Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 45

ARDITI: Newsletter nº 45

Newsletter

Janeiro, 2022

Publicações


Impact of Flash Flood Events on the Coastal Waters Around Madeira Island: The “Land Mass Effect, publicado na revista Frontiers in Marine Science | Coastal Ocean Processes com co-autoria de Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso, Rui Vieira, Ricardo Faria e Rui Caldeira.


Planktonic Ctenophora of the Madeira Archipelago (Northeastern Atlantic), publicado na revista Zootaxa com co-autoria de Sonia Gueroun, Susanne Schäfer, Soledad Alvarez, Francesca Gizzi, João Monteiro, João Canning-Clode e Carlos Andrade.


Polyp loss and mass occurrence of sea urchins on bamboo corals in the deep sea: an indirect effect of fishing impact?, publicado na revista Ecology, com co-autoria de Andreia Braga-Henriques.


First Assessment of the Impacts of the COVID-19 Pandemic on Global Marine Recreational Fisheries, publicado na revista Frontiers in Marine Science, com co-autoria de Mafalda Freitas e Filipe Henriques.


Portugal leads with Europe's largest marine reserve, artigo de opinião publicado na revista Nature, com co-autoria de Filipe Alves, João Monteiro, João Canning-Clode.


Length-weight relationships for eight Chondrichthyes from the north-eastern Atlantic Ocean, publicado na revista The Egyptian Journal of Aquatic Research com co-autoria de Mafalda Freitas, Manuel Biscoito, Manfred Kaufmann e Ricardo Sousa.


Determination of phthalic acid esters and di(2-ethylhexyl) adipate in fish and squid using the ammonium formate version of the QuEChERS method combined with gas chromatography mass spectrometry, publicado na revista Food Chemistry, com co-autoria da aluna de doutoramento Annalisa Sambolino, Ana Dinis e João Canning-Clode.


A sea of possibilities for marine megafauna, artigo de opinião publicado na revista Science, cujo primeiro autor é Filipe Alves.


Population Density, Reproduction Cycle and Nutritional Value of Sphaerechinus granularis (Echinodermata: Echinoidea) in an Oceanic Insular Ecosystem, publicado na revista científica Frontiers in Marine Science, com co-autoria de Sílvia Lourenço, Ricardo José, Pedro Neves, Carlos Andrade e Cláudia Ribeiro.


Designing with teenagers: A teenage perspective on enhancing mobile museum experiences, publicado na revista Child-Computer Interaction, da autoria de Vanessa Cesário, Valentina Nisi.

Trabalhos de campo


Numa das saídas de mar realizadas em janeiro nas águas da costa Norte da ilha da Madeira, a equipa do Whale Tales Project pode observar uma família de baleias de bico de Blainville. Mais detalhes acerca do projeto.


Entre 9 de dezembro de 2021 e 13 de janeiro de 2022, Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso e Jesus Reis participaram numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação Sonne, do GEOMAR/University Kiel (Alemanha).

Leia mais...


A aplicação desenvolvida pelos investigadores do projeto INTERTAGUA está em fase de testes em mar aberto, na Madeira, com o objetivo de recolher dados. Saiba mais acerca deste projeto.

Ações COM Escolas


Sara Pereira, aluna de doutoramento, esteve a 10 de janeiro na Escola Básica dos Louros a realizar uma ação de sensibilização sobre lixo marinho, para os alunos do 8º1. Nos dias 18, 21 e 28 de janeiro, esteve também na  Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva onde realizou atividades sobre a mesma temática com alunos do 10º ano. Estas ações fazem parte do seu trabalho de doutoramento, cuja tese intitula-se “Sensibilizar e responsabilizar a população pela problemática do lixo marinho na ilha da Madeira: um estudo de caso”. Inserem-se também no conjunto de ações de sensibilização dos projetos ALIMAR - Ação Lixo Marinho e OceanLit.


Sob a orientação de Sara Pereira e colaboração de Carlos Lucas, uma turma de alunos do 5º ano da Escola Básica dos Louros deslocou-se à Praia Formosa para uma ação de limpeza. Este tipo de iniciativas servem para sensibilizar e consciencializar os envolvidos para o problema do lixo marinho. Realizado no âmbito dos projetos Alimar Ação Lixo Marinho e Oceanlit Project.‍


A 19 de janeiro, a investigadora Ana Dinis esteve no Liceu Jaime Moniz a falar sobre o projeto Whale Tales para uma turma do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6, explicando que informações se pode obter sobre o meio marinho através das baleias.

Foi para uma audiência de 40 formandos dos cursos EFA da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco que, no dia 24 de janeiro, o investigador Rodrigo Silva apresentou o tema "Como estudar as comunidades e habitats marinhos na Madeira?".

Lá Fora


Dois artigos científicos acerca do projeto MEMEX foram apresentados em dezembro de 2021 por investigadores do Interactive Technologies Institute - ITIO primeiro foi apresentado na conferência EAI ArtsIT 2021 entre 2 e 3 de dezembro intitulado Promoting Social Inclusion Around Cultural Heritage Through Collaborative Digital Storytelling por Vanessa Cesário, Albert Acedo, Nuno Nunes, Valentina Nisi. O segundo People-Place Interactions: From Pictures and Stories to Places and Sense of Place foi escrito pelos mesmos autores e apresentado na conferência IASDR 2021 entre 5 e 9 de dezembro. Durante o mês de dezembro, Vanessa Cesário conduziu várias sessões usando diferentes métodos participatórios em Lisboa no âmbito do projeto MEMEX, que incluiu um misto de migrantes e parceiros como participantes. 

Nos Media


João Canning-Clode escreveu uma coluna para O Jornal Económico Madeira, a qual foi publicada a 14 de janeiro. Leia aqui.


Vídeo do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM que mostra imagens dos projetos Observatório Oceânico da Madeira e Centro de Química da Madeira, ambos geridos pela ARDITI, financiados através do Programa Operacional Madeira 14-20. Veja aqui.


Foi noticiado no telejornal da RTP Madeira, a 29 de janeiro, a campanha oceanográfica CONNECT, realizada nas águas do Atlântico, a bordo do navio Sonne, na qual os investigadores da ARDITI participaram. Veja a reportagem.


Na sequência dos artigos de opinião de Filipe Alves publicados nas revistas Nature (Portugal leads with Europe's largest marine reserve) e Science (A sea of possibilities for marine megafauna), o investigador foi entrevistado por alguns meios de comunicação social, incluindo a revista Wilder, o Diário de Notícias da Madeira e a RTP Madeira.


O MOOC “Lixo marinho: Consciencializar para atuar”, que faz parte da oferta pedagógica da AULAbERTA da Universidade Aberta de Portugal, em parceria com o Observatório Oceânico da Madeira, MARE-Madeira e CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research, FCT/Universidade NOVA de Lisboa, foi notícia no Diário de Notícias da Madeira a 24 de janeiro. Este curso online decorre de 14 a 21 de março. Mais informação aqui.

VISITAS


O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esteve a 18 de janeiro nas instalações da ARDITI, onde se inteirou do andamento do projeto “Sentinela Atlântica”. A visita serviu para o presidente da ARDITI, Rui Caldeira, explicar em que fase de produção estão os sistemas aéreos não tripulados e dar a conhecer ao novo Comandante Operacional da Madeira este projeto feito na Região por investigadores madeirenses. Mais detalhes.


No dia 25 de janeiro, recebemos um grupo de 5 alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, que visitou o Laboratório de Prototipagem, no piso -2 da ARDITI.

EVENTOS


A 31 de janeiro teve lugar a 4ª sessão do webinar “Técnicas de produção de invertebrados”, promovido pelo Projeto AquaInvert, com o tema “Técnicas de Crescimento e Especificidades”. O projeto AquaInvert assenta na cooperação e no desenvolvimento conjunto de capacidades técnico-científicas através da colaboração entre Canárias, Açores e Madeira, sobre o tema da Aquacultura sustentável de invertebrados marinhos. Sobre o projeto.


A V Conferência Regional MaRaM, organizada pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, decorreu a 26 janeiro e contou com a comunicação do Presidente da ARDITI, Rui Caldeira, intitulada: "Sistemas Meteo-Oceanográficos Aplicados à Monitorização e Poluição Costeira". Esta conferência foi organizada no âmbito da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

OUTROS


No âmbito do projeto Whale Tales, um golfinho da espécie Steno bredanensis foi marcado ao largo da Madeira e há mais de 6 meses que transmite a sua posição. Através do registo da sua localização, constatou-se que já foi até aos Açores, passou a Oeste das Canárias dirigindo-se para a costa Africana, num total de 4000 km. Para seguir a localização deste e de outros cetáceos marcados pela equipa do MARE-Madeira, aceda ao link.


A pós-doutorada Sonia Gueroun é editora convidada da mais recente edição especial da revista Diversity intitulada "Gelatinous Zooplankton Diversity and Distribution in a Changing Ocean". Esta edição faz parte da secção "Biodiversity Loss & Dynamics". Está aberta a submissão de manuscritos para esta edição cujo prazo é 15 de setembro de 2022. O objetivo desta edição especial é de primeiramente enriquecer o nosso conhecimento sobre os padrões de distribuição espacial e/ou temporal da diversidade e abundância dos organismos gelatinosos, em segundo lugar a ecologia trófica do zooplâncton gelatinoso em cadeias alimentares marinhas e avaliações de risco relacionadas a espécies perigosas e, por último, o impacto das mudanças ambientais no zooplâncton gelatinoso. Mais informações acerca desta edição.‍‍


A pedido da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme ofício nº 11436 de 17/12/2021, vimos informar que a espécie Cortaderia selloana, vulgarmente conhecida por erva-das-pampas, penachos ou plumas, é uma espécie exótica invasora cuja propagação está descontrolada. Solicita-se a quem possua esta espécie nos seus jardins públicos ou privados, que a elimine.

RECRUTAMENTO


‍Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, para o projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho com o objetivo de desenvolver uma aplicação móvel para cidadãos e turistas do Porto Santo. Data limite de candidatura: 22 de fevereiro de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de 3 Bolsas de Iniciação à Investigação (BII) para alunos de Licenciatura na área de Sistemas de Informação, para o projeto GesFoGO – Rede integral de prevenção e gestão de incêndios florestais através de unidades móveis com georreferenciamento. Data limite de candidatura: 23 de fevereiro de 2022. Anúncio.


Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Sistemas de Informação, para o projeto CollMi. Data limite de candidatura: 23 de fevereiro de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Interacção Homem-Computador, para o projeto INTERWHALE. Data limite de candidatura: 24 de fevereiro de 2022. Anúncio.


Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Doutorado na área de Ciências Marinhas, para o projeto CleanAtlantic. Data limite de candidatura: 28 de fevereiro de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, Interação Homem-Computador para o projeto de investigação BRANT. Data limite de candidatura: 14 de março de 2022. Anúncio.


Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, Engenharia Informática, Eletrónica, Telecomunicações, Sistemas de Informação para o projeto de investigação MACBIOIDI2. Data limite de candidatura: 16 de março de 2022. Anúncio.

A CMU Portugal tem 12 bolsas de doutoramento disponíveis para estudo em universidades Portuguesas e um ano de investigação na Universidade de Carnegie Mellon. O período de candidaturas decorrerá de 15 de fevereiro a 31 de março. A 23 de fevereiro haverá uma sessão de esclarecimentos às 14h. Mais informações.

BREVEMENTE...


O workshop "Aplicação de ferramentas nutricionais digitais para optimização da alimentação em aquacultura" decorrerá a 25 de fevereiro de 2022, entre as 10h e as 12h, na sala Ursa Menor 2, no piso -1 do Madeira Tecnopolo, no Caminho da Penteada. Serão apresentadas as ferramentas nutricionais da SPAROS para optimização da alimentação de peixes, ilustrando a sua aplicação para a dourada. Este destina-se principalmente aos piscicultores e investigadores da RAM e inclui uma parte prática onde os participantes poderão usar o Feednetics com um conjunto de dados pré-definidos. As inscrições encontram-se abertas através do preenchimento do formulário.