Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 34

ARDITI: Newsletter nº 34

Newsletter

Fevereiro, 2021

O Doutor Rui Caldeira (investigador e Diretor do Observatório Oceânico da Madeira) é o novo presidente da ARDITI, sucedendo ao Professor Nuno Nunes que até agora ocupava o cargo. A indicação para Presidente ocorreu na Assembleia Geral da ARDITI, realizada no dia 26/02/2021.

‍Foto: Madeira Essentials


‍A FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia publicou os resultados provisórios do Concurso para atribuição do Estatuto de Laboratório Associado (LA). As três unidades de investigação da ARDITI (ITI/LARSyS, IDL-Madeira e MARE-Madeira) integram três dos Laboratórios Associados aprovados, respetivamente, LARSyS, IDL e ARNET. Laboratório associado é a designação atribuída pela FCT às instituições de investigação científica - públicas ou privadas, com estatuto de utilidade pública - que visam atingir metas estabelecidas no âmbito da política científica e tecnológica em Portugal. As candidaturas aprovadas vão receber um financiamento complementar para atividades específicas relacionadas com o estatuto de LA.

Os resultados podem ser consultados AQUI.

  

Publicações científicas


Survey of Kudoa spp. (Myxozoa, Cnidaria) in fishes from the Madeira Archipelago and the Portuguese mainland coast: detection of Kudoa thyrsites in new hosts Scomber colias and Micromesistius poutassou, na revista Folia Parasitologica, com co-autoria de Bárbara Cavaleiro e Margarida Hermida (OOM/MARE-Madeira). O estudo analisou a presença de parasitas do género Kudoa em peixes do arquipélago da Madeira e da costa continental portuguesa. Este género de parasitas está associado à degradação dos tecidos post-mortem e causa grandes prejuízos financeiros na pesca comercial.


Characterization of the coccolithophore community off Cabo Verde archipelago, including the Senghor Seamount (Eastern North Atlantic), publicado na revista Estuarine, Coastal and Shelf Science, com co-autoria de Áurea Narciso e Manfred Kaufmann (OOM). Neste estudo é apresentada uma caracterização da comunidade de cocolitóforos (algas maioritariamente unicelulares com estrutura externa de carbonato de cálcio), no arquipélago de Cabo Verde.


Trends in cetacean research in the Eastern North Atlantic, publicado na revista Mammal Review, com co-autoria de Filipe Alves (OOM/MARE-Madeira). O estudo reporta uma análise bibliométrica da literatura científica sobre cetáceos no Atlântico Nordeste, desde 1900, comparando habitats oceânicos com costeiros e regiões com níveis sócio-económicos diferentes. Os resultados mostraram que a produtividade científica foi mais elevada nos Açores e Canárias, na área da ecologia e sobre espécies com estatuto Pouco Preocupante.


Ascidian biodiversity in the shallow waters of the Madeira Archipelago: Fouling studies on artificial substrates and new records, publicado na revista Regional Studies in Marine Science, com co-autoria de Patrício Ramalhosa, Ignacio Gestoso e João Canning-Clode (OOM/MARE-Madeira). Neste estudo, os autores analisaram a biodiversidade de ascídias existentes em substratos artificiais e naturais do arquipélago da Madeira.


O papel do Observatório Oceânico da Madeira na promoção da literacia do oceanoda autoria de Sónia Costa (OOM/MARE-Madeira) e Rui Caldeira (OOM/IDL-Madeira), capítulo publicado no livro Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano, onde é feito um balanço do contributo do OOM na divulgação e sensibilização sobre temáticas marinhas. O livro de que este capítulo faz parte foi editado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira e tem como organizadores Hélder Spínola e Sílvia Carreira.

O livro está disponível AQUI

 

conferências e outros eventos


O investigador Pedro Neves deu uma palestra online, no dia 03/02/2021, para alunos do curso EFA da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre. Cerca de 50 formandos ficaram a conhecer um pouco do trabalho de investigação marinha que é feito com recurso ao mergulho científico.


