Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 36

ARDITI: Newsletter nº 36

Newsletter

Abril, 2021

 

  

ciência cidadã

Investigadores do MARE-Madeira estão a tentar avaliar a presença e distribuição do peixe-sapo nas costas do Arquipélago da Madeira. Para este estudo necessitam da ajuda da população. Se já viu ou capturou este peixe na RAM, colabore nesta investigação preenchendo o inquérito disponível no AQUI


Inquérito à população madeirense sobre perceções, conhecimentos e atitudes sobre lixo marinho. 

Este inquérito é parte do trabalho de doutoramento da investigadora Sara Bettencourt (MARE-Madeira/OOM/CENSE). O inquérito destina-se a residentes na RAM. Colabore respondendo ao AQUI.

diverSas iniciativas


A porta que conecta o Edifício do Madeira Tecnopolo (MT) à Universidade da Madeira (UMa) foi recentemente aberta depois de vários anos fechada. Um marco representativo de um novo relacionamento que se pretendente estabelecer entre a UMa e as entidades sediadas no MT, como a Startup Madeira, a ARDITI, entre outras.

Rui Caldeira, Diretor do OOM, é um dos membros do painel de especialistas, na área do mar, do "startNOW",  um programa de aceleração de ideias inovadoras na Madeira.

O "startNOW" é promovido pelo Governo Regional da Madeira, através da Startup Madeira.


‍Annalisa Sambolino (MARE-Madeira) foi uma das oradoras do webinar "Des)plastificação dos Oceanos: Nem tudo que vem à rede é peixe", organizado pelo IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr. . A gravação do webinar está disponível AQUI.


Os projetos ALIMAR e IMPLAMAC realizaram amostragens nas praias e ações de sensibilização sobre lixo marinho. No dia 05 de abril a amostragem decorreu na Praia Almirante Reis e no dia 20 de abril na Praia Formosa.


No dia 13 de abril, a investigadora Sílvia Almeida (MARE - Madeira) esteve na Escola Básica e Secundária Padre Nuno Álvares onde dinamizou a atividade "O MacGyver era madeirense". Os alunos testaram os seus conhecimentos sobre a o arquipélago da Madeira em áreas tão diversas como a geografia, a geologia, a botânica e a biologia. 


No dia 21 de abril, as investigadoras Sara Pereira (MARE - Madeira/CENSE/OOM) e Soledad Álvarez (MARE-Madeira) estiveram na Escola Básica e Secundaria Goncalves Zarco para dinamizar a atividade "À procura de microplásticos". 


No dia 22 de abril, ‍o investigador Manuel Biscoito (CMF/OOM) esteve na Escola Secundária Gonçalves Zarco, onde ministrou uma palestra sobre o "Mar Português: História, recursos, potencialidades e perspetivas futuras no contexto do alargamento da plataforma continental", para alunos do 10º e 11º ano daquela escola.


No dia 28 de abril, o investigador Carlos Andrade (DRM/OOM) dinamizou a palestra online "Aquacultura: o potencial e a necessidade de cultivar no mar",  para cerca de 50 alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola do 2º e 3º Ciclos da Torre (Câmara de Lobos),


O professor Nuno J. Nunes (ITI/LARSyS) fez parte do painel de discussão sobre "Transformative ideas" na Conferência da Nova Bauhaus Europeia, que decorreu de 22 a 23 de abril. A gravação pode ser vista AQUI.


Decorreu no dia 30 de abril a tertúlia intitulada "Lixo marinho e pandemia: Que relação?". Esta tertúlia contou com os oradores convidados Pedro Sepúlveda, da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, e Sílvia Almeida e João Monteiro, ambos do MARE- Madeira. Assistiram cerca de 50 pessoas nas diversas plataformas onde foi transmitida. Esta palestra fez parte do ciclo de tertúlias sobre lixo marinho organizadas pelo projeto ALIMAR e teve a colaboração do projeto Oceanlit e CleanAtlantic.

 


O Whale Tales Project recomeçou o trabalho de mar da melhor forma possível com o avistamento de vários cachalotes em socialização. Além disso, os investigadores colocaram o primeiro biomarcador de satélite num cachalote no Arquipélago da Madeira.

Foto: Rita Ferreira (MARE-Madeira/OOM)


Sahar Chebaane (MARE-Madeira) está a desenvolver o seu doutoramento sobre os efeitos da proliferação de espécies não-indígenas na dieta e comportamentos alimentares de espécies nativas da ilha da Madeira. Pode ler mais sobre o seu percurso AQUI


A ARDITI foi uma das instituições que assinou o memorando de entendimento para a criação do consórcio que irá gerir o Observatório do Atlântico. O consórcio dará especial atenção ao mar profundo, área do Oceano a que a Madeira e os Açores têm acesso privilegiado. Para além da ARDITI, assinaram o acordo a Universidade dos Açores, o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Instituto Hidrografico, o Air Center, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), a Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores e o Fundo Regional de Ciência e Tecnologia. O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, também subscreveram o memorando.


A equipa de Ecologia Insular de Cetáceos do MARE-Madeira/OOM criou um curto vídeo de animação do movimento de duas baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus), marcadas com localizadores GPS na Ilha da Madeira a 09 de novembro de 2020 (Tag7-Gma_204667) e a 12 de fevereiro de 2021 (Tag8-Gma_204668), que ainda estão a transmitir sinal. A baleia-piloto do Tag7 passou 1,5 meses à volta da Madeira e depois viajou para as Ilhas Canárias (oeste), numa viagem que durou 4 dias. Desde esse data, tem passado a maior parte do tempo a fazer movimentos exploratórios a sudoeste das Canárias. A baleia-piloto do Tag8 tem passado o tempo entre a Madeira e as Ilhas Desertas. O seguimento remoto destes animais tem sido feito pela equipa de Ecologia Insular de Cetáceos do MARE-MAdeirA/OOM, no âmbito dos projetos Marcet II e Interagua. A animação está disponível AQUI

Nos média




‍"Baleias: de seres icónicos a reguladores do ecossistema" é o título do artigo de opinião do investigador Filipe Alves (MARE -Madeira/OOM) sobre a importância das baleias. Pode ser lido AQUI.


Rui Caldeira, Presidente da ARDITI, foi o convidado do programa "Em entrevista" da RTP Madeira, que foi exibido no dia 02  de abril e pode ser visto AQUITambém foi entrevistado pela Antena 1 (ao minuto 01:15 AQUI).