Expedição científica MARE@Porto Santo 2020

Realizou-se na passada semana (11 a 17 de outubro de 2020), na ilha do Porto Santo (arquipélago da Madeira), a expedição científica MARE@Porto Santo 2020, organizada pelo MARE - Centro de ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, com o apoio do Governo da Madeira através da Direção Regional do Mar, e da fundação Rebikoff-Niggeler. Estiveram na ilha três dezenas de investigadores de sete nacionalidades para fazer uma caracterização da biodiversidade marinha nesta ilha. Duas embarcações, um ROV (veículo submarino operado remotamente), drones e, ainda, um submersível tripulado (LULA 1000), foram utilizados nesta expedição. Estiveram várias equipas no local, que se dedicaram a várias tarefas, entre elas, mapeamento de habitats costeiros com drones, amostragens da biodiversidade na zona intertidal, ecologia de cetáceos, amostragem de lixo marinho na praia, mergulho científico para avaliação da biodiversidade subaquática e observação de habitats aos 400 m de profundidade com recurso ao submarino LULA 1000. Foram também realizadas palestras educativas na Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco para promover a literacia do oceano e dar a conhecer a investigação marinha no MARE Madeira.

A expedição contou, ainda, com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, com o Secretário Regional do Mar, Teófilo Cunha, e com a Diretora Regional do Mar, Mafalda Freitas. 

Para além de publicações científicas, como resultado da expedição haverá a produção de materiais de divulgação científica: um vídeo para as redes sociais, um documentário televisivo e a publicação "Porto Santo Debaixo de Água".