Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 47

ARDITI: Newsletter nº 47

Newsletter

Março, 2022

Publicações


The Status of Marine Megafauna Research in Macaronesia: A Systematic Review, com co-autoria de Ashlie McIvor, Collin T. Williams, Filipe Alves, Ana Dinis, Miguel P. Pais e João Canning-Clode, publicado na revista Frontiers in Marine Science.


Species-specific responses to land-use change in island insectivorous bats, com co-autoria de Diogo Ferreira, Rory Gibb, Adrià Lopez-Baucells, Nuno J. Nunes, Kate E. Jones e Ricardo Rocha, publicado na revista Nature Conservation.


Reproductive phenologies of phyllostomid bats in the Central Amazon, com co-autoria de Ricardo Rocha, publicado na revista Mammalian Biology.

Trabalhos de campo


Os investigadores Patrício Ramalhosa, Soledad Álvarez e Anna Diem, estiveram em trabalho de campo com a colaboração de investigadores da Universidade de Koblenz-Landau, Alemanha. Estes estão a dedicar-se a um novo estudo relacionado com os detritos plásticos que se incrustam nas superfícies costeiras rochosas. Com este estudo, pretendem descobrir o tempo que leva a se depositarem estes plásticos, tendo sido amarradas cordas em rochas, em diferentes locais na Madeira para este fim.

Ações COM Escolas E EnTIDADES


No dia 7 de março, os alunos de diversas turmas do 8º ano da Escola Horácio Bento Gouveia tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a temática “Importância dos campos de rodólitos”, algas calcárias vermelhas que vivem soltas sobre fundos arenosos ou mistos dos oceanos e que têm como principal função fixar o carbono produzido pelos seres humanos. Esta ação foi dinamizada por Pedro Neves.


"Mergulhando com o cachalote" foi a atividade dinamizada no início do mês pela investigadora Rita Ferreira, orientada para alunos do 3º e 4º ano da escola EB1/PE de Câmara de Lobos, na qual as crianças estiveram envolvidas.


A fim de falar sobre temas relacionados com o contexto geomorfológico do arquipélago da Madeira e conservação ambiental, Sílvia Almeida e Sónia Costa estiveram no dia 8 de março no Estabelecimento Prisional do Funchal. As investigadoras dinamizaram a atividade "Quiz Madeirense" para um grupo de pessoas daquele estabelecimento.


Sónia Costa foi recebida por turmas do 3º e 4º anos da Escola do Campanário, no âmbito do programa Escola Azul e enquanto autora e ilustradora do livro "A longa viagem de Angui e Luna", falou sobre o ciclo de vida da enguia-europeia e de algumas ameaças que afetam esta e outras espécies aquáticas.


O investigador Ricardo José realizou experiências utilizando um kit de biotecnologia orientadas para alunos de uma escola. Estes puderam testar o efeito de diversos fatores ambientais no crescimento de microalgas e rotíferos.


As investigadoras Sónia Costa e Inês Órfão estiveram no dia 16 de março, no Estabelecimento Prisional do Funchal onde falaram da importância dos ecossistemas de água doce e, em particular, das ribeiras na Madeira.


Os investigadores Soledad Álvarez e Carlos Lucas estiveram a 16 de março na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a dinamizar uma atividade teórico-prática "À procura de microplásticos", para alunos do 9º ano.


Sónia Costa esteve a 23 de março na Escola Secundária Jaime Moniz onde promoveu a palestra "Poluição marinha: das causas às consequências". A sessão foi organizada pelos alunos do grupo de PAF com a temática "Lixo Marinho" do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da turma CEF61.


Sara Pereira realizou, a 23 de março, uma sessão sobre Lixo Marinho para um grupo de 37 estudantes e professores da Alemanha, Espanha, Sérvia e Letónia, no âmbito do projeto Erasmus 'Sustainability: Europe’s Future, na Escola Secundária de Francisco Franco.


No dia 25 de março, investigadores do OOM dinamizaram várias atividades. Sara Pereira e Carlos Lucas dinamizaram a atividade prática "À procura de microplásticos" para alunos do 10º ano da Escola Secundária de Francisco Franco; Cátia Azevedo e Alexandra Rosa apresentaram o tema "A física do oceano e da atmosfera" para 3 turmas do 9º ano, na Escola Apresentação de Maria - Funchal; e Sónia Costa concretizou a palestra "As migrações dos animais marinhos" na Escola da Lourencinha para 2 turmas do 4º ano.


Inês Órfão esteve, a 31 de março, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, onde foi recebida para realizar uma palestra para alunos de duas turmas do 7º ano "Ribeira: um importante ecossistema". Fazendo esta escola parte das Escolas Azul na Madeira, esta atividade foi realizada no âmbito do programa de Flexibilidade Curricular destas turmas, cujo tema é "O local onde eu vivo".

BREVEMENTE


Dia 5 de maio irá decorrer o webinar "DIHs como aceleradores da transição verde e digital". De que forma os DIH podem ajudar as empresas no caminho da transição digital e green? Tecnologias digitais para PMEs? Estas são algumas das questões que serão abordadas. Inscreva-se em https://bit.ly/DIHWebinar.

VISITAS


A 15 de março, Rui Caldeira fez uma apresentação informal da agência para um grupo de professores de Erasmus+, cuja formação em ferramentas digitais para avaliação online decorreu no Edifício Madeira Tecnopolo. Leia mais.


O novo Comandante da Zona Marítima da Madeira visitou a ARDITI, a 14 de março, para se inteirar do funcionamento da agência. Rui Caldeira explicou pormenorizadamente as potencialidades da ARDITI. Leia mais.


Recebemos, no dia 21 de Março, uma turma de alunos da disciplina "Desenvolvimento da Pessoa ao Longo do Ciclo Vital”, do primeiro ano do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da Universidade da Madeira, em Serviço Familiar e Comunitário, que esteve na ARDITI a conhecer alguns trabalhos de diferentes investigadores. Leia mais.


A 23 de março, Rui Caldeira, recebeu na ARDITI membros do Conselho de Administração da ANACOM, entre eles, o responsável da delegação da Madeira, onde fez uma apresentação seguida de uma visita às instalações no piso -2 do edifício Madeira Tecnopolo.

Nos Media


Desde janeiro de 2022 que a ARDITI passou a ter uma página no Diário de Notícias da Madeira dedicada à divulgação, com periodicidade mensal. Consulte as páginas de janeiro, fevereiro e março.

Saiba mais.

CHAMADA DE TRABALHOS


A pós-doutorada Sonia Gueroun é editora convidada da edição especial da revista Diversity intitulada "Gelatinous Zooplankton Diversity and Distribution in a Changing Ocean". Esta edição faz parte da secção "Biodiversity Loss & Dynamics". Está aberta a submissão de manuscritos para esta edição cujo prazo é 15 de setembro de 2022. Mais informações.

OUTROS


O artigo, escrito por investigadores do MARE-Madeira, intitulado "Novel approach to enhance coastal habitat and biotope mapping with drone aerial imagery analysis" foi transferido 3.244 vezes em 2021, posicionando-o no top 100 dos artigos de ecologia mais transferidos na revista Scientific Reports. Este artigo foi publicado em Janeiro de 2021 e está acessível aqui.


Durante a manhã de 16 de março, os investigadores do Laboratório de Prototipagem acolheram três alunos do 10º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Estes alunos com interesse nas áreas de Engenharia Mecatrónica, Engenharia Informática e Computação, foram selecionados no âmbito do Programa Exploração Vocacional daquela escola. Leia mais.


A jornalista e escritora Elsa Páscoa lançou, o livro «Mulheres e a Tecnologia». A obra reúne opiniões e relatos de trinta mulheres entrevistadas, de diversas gerações, áreas e perfis. Das entrevistadas, é de realçar os testemunhos de investigadoras da ARDITI, Alexandra Rosa, Sílvia Almeida, Sara Tranquada, Teresa Paulino e Elsa Fernandes.


Alejandro Bernal, aluno de doutoramento, está temporariamente a fazer investigação em Espanha, no Centro de Estudos Avançados de Blanes, financiado pelo programa Erasmus+. Na sua tese de doutoramento, Alejandro está a explorar os processos e mecanismos ecológicos subjacentes às respostas das florestas de macroalgas aos impactos das pressões e fatores humanos em habitats em diferentes tipos de marés.


O MOOC (Massive Open Online Course) "Lixo marinho: conciencializar para atuar" concluiu no dia 21 de março. Numa sessão síncrona, contámos com a participação do investigador João Canning-Clode. No total, participaram 198 formandos.

RECRUTAMENTO


Concurso para atribuição de bolsa de iniciação à investigação para aluno de Licenciatura  na área de Engenharia Informática para o projeto de investigação SEE_App. Data limite de candidatura: 6 de maio de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de 2 bolsas de investigação para alunos inscritos em curso universitário na área de Engenharia Informática, para projeto de Processamento de Linguagem Natural. Data limite de candidatura: 6 de maio de 2022. Anúncio.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI