Jesuítas, entre os dias 25 e 26 de maio. Temas como "Regiões Inteligentes" e "Mobilidade e Logística" foram abordados tendo também sido realizados workshops técnicos. Este evento foi orientado para PMEs, start-ups e grandes empresas e contou com palestras de peritos mundiais e de especialistas regionais. Os vídeos das transmissões via YouTube deste evento estão disponíveis no canal do Smart Islands Hub.


Decorreu no dia 31 de maio, na Casa da Luz, o I Encontro Regional Escola Azul, organizado pela Direção Regional do Mar. Este evento, que controu com a participação de João Canning-Clode, foi um momento de partilha das Escolas Azuis da Região sobre o trabalho que têm vindo a realizar em prol do Oceano. A Madeira conta já com 30 Escolas Azuis. O Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI é membro e parceiro da Comissão Científico-Pedagógica da Escola Azul.

VISITAS


No âmbito do evento FIWARE Camp Madeira, Dulce Pacheco recebeu a visita de dois parceiros do projeto FiiHUB, vindos dos Açores, da FRCT e Nonagon. Após uma reunião de projeto com os visitantes, Dulce e a gestora do projeto, Cátia Jardim, os Açoreanos tiveram a oportunidade de ver alguns dos trabalhos desenvolvidos e conhecer alguns dos investigadores da ARDITI.


Um grupo constituído por alunos e professores da Escola Secundária de Santa Maria (Sintra), Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre (Madeira), Escola Profissional de Capelas (Açores) e Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), acompanhados pelos membros do projeto ROV4ALL, Sónia Costa e Carlos Lucas e Ana Ramos, do Centro Ciência Viva Tavira, estiveram a 16 de maio em Lisboa, onde visitaram a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) para conhecer o trabalho desta entidade e ver o funcionamento do ROV Luso. Visitaram também o Pavilhão do Conhecimento onde tiveram oportunidade de ver e interagir com três exposições (Tcharan, Explora e Água - uma exposição sem filtro).


No dia 30 de maio, recebemos a visita da comitiva do Roadshow EA-IDEIA 2022 - Madeira, Marinha e Fórum Oceano nas instalações da ARDITI. A Marinha realiza anualmente um Roadshow em prol da dinamização da inovação e do aprofundamento da colaboração com a academia e a indústria, com vista ao estabelecimento de parcerias e iniciativas de cooperação, promovendo a identificação de oportunidades de projetos de inovação aberta e colaborativa.


Recebemos a 31 de maio, uma visita no âmbito do projeto Erasmus+ "Youngsters of Generation Z Learning to Manage and Control the Technology in a Positive Way by Robocoding", uma mobilidade da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. O projeto, focado no uso correto das tecnologias, programação e robótica, contou com demos por parte de investigadores do projeto Marítimo Training Lab - MTL, do ITI/LARSyS e de investigadores do Laboratório de Prototipagem. Os alunos visitantes tinham idades entre os 12 e os 15 anos e eram oriundos de países como a República Checa, Turquia, França, Holanda, Eslovénia e Portugal.

Nos Media


João Canning-Clode foi eleito presidente do Grupo de Trabalho sobre Introdução e Transferência de Organismos Marinhos (WGITMO). É a primeira vez que um investigador português preside a este grupo do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), uma organização intergovernamental de ciências marinhas que procura respostas sobre o estado e o uso sustentável dos nossos mares e oceanos. O mandato, que terá início em Janeiro de 2023, terá uma duração de 3 anos. Notícia que foi amplamente divulgada na Antena 1, DN Madeira, JMFunchal Notícias.


Rui Caldeira escreveu um artigo de opinião para o Açoriano Oriental sobre "Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia nas Regiões Insulares", publicado a 5 de maio, refletindo sobre o investimento em Ciência nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Leia mais.


O projeto FORWARD foi mencionado na comunicação social regional, a par de uma reunião no âmbito deste projeto com representantes regionais em Bruxelas. A eurodeputada Sara Cerdas defendeu a criação de um gabinete da RAM em Bruxelas, para defender os interesses da Região.

Na foto, a eurodeputada Sara Cerdas com Lúcio Quintal coordenador do projeto FORWARD e Claudio Mantero em representação do projeto. Leia mais.


‍O Governo Regional autorizou, a 12 de maio, a celebração de um contrato-programa com a ARDITI para o Polo de Inovação Digital Smart Islands Hub (SIH), que tem por objetivo a transição Digital e Verde da Região Autónoma da Madeira, no âmbito dos programas Europa Digital e Portugal Digital. Leia a notícia publicada no JM.

A 11 de maio, foi celebrado um protocolo de cooperação entre a ARDITI e a Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, com o objetivo de desenvolver trabalhos em conjunto, focados na Inovação, durante os próximos três anos. Leia mais.


Página mensal da ARDITI de "Ciência e Tecnologia" de maio, publicada no Diário de Notícias da Madeira, está disponível aqui.

Acerca do Encontro Escolar Regional de Robótica Submarina, no âmbito do projeto ROV4ALL, foram publicadas notícias no JM e no DN Madeira.

‍O anúncio feito pelo Presidente do Governo Regional quanto às novas instalações da ARDITI no futuro. Veja o vídeo.

‍Acerca do evento FIWARE Camp Madeira, que foi divulgado na comunicação social, no JM.


Sobre o evento em La Palma do dia Europeu 2022, foi publicado um artigo no jornal La Provincia, o qual destaca o projeto SmartBLUE F. Leia aqui.

Artigo acerca da aprovação do projeto Horizonte Europa intitulado "Abordagens de Sistemas Marinhos para Resiliência da Biodiversidade e Sustentabilidade dos Ecossistemas (Marine SABRES)", com orçamento total de 10 milhões de euros e 22 parceiros europeus.


‍Relativamente à apresentação pública dos novos edifícios para a instalação da ARDITI e Startup Madeira, foram publicadas notícias revelando mais pormenores no DN Madeira, quanto aos edifícios e a sua construção, e na Antena 1 (áudio).

Ricardo Rocha deu uma entrevista para o Público, cujo artigo intitula-se 'Ricardo Rocha: “Se perdermos esta riqueza biológica, há muito pouco que possamos fazer para voltar atrás”'.

OUTROS


A equipa do MARE-Madeira retoma em maio as atividades de mapeamento e habitat, trabalhos de campo que exigem que as condições meteorológicas estejam favoráveis. Estas atividades passam por obter imagens aéreas de drones, sensoriamento remoto UAS e pesquisas de sonar USV para mapear ambientes rasos. Estas tecnologias e métodos estão a ser usadas para batimetria rasa e avaliações fisiográficas de habitats costeiros submersos que podem ser usados em estudos de ecologia, monitorização costeira e batimetria de mapas em áreas rasas onde pesquisas de sonar de embarcações são difíceis ou impossíveis.

Sónia Costa e Sara Pereira participaram na 10.ª edição do Congresso Anual de Comunicação de Ciência – SciComPt 2022, nos Açores, com uma comunicação oral, uma demonstração na exposição do congresso e numa mesa redonda sobre a comunicação de ciência em regiões remotas. Sara Pereira, Sónia Costa, Carlos Lucas, Sandra Caeiro, "Lixo marinho – limpezas de praia como forma de consciencialização e corresponsabilização"; mesa redonda: "É possível comunicar ciência em qualquer região?", Carla Dâmaso, Maria Vicente, Sérgio Ávila, Sónia Costa e um representante da Agência Ciência Viva; Expo SciComPt2022: Sónia Costa, Carlos Lucas, Rui Caldeira, "ROV4ALL - Construção de robôs submarinos em contexto escolar". A participação das investigadoras foi financiada pelo programa de mobilidades de curta duração do projeto FORWARD. 


Filipe Alves deu uma palestra sobre os "Desafios de conservação da megafauna marinha em habitats remotos" na 7ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger, que decorreu entre os dias 13 e 14 de maio, conferência organizada pelo Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa. Veja o vídeo online do primeiro dia da conferência.

Vários investigadores do ITI/LARSyS estiveram na conferência internacional ACM CHI 2022 - conferência de Factores Humanos em Sistemas de Computação, entre 30 de abril e 5 de maio, em Nova Orlães, EUA. Os investigadores apresentaram seis artigos, sendo que o artigo de Hugo Nicolau recebeu o prémio de melhor artigo Investigating the Tradeoffs of Everyday Text-Entry Collection Methods. Mais aqui.


Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira, MARE-Madeira/ARDITI obtiveram informações surpreendentes de uma baleia-piloto marcada na costa da Madeira. Depois de marcado, o cetáceo deslocou-se para as ilhas Canárias e mostrou uma preferência potencial pelas ilhas ocidentais. Estes dados, juntamente com outros dados de biólogos que mostram um padrão semelhante, serão investigados para compreender a importância das Ilhas Canárias ocidentais para as baleias-piloto da Macaronésia. Veja aqui o vídeo mostra o percurso deste cetáceo.


‍Assista ao vídeo do primeiro mergulho de um ROV em Olhão, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, uma atividade no âmbito do projeto ROV4ALL.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.