Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: newsletter março 2025

ARDITI: newsletter março 2025

Março, 2025

PUBLICAÇÕES


Artigo "Refining management strategies in marine protected areas in oceanic islands: a non-indigenous species risk index for strategic prioritization", por investigadores do MARE-Madeira/ARDITI/UMa, publicado na revista Biological Invasions.
Artigo "Exploring the Feasibility of Airfoil Integration on a Multirotor Frame for Enhanced Aerodynamic Performance", por investigadores do Sentinela Atlântica e OOM/ARDITI, publicado na revista Drones.

Serviço Educativo


 

"Ribeiras: um importante ecossistema"

Com esta atividade que dá a conhecer a grande variedade de espécies animais e vegetais que pertencem às nossas ribeiras, Inês Órfão deslocou-se até à Escola Básica do 2.º e 3º Ciclos do Caniço, no dia 17 de fevereiro, onde dinamizou a mesma para uma turma de 8.º ano.

 

"Inteligência artificial Generativa e técnicas de prompt"

Esta atividade foi dinamizada pelo Prof. João Baptista no dia 18 de fevereiro para duas turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro. Os envolvidos criaram prompts para gerar conteúdos com IA, tendo sido desenvolvidas habilidades em programação, design e comunicação.

 

"AVATAR: Expressão digital da personalidade"

A 19 de fevereiro, João Baptista esteve na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares onde dinamizou a atividade, para uma turma de 9.º ano, que passa pela criação de avatares digitais usando uma ferramenta gratuita, e que ajuda a refletir sobre identidades virtuais, comportamento e atitude online.

 

"Uma viagem ao cérebro para crianças"

As investigadoras Joana Câmara e Rita Costa dinamizaram esta atividade que explora a anatomia do cérebro, o papel fundamental do mesmo e algumas das suas curiosidades no dia 21 de fevereiro, na EB1/PE Visconde Cacongo, para duas turmas de 3.º ano.

"Microplásticos: tecnologia e consumo"

Nos dias 25 de fevereiro, duas turmas de 11.º ano da Escola Básica e Secundária/PE da Calheta, 12 de março, uma turma de 9.º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco 19 de março, uma turma de 7.º ano da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre, receberam João Baptista para esta atividade cujo objetivo é compreender o ciclo de vida dos objetos e identificar os diferentes tipos de plástico.

 

"Inteligência artificial"

Rúben Freitas deu esta palestra que explora os avanços mais recentes, as aplicações práticas e o futuro da IA no dia 26 de fevereiro na Escola Básica e Secundária de Machico para três turmas de 9.º, 10.º e 11.º anos.

"Criação de sabonetes"

Com o propósito de observar e compreender os processos naturais e químicos, alunos da EB1/PE de Câmara de Lobos, Externato Júlio Dinis e EB1/PE e Creche Santo Amaro, fizeram sabonetes de glicerina, sob a orientação da Prof.ª Teresa Lopes, nos dias 26 de fevereiro, 12 e 27 de março, respetivamente.

 

"Erosão Costeira em Portugal"

Esta palestra é sobre a erosão das praias em Portugal, o impacto das mudanças no clima e a importância de cuidar desses lugares. Caroline Ferreira levou este tema à Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, no dia 27 de fevereiro, dirigida a uma turma de 7.º ano.

"Infografia: A representação de dados e informações"

De forma a facilitar a comunicação de dados, os alunos criaram infográficos utilizando ferramentas gratuitas durante esta atividade prática. João Baptista realizou duas sessões desta atividade no mês de março. No dia 11 de março na EB1/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro e a 26 de março na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre, para um total de quatro turmas EFA.

 

"Lixo Marinho: um problema global que começa com uma ação local"

Com esta atividade, os alunos exploram o impacto do lixo marinho e aprendem a adotar comportamentos para reduzi-lo. Da responsabilidade de Sara Bettencourt, foi dinamizada na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, no dia 12 de março, para três turmas de 9.º ano.

 

"Equipamentos de estudo e exploração do oceano"

A Escola Secundária de Francisco Franco, foi o palco desta palestra de Carlos Lucas, que mostra os diferentes equipamentos utilizados no OOM/ARDITI para explorar o oceano. Teve lugar no dia 17 de março, para um público de cerca de 100 alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano.

 

"Física do oceano e da atmosfera"

Cátia Azevedo levou o laboratório móvel para o IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira, no dia 18 de março. Uma turma de alunos do 10.º ano aprendeu sobre os fenómenos físicos que ocorrem no mar e na atmosfera através desta atividade.

Media


O Hospital Dr. João de Almada tem agora uma mesa interativa na sala de Terapia Ocupacional. Leia o artigo que explica que esta resultou da tese de doutoramento de um dos investigadores do NeuroRehabLab/ARDITI/UMa.

João Canning Clode foi reeleito presidente do Grupo de Trabalho sobre Introdução e Transferência de Organismos Marinhos (WGITMO) do International Council for the Exploration of the Sea (ICES). Esta nomeação reforça a sua liderança no estudo das espécies invasoras e na proteção dos ecossistemas oceânicos. Leia o artigo.

As formações organizadas no âmbito do Smart Islands Hub foram divulgadas na comunicação social.

Neste artigo, a plataforma da ARDITI e a sua relevância para a Região é apresentada.

Sobre o evento organizado pelo MARE-Madeira/ARDITI/UMa "Impossible Things Workshop', um evento inovador que visa transformar a investigação em águas profundas.

Acerca do seminário sobre cabos submarinos SMART, por Bruce Howe, professor da Universidade do Havai, no dia 21 de março.

Foi divulgado o lançamento do 'Guia de Práticas Sustentáveis em Piscicultura Marinha', uma obra inovadora que visa apoiar a aquicultura marinha, promovendo práticas sustentáveis e responsáveis, pelo MARE-Madeira/ARDITI/UMa.

Destaque para o papel do OOM/ARDITI, que, juntamente com o geólogo António Badagola, realizou o mapeamento do fundo do mar junto à costa das ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Formações


Foram organizados três workshops, no âmbito do projeto Smart Islands Hub (SIH), pela ARDITI e UMa, os quais tiveram lugar no Colégio dos Jesuítas. De 25 a 26 de março realizou-se o primeiro intitulado "Criação rápida de aplicações com plataformas Low-Code/No-Code". Neste, os participantes aprenderam a criar aplicações sem recorrer à programação, apenas com conhecimentos de informática na ótica do utilizador. A 31 de março deu-se o segundo workshop: "Introdução à Segurança de Redes e Proteção de Dispositivos". Orientado para PMEs, ofereceu ferramentas essenciais para proteger redes e dispositivos de forma eficaz. O último aconteceu a 1 de abril: "Presença na Internet para pequenos negócios ou serviços com auxílio de Inteligência Artificial". Na prática, através da otimização de conteúdos e o uso de ferramentas inteligentes, foram apresentadas soluções e estratégias para tornar a comunicação mais eficaz e melhorar a visibilidade dos negócios.

Visitas


Estudantes do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas participaram numa visita de estudo às jaulas flutuantes da Ribeira Brava. A iniciativa, organizada pela ARDITI no âmbito do projeto AQUAFISH0.0, teve como objetivo sensibilizar os alunos para a aquicultura e a sua importância regional. A atividade contou como apoio da Dr.ª Sandra Brito (Programa Escola Azul), da Câmara Municipal de Câmara de Lobos pelo transporte terrestre, de Márcio Fernandes pelo transporte marítimo e da Aquabaía (Grupo Ilhapeixe), representada pelo Dr. Rui Gonçalves e pelo Dr. Sérgio Henriques. Leia mais...

No passado dia 27 de março, a ARDITI recebeu a visita do novo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Richard Nunes Marques. Durante a reunião, foi dado a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela ARDITI, bem como os projetos futuros da instituição. Este encontro permitiu ainda explorar possíveis colaborações, reforçando a aposta na inovação e na tecnologia ao serviço da segurança e proteção da população.

Palestra


No âmbito do projeto TWILIGHTED, Bruce Howe, da Universidade do Havai, esteve na ARDITI no dia 21 de março para um seminário sobre o potencial dos cabos submarinos SMART. Estiveram reunidos investigadores, estudantes e profissionais com interesse neste tema. Os cabos SMART podem transformar a ciência oceânica e fortalecer os sistemas de alerta sísmico. Bruce explicou como estes cabos podem contribuir para o estudo do oceano profundo, permitindo uma monitorização mais eficaz de tsunamis e sismos.

Eventos


No dia 1 de março foi inaugurada a exposição “To measure currents, you need three basic tools”, no Colégio dos Jesuítas. Esteve em exibição até dia 11 de março. A exposição resultou de uma residência artística na ARDITI, com o MARE-Madeira/ARDITI/UMa e OOM/ARDITI, das artistas Teresa Arega e Carolina Grilo Santos.