Nos dias 08 e 09/02/2021 o Consórcio do projeto MEMEX - MEMories and EXperiences for Inclusive Digital Storytelling reuniu online para discutir as próximas etapas do projeto. 

No dia 24/02/2021, Vanessa Cesário (ITI/LARSyS) apresentou este projeto  no simpósio online Culture Labs - Cultural heritage and social impacts: digital technologies for social inclusion and participation. O projeto MEMEX promove o património intangível e a coesão social dos imigrantes por meio de ferramentas colaborativas de gestão de património.

Mais informação sobre o projeto AQUI.



Nuno Nunes (ITI/LARSyS) participou na discussão acerca dos Pilares II ((Desafios Globais e Competitividade da Indústria Europeia) e III ((Europa Inovadora) do Horizonte Europa), no dia 08/02/2021. Pode assistir à gravação AQUI.


O investigador da ARDITI,  João Canning-Clode (MARE - Madeira), deu um seminário online, no âmbito do "Smithsonian MarineGEO network Lightening talks", no dia 18/02/2021.


 

Sónia Costa (OOM/MARE-Madeira) dinamizou, nio dia 24/02/2021, através de videoconferência, a palestra Poluição marinha: das causas às consequências, para alunos do 8º ano da EB2,3 do Caniço. A ação foi integrada nas ações educativas do projeto OOM (cofinanciado pelo Madeira 14-20), ALIMAR (Fundo Azul) e Oceanlit (Interreg-MAC).

 

 

Nos média


Fonte: Diário de Notícias da Madeira

A edição impressa do Diário de Notícias da Madeira do dia 12/02/2021 contou com uma entrevista ao Vogal do Conselho de Administração da ARDITI, Clemente Aguiar, intitulada Visibilidade internacional dos trabalhos científicos credibiliza a regiãoNesta entrevista, Clemente Aguiar fala sobre a situação de alguns projetos em curso, sobre as condicionantes que a pandemia trouxe à investigação científica e, ainda, sobre os planos da ARDITI para 2021.



Uma equipa de investigadores do MARE - Madeira esteve em Porto Santo a realizar estudos de caracterização da biodiversidade e mapeamento de habitats para a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Estes estudos são fundamentais para ajudar na tomada de decisões fundamentadas em conhecimento científico. Estes trabalhos foram tema de notícia no Diário de Notícias da Madeira.

Fonte: Jornal Diário de Notícias da Madeira


‍O investigador Filipe Alves (OOM/MARE-Madeira), foi um dos entrevistados para a revista alemã TAUCHEN a respeito da interação e colaborações das empresas de whale watching com investigadores na Madeira.


O Projeto Forward - Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas Europeiasfoi notícia no Telejornal da RTP Madeira, no dia 03/02/2021, a respeito da plataforma colaborativa de Inovação e Investigação nas Regiões Ultraperiféricas no domínio do Clima, Energia e Mobilidade, coordenada pela ARDITI e Universidade da Madeira, e que conta com a apoio dos Horários do Funchal, Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira e Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Para ver AQUI. Minutos: 04:13 a 07:05

 

outras novidades


A próxima ação de capacitação do projeto Forward pretende dar a conhecer as oportunidades de financiamento disponíveis no seguimento do programa Horizonte EuropaA sessão será centrada nas áreas de interesse para a RAM e liderada por Ana Caires, da Saturntech, consultora especializada nos programas quadro europeus de inovação e investigação, com ampla experiência de formação na elaboração de propostas e na gestão de projetos europeus.

O projeto está a recolher a manifestação de interesse dos potenciais interessados, podendo assim ajustar a sessão aos respetivos perfis dos participante. A manifestação de interesse deve ser feita AQUI, até dia 14/03/2021.


‍A newsletter de janeiro do projeto Mistic Seas 3 já está disponível AQUI

O principal objetivo deste projeto consiste na avaliação do estado ambiental do ambiente marinho com base no Descritor 4 (D4) da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), cadeias tróficas, na sub-região da Macaronésia e de acordo com os critérios definidos pela Comissão Europeia.

O Mistic Seas 3 um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia (DG ENV/MSFD 2018).

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI