Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 37

ARDITI: Newsletter nº 37

Newsletter

Maio, 2021

 

  

Publicações


Modeling the Exposure of the Macaronesia Islands (NE Atlantic) to Marine Plastic Pollution, publicado na revista Frontiers in Marine Science | Physical Oceanography, com co-autoria de Cláudio Cardoso e Rui Caldeira (OOM/IDL). 


‍Trophic niche changes associated with the eradication of invasive mammals in an insular lizard: an assessment using isotopes, publicado na revista Current Zoology, e Optimising bat bioacoustic surveys in human‐modified neotropical landscapes, publicado na revista Ecological Applications, ambos com co-autoria de Ricardo Rocha (CIBIO-InBIO).


Marine litter: A review of educative interventions, publicado na revista Marine Pollution Bulletin, com co-autoria de Sara Bettencourt (CENSE/MARE Madeira/OOM) e Sónia Costa (MARE  Madeira/OOM).


Designing for Mixed Reality Urban Exploration, publicado no IxD&A - Interaction Design and Architecture (s) Journal, Special issue on: Augmenting Space: The role of immersive technologies in future cities, com co-autoria de Diogo Cabral (ITI/LARSyS).


Guidelines for braindraw conduction: looking at braindraw under the lens of abduction and semiotics, publicado an revista  Behaviour & Information Technology , com co-autoria de Jean Rosa, Pedro Valente e Nuno J. Nunes (ITI/LARSyS).


O número especial Audio-Visuals and Interaction Design da revista EAI Creative Technologies tem como editores convidados os investigadores do ITI/LARSyS: Nuno N. Correia, Diogo Cabral e Raul Masu. Este número especial inclui também 2 artigos com co-autoria de Nuno N. Correia (Design Strategies for a Hybrid Video Synthesizer e From GUI to AVUI: Situating Audiovisual User Interfaces Within Human-Computer Interaction and Related Fields).

 

PARticipação em Congressos e outros eventos


Ricardo Rocha participou no European Bat Research Symposium 2021 com a comunicação oral intitulada Bat responses to land use change in a subtropical island: insights using low-cost autonomous detectors


Investigadores do ITI/LARSyS participaram na conferência virtual CHI 2021, que decorreu entre os dias 08 e 13 de maio, com a apresentação de vários trabalhos de que são co-autores:

 

Dynamic Field of View Restriction in 360º Video: Aligning Optical Flow and Visual SLAM to Mitigate VIMS, da co-autoria de Paulo Bala, Ian Oakley, Valentina Nisi e Nuno Jardim NunesApresentação em vídeo AQUI  

 

Community-based Robot Design for Classrooms w/ Mixed Visual Abilities Children, da co-autoria de Isabel Neto, Hugo Nicolau, Ana PaivaApresentação em vídeo AQUI

 

Ordinary User Experiences at Work: A Study of Greenhouse Growers, da co-autoria de Jose Abdelnour-NoceraApresentação em vídeo AQUI.

‍Deborah Castro participou na 71ª Conferência Anual da International Communication Association - Engaging the Essential Work of Care: Communication, Connectedness, and Social Justice, com a comunicação oral intitulada How Original are Netflix Originals'? The Spanish Caseintegrada no painel "From Global Flows to Global Streams: Streaming Television and its Platforms".


 

As entidades madeirenses parceiras FORWARD (ARDITI e Universidade da Madeira - UMa) reuniram-se no dia 13 de maio, para uma sessão de brainstorming/lean-canvas, que se focou num dos objetivos do WP4 - Capacitação e Formação, Tarefa 4.3 - Criação de uma rede de gabinetes de apoio regionais dedicada a projetos Europeus de Investigação e Inovação (I&I) nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs). Os resultados desta reunião irão contribuir para que a equipa do projeto desenvolva uma proposta para o processo de criação deste gabinete de apoio (a projetos Europeus de I&I na RAM).

Também integrado no projeto FORWARD, decorreu entre os dias 25 e 28 de maio o evento O Horizonte Europa e a elaboração de candidaturas a projetos Europeus, liderado pela Eng.ª Ana Caires (SaturnTech) e organizado pela ARDITI em parceria com a UMa.


Nuno Jardim Nunes, presidente do ITI/LARSYS, participou na conferência ‍Bauhaus of the Seas, no dia 20/05/2021, com a comunicação da sessão de abertura intitulada The Vision of the Bauhaus of the Seas. Nuno J. Nunes é um dos criadores do movimento Bahaus of the seas.


 Foto: Filipe Alves

A exposição Cachalote - O Embaixador dos Oceanos nos Mares da Madeira do projeto Whale Tales,  esteve em exibição na EB 123/PE Bartolomeu Perestrelo e na Escola Secundária de Francisco Franco.


Realizou-se no dia 21 de maio o primeiro Fórum + Ciência nas empresas: Visão e Inovação, organizado pelo Polo do NOVA LINCS na Universidade da Madeira (UMa) e que contou com o apoio da ARDITI. Foram apresentadas as competências do Madeira N-LINCS e demonstrados casos de sucesso da colaboração entre a UMa e empresas regionais. Foram também dadas a conhecer oportunidades de financiamento através da dinamização de projetos em áreas estratégicas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação entre empresas e instituições do Ensino Superior. 


Trabalhos de campo


 

A equipa do MARE-Madeira tem feito amostragens nas marinas e portos da região com um ROV - um veículo operado remotamente - que está equipado com câmara de vídeo e sonar. O objetivo tem sido avaliar a presença de lixo marinho nestas áreas. Este trabalho está incluído no âmbito do projeto CleanAtlantic.


Soledad Álvarez, Patrício Ramalhosa e Cláudio Rodrigues estiveram na praia do Porto Santo a fazer amostragens de microplásticos e a testar uma APP que está em desenvolvimento para o projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho. Nesta amostragem participaram alunos do Curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo.  Projetos parceiros desta iniciativa: Alimar Ação Lixo Marinho , OCEANLIT e Implamac project e Porto Santo Sem Lixo Marinho.

Ações em escolas


Cátia Azevedo esteve na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva onde dinamizou duas sessões da atividade Física do Oceano e da Atmosfera.


Manuel Biscoito (MMF/EBMF/OOM) esteve na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco onde dinamizou a palestra Mar Português, para alunos do 10º e 11º ano.


Sara Bettencourt dinamizou a palestra online Lixo marinho, um problema global que começa com uma ação local, para os pupilos do Exército, no âmbito das comemorações do dia Europeu do Mar e do Dia da Escola Azul e presencialmente para alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros.


Carlos Lucas dinamizou a palestra online Tecnologias de Estudo do Oceano, para alunos do 8º e 9º ano dos Pupilos do Exército.


‍No âmbito das comemorações do dia Nacional do Mar (20 de maio), investigadores do OOM dinamizaram palestras na Escola Secundária Franco: Ignacio Gestoso com a palestra Viver sem plástico; Pedro Neves apresentou o Mergulho como ferramenta de trabalho científico e Carlos Lucas falou sobre o Mar da Madeira visto pela sua perspetiva de engenheiro informático.


Foto: Helena Camacho

Sónia Costa esteve na Escola Secundária Francisco Franco para falar sobre Poluição marinha: das causas às consequências, com alunos do 10º ano dos Cursos de Informática e de Saúde e Cidadania.

Nos média




‍Filipe Alves, coordenador do Whale Tales Project, esteve no programa Madeira Viva RTP-Madeira, na passada sexta-feira, para falar sobre este projeto de investigação e conservação do cachalote na Madeira.


Ricardo Rocha (CIBIO-INBIO) esteve em destaque na National Geographic, a propósito do Dia da Biodiversidade que se comemorou a 22 de maio.

 


‍O trabalho que tem vindo a ser feito pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, no projeto CleanAtlantic, esteve em destaque no episódio 5 da reportagem De Lisboa a Estocolmo. O CleanAtlantic visa proteger a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas no Espaço Atlântico para melhorar a capacidade de monitorizar, prevenir e remover lixo marinho.

Para ver entre os minutos 8:50 e 14:51.

Outras notícias


‍João Micael Leça, investigador do ISOPlexis - Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, concluiu o doutoramento em Química da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharia da Universidade da Madeira no dia12/05/2021, com a apresentação pública da tese intitulada Ethyl Carbamate in Fortified Wines. Mitigation and Control. O seu projeto de doutoramento foi financiado pela ARDITI através do FSE-Fundo Social Europeu.


O investigador da ARDITI, João Canning-Clode, recebeu a Distinção Alumni da Universidade da Madeira. 


Estão abertas até dia 16/08/2021 as submissões de resumos para publicação na Revista Frontiers in Marine Sciences, tópico de investigação Ecological and Behavioral Traits of Apex Predators in Oceanic Insular Ecosystems: Advances and Challenges in Research and Conservation". Filipe Alves (MARE-Madeira/OOM) é co-editor desta edição. Mais informações AQUI.


Terá lugar no próximo dia 30/06/2021 o webinar Técnicas de Produção de Invertebrados em Aquacultura, organizado no contexto do projeto AquainvertMais informações e inscrições AQUI.


‍A Universidade da Madeira - Página Institucional, através do ISOPlexis - Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, e parceiros, vão realizar o simpósio híbrido intitulado Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios" que decorrerá de 11 a 13 de outubro de 2021, no Funchal.

Tópicos: Assessing and modeling the impacts of climate changes in agriculture: current status, advances, and challenges; Biotic and abiotic stresses on agriculture and crops resilience; Water management in agriculture; Climate-smart agriculture; Impacts on food security and diet; Future challenges/Perspectives. Mais informações AQUI.


O projeto GoJelly está a realizar um inquérito à população para saber a opinião dos europeus sobre o consumo de novos produtos alimentares e novos produtos de beleza.

Pode contribuir para este estudo preenchendo o inquérito AQUI.

 


Filmagens de cachalotes obtidas no âmbito do Projeto Whale Tales integram o vídeo vencedor do campeonato nacional de vídeo subaquático. Este vídeo apurou o fotógrafo Gonçalo Gomes para representar Portugal no 4.º Campeonato do Mundo, que decorrerá em Outubro 2021 na Ilha do Porto Santo. O vídeo pode ser visto AQUI.