Para assinalar o Dia da Mulher, a 8 de março, a ARDITI partilhou este vídeo que revela momentos especiais com a comunidade. Mostra um resumo das atividades dinamizadas, que promoveram a conexão, o bem-estar e a criatividade, proporcionando experiências inspiradoras para todas. Uma sessão de meditação guiada com o investigador do MARE-Madeira/ARDITI/UMa Marc Fernández; e um workshop de velas com a Prof.ª Teresa Lopes.

Uma equipa do MARE-Madeira participou nos EU Ocean Days, um evento focado na inovação e colaboração para a restauração dos ecossistemas marinhos. De 3 a 7 de março, participaram em workshops, encontros estratégicos e apresentações de projetos europeus, reforçando parcerias e divulgando os mais recentes avanços na área. Saiba mais.

No dia 11 de março de 2025, Alexandra Rosa (OOM/ARDITI) participou no workshop do projeto OCEANIDS, no Porto de Antuérpia, Bélgica. O evento, promovido pela NEREUS e CDP, apresentou ferramentas inovadoras para promover a Economia Azul e sociedades costeiras resilientes, com foco no Ordenamento do Espaço Marítimo. Durante o workshop, discutiu-se o uso de dados do COPERNICUS para fortalecer a resiliência local e regional. A Região Autónoma da Madeira também esteve representada por Kathleen Figueiredo Laissy, Diretora Regional do Gabinete de Representação em Bruxelas da RAM, e Paulo Falé, Diretor de Operações Portuárias e Segurança da APRAM. Esta participação reforça o compromisso do OOM/ARDITI com a sustentabilidade e inovação no setor marítimo.

Nos dias 13 e 14 de março, decorreu na Escola do Mar dos Açores, o evento Smart Ocean Days, tendo reunido profissionais, empreendedores, investigadores, decisores e público em geral da área do mar. O OOM/ARDITI foi representado por Carlos Lucas, que apresentou a infraestrutura tecnológica do OOM e a aposta que tem sido feita nas tecnologias autónomas para o estudo e exploração marinha.

De 17 a 19 de março, a Madeira recebeu o "Impossible Things Workshop", um evento organizado pelo MARE-Madeira/ARDITI/UMa. Este evento reuniu especialistas internacionais e participantes de diversas áreas para explorar novas abordagens, mais criativas e acessíveis no estudo dos oceanos. Neste, trocou-se ideias inovadoras e interdisciplinares que ajudaram a repensar os desafios da exploração oceânica. O workshop faz parte do projeto europeu TWILIGHTED (TWInning Laboratory for an Innovative Global Hub To Explore the Deep), financiado pela União Europeia e coordenado pelo MARE-Madeira/ARDITI/UMa, em parceria com o GEOMAR (Alemanha) e a NTNU (Noruega).

Outras


No âmbito dos projetos CLIMAREST e ECOMARIS, o MARE-Madeira/ARDITI/UMa fez um estudo para mapear  o risco da propagação de espécies não indígenas (ENI) usando uma abordagem inovadora. Ao combinar dados de monitorização de ENI, tráfego marítimo e análise espacial, a equipa avaliou o risco das espécies invasoras chegarem às Áreas Marinhas Protegidas (AMP), classificando as AMP da Madeira com base na sua exposição a ENI. Este estudo fornece dados valiosos para o Planeamento Espacial Marinho, políticas de gestão e conservação. Também desempenha um papel fundamental na orientação de futuras iniciativas de restauração das AMP da Madeira e dos ecossistemas costeiros.

Uma equipa do MARE-Madeira/ARDITI/UMa, no âmbito do projeto CLIMAREST, tem trabalhado na restauração de florestas de algas nativas em ambientes costeiros rochosos degradados para garantir um ecossistema equilibrado. A equipa de mergulho tem vindo a monitorizar as algas transplantadas e que crescem em ambiente controlado. Isto irá permitir o reforço da cobertura de algas em áreas com baixa densidade de florestas de macroalgas na costa sul da Madeira.

O Observatório Oceânico da Madeira (OOM/ARDITI) irá reforçar as suas capacidades científicas com a aquisição do DriX O-16, uma embarcação de superfície não tripulada (USV), fornecida pela Exail. Esta tecnologia avançada permitirá a realização de levantamentos científicos e hidrográficos mais abrangentes, contribuindo para o conhecimento dos oceanos. Leia o artigo sobre este assunto publicado pela Exail.

Copyright © 2024 ARDITI. All rights reserved.