Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 44

ARDITI: Newsletter nº 44

Newsletter

Dezembro, 2021

Bom Ano 2022!

Publicações


A New Signal of Tropicalization in the Northeast Atlantic: The Spread of the Spotfin Burrfish Chilomycterus reticulatus in Madeira Archipelago and Its Invasion, publicado na revista Diversity e com co-autoria de Nuno Castro, Susanne Schäfer, Paola Parretti, João Gama Monteiro, Francesca Gizzi, Sahar Chebaan, Emanuel Almada, Filipe Henriques, Mafalda Freitas, Rodrigo Silva, Marko Radeta e João Canning-Clode.


Spatial and temporal characterization of the exposure of island-associated cetacean populations to whale-watching in Madeira Island (NE Atlantic), publicado na revista Regional Studies in Marine Science, com autoria de Annalisa SambolinoFilipe AlvesMarc FernandezAnja Badenas KrakauerRita Ferreira e Ana Dinis.


Trabalhos de campo


Sílvia Almeida juntou-se a investigadores do ISPA-Instituto Universitário (MARE-ISPA) para recolher imagens aéreas adicionais e dados multiespectrais de três locais de estudo onde as comunidades intertidais são regularmente monitorizadas. Esta iniciativa colaborativa reúne investigadores do MARE-ISPA, FCUL e MARE Madeira e visa a utilização de novas soluções tecnológicas (ex: drones aéreos, imagens multiespectrais e inteligência artificial) para desenvolver e otimizar metodologias de ponta para mapear os habitats intertidais.


O Observatório Oceânico da Madeira continua a trabalhar em colaboração com o Núcleo de Iniciação e Experimentação de Sistemas Aéreos Não Tripulados do Comando Operacional da Madeira, na monitorização de correntes de superfície. A última saída no âmbito desta colaboração ocorreu no dia 06 de dezembro, na área das jaulas de aquacultura na Ribeira Brava (Aquabaía), para recolha de imagens que serão comparadas com os valores obtidos por um ADCP (medidor de correntes acústico) fundeado na mesma zona.


Já teve início , a 11 de dezembro e prolonga-se até 11 de janeiro de 2022, a campanha oceanográfica CONNECT - SO287 (GEOMAR) que conta com a participação dos investigadores do Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso e Jesus Reis. O objetivo principal desta campanha centra-se no estudo da conectividade biogeoquímica e ecológica entre as duas margens do Atlântico Norte.  

Mais informação sobre a campanha aqui

Ações COM Escolas


Sara Pereira esteve, nos dias 03 e 10 de dezembro, na Escola Secundária de Francisco Franco, onde realizou duas atividades sobre Lixo marinho com uma turma do 10º ano do Ensino Profissional. Estas atividades incluem-se também nos projetos ALIMAR - Ação Lixo Marinho, Oceanlit Project e Implamac project. No dia 13 de dezembro, realizou, com a mesma turma, uma ação de limpeza da Praia Almirante Reis.

Lá Fora


Nos dias 1 e 2 de dezembro, Ricardo Faria e Virgínia Catanho representaram a ARDITI em Las Palmas, Gran Canaria, na primeira reunião dos parceiros do projeto MAC-CLIMA. Da Madeira, também marcaram presença os representantes da DRAAC - Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

O Energía Gran Canaria - Consejo Insular de la Energía del Cabildo de Gran Canaria - lidera este projeto que tem por objetivo a criação de uma rede de observação científica internacional para poder definir estratégias coordenadas de monitorização climática, atmosférica e oceanográfica nas regiões da Macaronésia. Mais informação aqui.


A convite da Professora Corrine de Almeida, e pelo segundo ano consecutivo, investigadores da ARDITI (Rui Caldeira, Ricardo Faria e Marc Fernandez), ficaram responsáveis por lecionar a disciplina "Modelação dos Ecossistemas Marinhos" no Programa WASCAL, o qual tem o patrocínio do Ministério da Educação e da Investigação Alemão. O programa promove um Mestrado Internacional em “Alterações Climáticas e Ciências do Mar” na Universidade Técnica do Atlântico (UTA), com sede em Cabo Verde e é lecionado por vários cientistas de renome internacional.

Nos Media


 

‍O documentário MARE@Porto Santo 2020 foi transmitido na RTP Madeira no dia 29 de dezembro. O documentário relata uma expedição científica na ilha do Porto Santo organizada pelo MARE-Madeira em parceria com a Direção Regional do Mar. Está disponível para visualização aqui.