Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 43

ARDITI: Newsletter nº 43


Newsletter

Novembro, 2021

Publicações


Non-Indigenous Species on Artificial Coastal Environments: Experimental Comparison between Aquaculture Farms and Recreational Marinas, publicado na revista Journal of Marine Science and Engineering, com coautoria de Lydia Png-Gonzalez, Patrício Ramalhosa, Ignacio Gestoso, Soledad Álvarez e Natacha Nogueira

Combined Effects of Temperature and Salinity on Polyps and Ephyrae of 'Aurelia solida' (Cnidaria: Scyphozoa), publicado na revista na revista Diversity, com co-autoria de Susanne Schäfer, Sonia Gueroun, Carlos Andrade e João Canning-Clode. 

 

Small-scale fisheries in Madeira: recreational vs artisanal fisheries, publicado na revista Scientia Marina, com coautoria de Roi Martínez-Escauriaza, Francesca Gizzi, Lídia Gouveia, Nuno Gouveia e Margarida Hermida.

Spatial and temporal characterization of the exposure of island-associated cetacean populations to whale-watching in Madeira Island (NE Atlantic), publicado na revista Regional Studies in Marine Science, com coautoria de Annalisa Sambolino, Filipe Alves, Marc Fernandez, Anja Badenas Krakauera, Rita Ferreira e Ana Dinis.  

Workshops e outros eventos


André Freitas, Victor Azevedo e Vitor Aguiar participaram no Exercício DRONEX21, o primeiro em Portugal deste género, que reuniu durante três dias (3 a 5 de novembro) várias entidades numa ação coordenada pelo Comando Operacional da Madeira (COM). Este exercício juntou 36 operadores e 4 observadores e permitiu a interação de 14 drones militares e não militares em cenários construídos para testar a perícia dos operadores.

 


A ARDITI assinou, no dia 09 de novembro, um protocolo de cooperação com a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, com vista à exploração de uma área nova de investigação, denominada “Saúde com Mar”. Este protocolo vai permitir que a ARDITI colabore com outras entidades públicas e privadas, promovendo a multidisciplinaridade e a interação com os seus investigadores. Ler mais


 

Rui Caldeira e João Canning-Clode foram dois dos oradores do primeiro "Encontro do Mar", que decorreu nos dias 16 e 17 de novembro, e que foi organizado pela Direção Regional do Mar. Rui Caldeira apresentou a “Investigação meteo-oceanográfica na RAM” e João Canning-Clode falou sobre a “A importância da monitorização marinha em contexto de alterações climáticas: o caso de estudo do Porto Santo”.

 Foto: Direção Regional do Mar


A Representante do Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal visitou  a ARDITI no dia 23 de novembro. A visita de Vivia Chun-fei foi guiada pelo presidente do Conselho de Administração, Rui Caldeira, que a levou a conhecer o projeto Marítimo Training Lab - MTL, o NeuroRehabLab e o laboratório de prototipagem, onde estão a ser desenvolvidos projetos com boias e drones.


O relatório e a apresentação do seminário e workshop sobre a Excelência Científica em Investigação, intitulado "Rethinking 'Smart' Islands towards Self-Aware and Cooperative Hybrid Islands", que teve lugar nos dias 26 e 27 de outubro, estão disponíveis para download aquiEste seminário foi realizado no âmbito do projeto "FORWARD - Promoting Research Excellence in the European Outermost Regions" e foi organizado pela Universidade da Madeira e pela ARDITI.


 

Trabalhos de campo


Ente os dias 03 e 7 de novembro, vários investigadores do MARE-Madeira estiveram no Porto Santo onde realizaram vários trabalhos de campo. A equipa dedicou-se a trabalhos de monitorização de espécies invasoras, amostragens de lixo marinho, mapeamento de habitats com recurso a drones, mergulho científico e colocação de sensores de temperatura na zona rochosa entre-marés.


O programa de telemetria do MARE-Madeira/ OOM já marcou 4 espécies de baleias e golfinhos (17 animais) com biomarcadores de satélite. Os dados estão disponíveis no Movebank, na secção "Whales Telemetry - MARE-ARDITI / Oceanic Observatory of Madeira" e mostram que estas espécies se movimentam amplamente na área da Macaronésia.


Investigadores do MARE-Madeira/ARDITI têm instalado em algumas ribeiras da Ilha da Madeira dispositivos para medir os parâmetros da água. Isto permitirá estudar a variação da temperatura da água ao longo do ano nestas ribeiras e compreender como algumas espécies, em particular a enguia-europeia (Anguilla anguilla), lida com as condições ambientais.

Ações em Escolas


Paula Canada esteve na Escola Secundária de Francisco Franco, no dia 09 de novembro, onde falou sobre o tema "Aplicações do método científico - Investigação em Aquacultura" para alunos dos cursos EFA - Educação e Formação de Adultos.


 

No dia 10 de novembro realizou-se um workshop do projeto ROV4ALL sobre construção de ROVs educativos. O workshop destinou-se aos professores inscritos neste projeto e a dinamização esteve a cargo de Carlos Lucas e Sónia Costa.


Sara Pereira está a desenvolver o seu projeto de doutoramento na temática do lixo marinho com alunos das escolas do Funchal. Nesse contexto, durante o mês de novembro, esteve a realizar várias atividades nas escolas EB1/PE Visconde Cacongo e EB 2, 3 dos Louros.

 


‍Sónia Costa  dinamizou várias atividades em escolas da região durante o mês de novembro: Colégio de Santa Teresinha, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola  Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, EB1/PE do Caniço. As temáticas foram: "Mar - importância e ameaças", "Lixo marinho - uma ameaça global; "As migrações dos animais marinhos" e "Poluição marinha - das causas às consequências").


No dia 17 de novembro, Inês Órfão esteve na Escola Secundária Jaime Moniz onde proferiu a palestra "Ribeiras: um importante ecossistema", para alunos do Curso Técnico de Gestão de Ambiente.


Soledad Álvarez e Cláudio Rodrigues estiveram em várias escolas da Madeira (Escola B + S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral; Escola Básica E Secundária Dr. Luís Maurílio Da Silva Dantas e Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre.) para realizar a atividade prática "À procura de microplásticos". Esta atividade faz parte do projeto educativo do Observatório Oceânico da Madeira e é também uma das atividades de sensibilização dos projetos Alimar - Ação Lixo Marinho, Oceanlit e Implamac.


No dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, os investigadores Patrício Ramalhosa e Soledad Álvarez receberam no laboratório do MARE-Madeira/ARDITI, na Quinta do Lorde, um grupo de jovens do "Projeto Renascer@Nogueira - E8G" e deram a conhecer um pouco da sua investigação na área das espécies não-indígenas e dos microplásticos.

 


No dia 24 de novembro, Soledad Álvarez esteve na Escola de 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos com a palestra "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local".


‍Também no dia 24 de novembro, Carlos Lucas esteve na Escola Profissional Francisco Fernandes com a palestra " Os gliders e a exploração do oceano" para 3 turmas do curso de eletrónica.


No dia 26 de novembro, Sílvia Almeida esteve no dia na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, onde dinamizou a atividade de "role play" "Governantes vs Investigadores", com uma turma dos cursos de Educação e Formação de Adultos daquela escola.

 


Também no dia 26 de novembro, Rita Ferreira esteve na Escola Básica 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo, onde dinamizou duas sessões de leitura orientada do livro "Farol: Um golfinho em apuros" com alunos do 1º e 2º anos.

Lá Fora


Foto: Câmara Municipal do Porto Novo (Cabo Verde)
Carlos Gomes, coordenador do projeto ALERT4YOU esteve em Cabo Verde entre 22 e 26 de novembro para concluir as atividades do projeto que termina brevemente. Neste projeto foram instaladas quatro estações de rádio comunitárias em Alto Mira, Ribeira da Cruz, Monte Trigo e Planalto Leste. Carlos Gomes e Jorge Ramos estiveram também em reunião na Câmara Municipal do Porto Novo para avaliar futuras colaborações.

No âmbito das bolsas de mobilidade de curta duração atribuídas pelo projeto FORWARD H2020, em outubro de 2021, Ana Lúcia Faria visitou o grupo do Dr Philippe Menei's no Centre Hospitalier Universitaire d'Angers para aprender como se processa o uso de realidade virtual durante cirurgias do cérebro com o paciente acordado. Esta visita inseriu-se no  grupo temático TWG1 Health, applied Medical Technologies, Diagnostics and Therapies.


Cláudio Cardoso, estudante de doutoramento, esteve durante outubro e novembro no Helmotz Zentrum Hereon (Geesthacht, Alemanha), a sua segunda instituição de acolhimento, onde trabalhou com Paulo Calil, co-supervisor do seu plano de doutoramento. Os trabalhos focaram-se sobretudo em modelação numérica que simula a circulação oceânica na zona de Cabo Verde.


Jesus Reis, estudante de doutoramento, esteve recentemente na Universidad de Cádiz onde fez uma apresentação sobre as correntes costeiras da Madeira. A colaboração entre o Observatório Oceânico da Madeira e a Universidad de Cádiz tem vindo a permitir a colocação de equipamentos de estudo das correntes na RAM, desde 2017.


Cátia Azevedo, estudante de doutoramento, esteve na Universidade de Las Palmas de Gran Canária (Espanha)  a trabalhar com o seu co-orientador (‪Melchor González-Dávila) no processamento de dados de dióxido de carbono (CO2). A cooperação entre o OOM e a Universidade de Las Palmas  permitiu a utilização de sensores de CO2 no oceano circundante à região. A deslocação foi realizada no âmbito do projeto FORWARD H2020 short-term oriented networking.

PRÉMIOS


Pedro Campos recebeu recentemente o prémio internacional "IFIP Silver Core" como forma de reconhecimento do seu trabalho desenvolvido na área das Tecnologias e Ciências da Informação e Comunicação. Ler mais aqui.


A investigadora do NeuroRehabLab, Mónica Spínola, foi a vencedora do Prémio Ano Profissional Júnior 2020. O prémio foi entregue no PsiCarreiras On.Summit 2021 no dia 2 de Dezembro. Pode saber mais sobre o trabalho desta investigadora aqui.