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ARDITI: newsletter abril 2024

ARDITI: newsletter abril 2024

abril, 2024

Publicações




serviço educativo


O Serviço Educativo da ARDITI dinamizou, no dia 2 de abril, a 2.ª Oficina de Páscoa, intitulada “Tartarugas marinhas sob a ótica virtual”. A atividade teve como objetivo consciencializar os participantes para a conservação do oceano através de uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual com o intuito de transportá-los para o mundo subaquático, ajudando-os assim a compreender a beleza e a importância do oceano. Através da realidade virtual, as crianças constataram que passam pela Madeira cinco espécies de tartarugas marinhas, sendo que algumas nascem nas praias da América do Norte e, circunscrevendo o Mar dos Sargaços, acabam por se alimentar junto à costa da nossa ilha. No seguimento dos factos, o professor João Baptista falou do impacte das atividades humanas nos animais marinhos, nomeadamente a ingestão de plástico, pelo facto das tartarugas confundirem este material com alforrecas. Exploraram também a realidade aumentada para interagir com o conteúdo digital e ter experiências interativas de conhecimento do oceano. A oficina foi incluída nas celebrações do European Maritime Day 2024, evento que permite à comunidade europeia interagir, discutir e delinear ações conjuntas sobre assuntos marítimos e economia azul sustentável. 


Realizou-se, no dia 3 de abril, nas instalações da ARDITI, uma sessão teórico-prática sobre tecnologia para um grupo de crianças e jovens no âmbito do projeto Renascer@Nogueira - E9G. A atividade versou sobre a utilização da realidade virtual e da realidade aumentada, com o objetivo de incutir o desenvolvimento de competências em tecnologia que serão necessárias no futuro. Através da utilização de telemóveis e tablets, o professor João Baptista explorou um conjunto de ferramentas digitais que permitiram exercitar o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação e a criatividade num ambiente de estudo da vida marinha. Numa atividade pautada por muita interação e espírito colaborativo, os exercícios práticos impunham capacidade de observação óculo-manual, atenção e concentração, abertura à novidade, habilidades de comunicação não verbal e conhecimento básico de diversos periférico. Estas capacidades revelam-se importantes para incutir diferentes tipos de trabalho que a tecnologia irá impor, nomeadamente o trabalho remoto, o trabalho flexível e o trabalho automatizado, este último proporcionado pelo desenvolvimento da inteligência artificial. 


Duas turmas do 2.º ano do Colégio Infante D. Henrique participaram, no dia 4 de abril, na atividade "Uma viagem ao cérebro para crianças". As investigadoras Joana Câmara e Rita Costa explicaram aos mais novos a anatomia e funcionamento do cérebro, bem como algumas curiosidades sobre este órgão. As crianças ficaram a saber que os neurónios são as células mais importantes deste órgão, entre outros factos interessantes. No fim, para consolidar o conhecimento adquirido, os alunos participaram numa atividade de expressão plástica, tendo cada um pintado um cérebro.


No dia 9 de abril, o professor João Baptista dinamizou no edifício Campanário da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, a atividade teórico-prática RA Carettacaretta para uma turma do 5.º ano de escolaridade, que contou com uma forte participação dos alunos, sobretudo no que concerne à exploração da realidade virtual, primeira experiência educativa que os mesmos tiveram com este tipo de tecnologia. Imbuídos no ambiente imersivo e ávidos pela preservação da vida marinha, os alunos enumeraram várias formas de combater a poluição do oceano, após verificarem que as tartarugas comuns ingerem plástico pensando que estão a alimentar-se de alforrecas.


A investigadora Inês Órfão apresentou a palestra “Ribeiras: Um Importante Ecossistema” no dia 11 de abril, na Escola Básica Bartolomeu Perestrelo com Pré-Escolar. A sessão abordou os diversos ecossistemas de água doce, destacando a sua importância, os desafios que enfrentam e as ações de conservação necessárias. Durante o evento, Inês Órfão deu especial atenção às ribeiras da Madeira e aos seres vivos que nelas habitam, numa atividade que envolveu duas turmas do 8.º ano. A investigadora realizou a mesma atividade no dia 16 de abril na Escola Secundária Jaime Moniz para uma turma de 10.º ano.


Três turmas do 8.º ano da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral participaram, no dia 16 de abril, na atividade "Infografia: A representação de dados e informações", onde exploraram algumas ferramentas digitais open source e bancos de imagens na criação de infografias. Com o intuito dos alunos tirarem o melhor partido das ferramentas digitais, o professor João Baptista, apresentou várias possibilidades de gravação de ficheiros, convidando-os a explorar os vários modelos disponibilizados nas versões básicas do programa e promovendo a partilha de resultados através de um mural digital. 


O Serviço Educativo da ARDITI promoveu no dia 17 de abril, na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, a atividade RA Carettacaretta, para alunos do 5º ano de escolaridade, com o intuito de fomentar a literacia do oceano. Na atividade teórico-prática, dinamizada pelo professor João Baptista, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o espaço subaquático, habitado pela tartaruga comum, com o auxílio da realidade virtual e posteriormente utilizaram a realidade aumentada para representar as características da tartaruga Caretta caretta. Com o objetivo de evitar que os lixos alcancem o mar, os alunos propuseram várias medidas de combate à poluição por plásticos, pois estes são facilmente confundidos com alimento pelos animais marinhos. 


Alunos do 10.º e 11.º ano do Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira (IPTL) descobriram, no passado dia 19 de abril, mais sobre a “Física do Oceano e da Atmosfera”. A investigadora Cátia Azevedo, numa atividade teórica-prática, explicou que o corpo tende a manter o movimento (e por isso não sentimos a Terra a rodar), através do laboratório móvel do Serviço Educativo, bem como alguns processos físicos que ocorrem no mar e atmosfera. Esta sessão fez parte das comemorações do "European Maritime Day", que se celebra anualmente a 20 de maio, mas cujas atividades se estendem de 1 de abril a 31 de outubro. 


A palestra "Aquicultura: o potencial de cultivar no mar", foi dinamizada pelo investigador Carlos Andrade na EB/PE de Santo António e Curral das Freiras a 19 de abril, para duas turmas de 7.º e 9.º ano. A sessão focou-se na aquicultura, com exemplos da Região Autónoma da Madeira, e incluiu também uma descrição das espécies e produtos derivados desta atividade. 


No dia 23 de abril, quatro turmas do 5.º ano da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol participaram na atividade RA Carettacaretta, dinamizada pelo professor João Baptista. Através da realização de atividades práticas, tiveram a oportunidade de explorar o habitat subaquático da tartaruga comum, com recurso à realidade virtual. Na ação de sensibilização para a literacia do oceano, os alunos compreenderam que todos temos responsabilidades individuais e coletivas para com o mesmo e adotaram uma atitude proativa onde expressaram preocupações e sugeriram medidas de combate à poluição, numa sessão pautada por muita interação.

trabalhos de campo


A equipa do OOM/ARDITI efetuou uma saída de mar a bordo do Observatório I, para testar o VM ADCP (Vessel Mount Acoustic Doppler Current Profiler/Perfilador Acústico de Correntes Marinhas de casco) costeiro, um instrumento crucial na monitorização das correntes costeiras. Este dispositivo acústico possibilita a recolha de dados sobre as correntes, desde a superfície, até cerca de 60 metros de profundidade. A missão contou com a participação dos investigadores Jesus Reis, Gonçalo Barros, Alexandra Rosa, Mette Hansen, Liliana Freitas e Rui Caldeira, cuja contribuição é fundamental para o avanço do programa de monitorização promovido pela ARDITI.


A equipa de Megafauna Marinha e Oceano Aberto do MARE-Madeira, esteve em trabalho de campo e conseguiu marcar com um localizador uma baleia-piloto-tropical (Globicephala macrorhynchus) com sucesso. Siga os movimentos desta baleia e de outros animais marcados através deste site.

EVENTOS


A 15.ª edição das Jornadas FCCN decorreu pela primeira vez na Madeira, com o apoio da ARDITI, entre 15 e 17 de abril, no Centro de Congressos e Casino Park. Este encontro anual juntou comunidades de gestores e utilizadores de tecnologias avançadas de computação, comunicação e de outros serviços digitais. Foi um momento essencial para impulsionar a colaboração nas áreas de tecnologia e serviços digitais, reforçando o desenvolvimento científico e tecnológico na região.
No final do primeiro dia deu-se a celebração dos 20 anos da b-on, com um brinde com Vinho Madeira ao ar livre no Casino Park. Veja o vídeo para rever alguns dos momentos das Jornadas. 


No primeiro dia das Jornadas FCCN 2024, 15 de abril, decorreu o workshop CiênciaVitae, realizado nas instalações da ARDITI como um evento complementar dirigido à comunidade de investigadores, alunos e professores das comunidades ARDITI e Universidade da Madeira.


No passado dia 19 de abril, a ARDITI acolheu o workshop "O Arquivo.pt e a preservação da memória digital da Internet" nas instalações da Agência. O evento teve como objetivo capacitar os participantes a utilizar a plataforma Arquivo.pt para aceder e preservar conteúdos digitais antigos, com foco em aprimorar as práticas de preservação digital nas suas respetivas organizações.


A Universidade da Madeira acolheu 10 estudantes da Universidade de Liepaja, Letónia, que participaram ativamente na gestão do evento de grande escala, trabalhando no backoffice e na logística das Jornadas FCCN 2024. A participação das estudantes neste evento não se enquadrou num estágio, mas sim como uma componente prática complementar à sua formação académica. A experiência incluiu um workshop liderado por Élia Vieira e apoio de Melina Teixeira sobre gestão logística de eventos, realizado nas instalações da ARDITI, no dia 26 de abril, durante o qual as estudantes puderam aprofundar conhecimentos sobre planeamento, coordenação e execução de eventos. Veja o vídeo que resume o evento. 


Realizou-se, no dia 29 de abril, a reunião de arranque do projeto Digital Islands. Tratando-se de um projeto Interreg Europe focado na digitalização, a reunião realizou-se integralmente via Internet com a participação de 34 pessoas representando os nove parceiros do projeto. A ARDITI esteve representada por Paulo Abreu, gestor do projeto e pela gestora financeira Nadine Pereira. Saiba mais.

VISITAS


Fez parte do programa das Jornadas FCCN 2024 uma visita à ARDITI na parte da tarde do último dia do evento, 17 de abril. O grupo de visitantes deslocou-se até à ARDITI para diversas demonstrações elucidativas a cargo de investigadores do MARE-Madeira, NeuroRehabLab e Sentinela Atlântica.


Recebemos a delegação do Instituto Universitário Militar no âmbito da Visita de Estudo do Curso de Promoção a Oficial General à Região Autónoma da Madeira no dia 23 de abril. O grupo, composto por 29 Auditores dos três Ramos das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana e de elementos do Brasil, Moçambique e Timor-Leste, iniciou a visita pela Universidade da Madeira que culminou na ARDITI com demonstrações do NeuroRehabLab, do Sentinela Atlântica e apresentação do Laboratório de Prototipagem.

Media


Veja a reportagem da RTP Madeira emitida no dia 16 de abril acerca da organização das Jornadas FCCN na Madeira. 

Leia a página mensal da ARDITI sobre Ciência e Tecnologia, publicada no dia 29 de março, no Diário de Notícias da Madeira.

Leia o artigo no Diário de Notícias da Madeira, onde Rui Caldeira explora como a demografia e a ultraperiferia influenciam a investigação científica. 

João Canning Clode foi um dos convidados do programa Madeira Viva, transmitido no dia 26 de abril, onde falou sobre o seu papel como Investigador Principal. Veja a entrevista.

RECRUTAMENTO


A ARDITI anuncia que irá proceder à abertura do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento no decorrer deste ano. As Bolsas de Investigação para Doutoramento (BD) para 2024 apresentam duas linhas de candidatura: uma geral, aberta a todas as áreas científicas para investigação em instituições académicas, incluindo universidades e unidades de I&D; e uma específica, destinada a trabalhos desenvolvidos parcialmente em entidades não académicas, como empresas e laboratórios do estado. Entidades não académicas interessadas em dinamizar a investigação científica fora do ambiente académico podem agora encontrar candidatos adequados por meio de uma nova iniciativa. A Agência tem aberta uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos em instituições não académicas no âmbito do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os domínios científicos. Saiba mais.


A ARDITI está a receber candidaturas para os programas Estágios de Verão e Ingress@ da Direção Regional de Juventude, nos meses de junho a setembro. Os interessados deverão enviar email para rh@arditi.pt com o seu CV.

OUTRAS


Passados 11 anos desde o começo do programa de monitorização para detetação da chegada de espécies não indígenas marinhas (ENIM) ao Arquipélago da Madeira, este continua a decorrer. Em períodos de 3 a 4 meses, os investigadores do MARE-Madeira fazem a verificação e análise dos painéis instalados em marinas da costa sul. Com este programa, foi possível, por exemplo, descrever cinco novas espécies de briozoários. 


A equipa do projeto Atlantic Whale Deal participou na 35ª Conferência da Sociedade Europeia de Cetáceos em Catânia, Sicília, Itália de 10 a 12 de abril, tendo realizado seis apresentações de posteres e duas palestras. Este projeto, apoiado pelo Interreg Atlantic, reúne 15 parceiros de quatro países — Portugal, França, Espanha e Irlanda — que estão empenhados em desenvolver tecnologias inovadoras para mitigar colisões de navios com cetáceos e prevenir a perda de biodiversidade. A apresentação em formato de poster do projeto atraiu o interesse dos participantes, evidenciando a importância das soluções tecnológicas para enfrentar os desafios ambientais.


Carlos Lucas e Virgínia Catanho participaram, nos dias 15 e 16 de abril, na 4ª reunião da Steering Committee do Observatório do Atlântico, que se realizou no IPMA, em Algés. Nesta reunião, os parceiros nacionais tiveram oportunidade de apresentar os equipamentos adquiridos no âmbito do projeto e os principais resultados alcançados até ao momento. 


Entre 14 e 19 de abril, investigadores do Observatório Oceânico da Madeira/IDL/ARDITI, estiveram presentes na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências (EGU - The European Geosciences Union) em Viena, Áustria. Continue a ler


Dois dos embaixadores do MARE-Madeira participaram no concurso de fotografia 'Nós, Crianças do Oceano' com a fotografia intitulada "Boomerang". A foto que ilustra o lixo marinho foi a vencedora do concurso. A mesma encontra-se em exposição no Port Olimpic, em Barcelona. Conheça os embaixadores. João Canning-Clode, por sua vez, participou num painel de discussão no dia 12 de abril: "Construir Liderança Oceânica".

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