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ARDITI: newsletter março 2024

ARDITI: newsletter março 2024

março, 2024

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Foi assinado, no dia 26 de março de 2024, o protocolo de cooperação para a criação de um polo de investigação entre a Universidade da Madeira (UMa), a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e o INESC TEC. Esta cerimónia, que se realizou na Reitoria da UMa, estabelece a realização conjunta ou coordenada de iniciativas nas áreas da investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência e valorização do conhecimento económico e social, formação de recursos humanos, prestação de consultoria especializada no exterior e atividades afins. Promove também a colaboração mútua e a partilha efetiva de recursos humanos, materiais e infraestruturas. Saiba mais.

PUBLICAÇÕES




The expansion and establishment of the New Zealand mud snail Potamopyrgus antipodarum (Gray, 1843) in the freshwater ecosystems of Madeira Island (NE Atlantic), com co-autoria de Inês Órfão, Patrício Ramalhosa, Francis Kerckhof e João Canning-Clodeartigo publicado na revista BioInvasions Records.


Early prey intake of a short-finned pilot whale (Globicephala macrorhynchus Gray, 1846, Cetacea: Delphinidae) in the Canary Islands, com co-autoria de Alejandro Escánez e Eva Íñiguez, artigo publicado na revista Ecology and Evolution.


Site selection within the maritime spatial planning: Insights from use-cases on aquaculture, offshore wind energy and aggregates extraction, com co-autoria de Carlos Andrade e Gilberto Carreira, artigo publicado na revista Ocean & Coastal Management.

serviço educativo


O Serviço Educativo da ARDITI esteve na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no dia 28 de fevereiro, a promover uma atividade de fomento da literacia do oceano para alunos do 5.º ano de escolaridade. A atividade teórico-prática RA Carettacaretta, dinamizada pelo professor João Baptista, teve como intuito permitir aos alunos compreenderem a importância de preservar o oceano. Com recurso a óculos de realidade virtual e aplicativos de realidade aumentada, os alunos puderam visitar o espaço subaquático, habitado por algumas tartarugas marinhas, e representar as caraterísticas da tartaruga comum, bem como identificar o alimento preferido da mesma. Foram, ainda, propostas medidas de combate à poluição causada pelo lixo marinho, sobretudo pelos plásticos que, atingindo o mar, são confundidos com alimento pelos animais marinhos.


Decorreram, no dia 28 de fevereiro, na Escola EB1/PE e Creche do Lombo do Guiné, no Arco da Calheta, as atividades “Não é magia, é Física!” e “Não é magia, é Química!”. As sessões contaram com a participação de quatro turmas do 1.º ciclo. As atividades, dinamizadas pela professora Teresa Lopes do Serviço Educativo da ARDITI, pretenderam desenvolver a aquisição de conhecimento e promover a cultura científica, despertando o gosto e a curiosidade dos alunos pela ciência.


No dia 28 de fevereiro realizou-se a palestra "Ribeiras: um importante ecossistema" na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz. A investigadora Inês Órfão, apresentou para alunos do 7.º e 8.º anos, o tipo de ecossistemas de água doce existentes, a sua importância, os riscos que enfrentam e o que pode ser feito para promover a sua conservação.‍


Realizou-se no dia 1 de março na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz a atividade prática “Não é magia, é Física!”. A atividade, dirigida a uma turma do 7.º ano, teve como objetivo a promoção da literacia e da cultura científica e pretendeu estabelecer uma ligação entre a escola e o ensino não-formal da ciência. Os alunos puderam explorar alguns fenómenos de física, sempre com a supervisão da dinamizadora da atividade, a professora Teresa Lopes.


Os alunos do 7.º e 9.º anos da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras, participaram na atividade "Mergulhando com o cachalote", no dia 4 de março. A investigadora Rita Ferreira deu a conhecer algumas particularidades da espécie, sensibilizando simultaneamente para a sua conservação. Uma das curiosidades que os alunos descobriram foi que os cachalotes têm o maior cérebro de todas as espécies do reino animal, incluindo animais já extintos.‍


As investigadoras Joana Câmara e Rita Costa dinamizaram a atividade teórico-prática "Uma viagem ao cérebro para crianças", no dia 4 de março na EB1/PE com Creche da Nazaré. A sessão teórica permitiu que os alunos do 2.º ano explorassem a anatomia e funcionamento do cérebro, descobrindo simultaneamente algumas curiosidades e dicas para maximizar a saúde deste órgão. A parte prática focou-se numa atividade de expressão plástica sobre o cérebro, onde cada aluno coloriu um cérebro, consolidando as aprendizagens da atividade.


A atividade "Biotecnologia: microalgas e outros pequenos organismos aquáticos" desenrolou-se ao longo de três semanas na Escola Secundária de Francisco Franco. As sessões, dinamizadas pelo investigador Ricardo José, permitiram aos alunos de 10.º ano testar diferentes condições experimentais no crescimento de microalgas e rotíferos, bem como no comportamento de artémias.


Sob a necessidade de tratar dados e informação, de forma clara e precisa, alunos do 9.º ano da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro participaram, no dia 5 de março, na atividade “Infografia: a representação de dados e informações”. Os participantes exploraram um conjunto de ferramentas digitais, open source, e bancos de imagens, vídeos e músicas gratuitas. Com o intuito de compreenderem as potencialidades da infografia na transmissão de informação mais apelativa e acessível a vários públicos, João Baptista convidou-os a explorar as ferramentas básicas de edição de imagem e texto a partir de exemplos disponibilizados pelo software e modos de gravação de ficheiros, atendendo às finalidades dos produtos criados.


"Não é magia, é Química" foi a atividade desenvolvida pela professora Teresa Lopes, no dia 6 de março, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. Os alunos do 7.º ano exploraram diferentes conteúdos científicos através da realização de experiências de Química, demonstrando interesse e gosto pela área.‍


Realizou-se, no dia 7 de março, a palestra "Ribeiras: um importante ecossistema". A investigadora Inês Órfão apresentou, para uma turma EFA da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, os tipos de ecossistemas de água doce, explorando a sua importância, as ameaças a que estão sujeitos e o que pode ser feito para promover a sua conservação. Na atividade, foram ainda abordadas as ribeiras da Madeira e as espécies que nelas habitam.‍


O investigador Rúben Freitas apresentou a palestra "Inteligência Artificial", que decorreu na Escola Secundária Jaime Moniz, no dia 11 de março para turmas do 12.º ano. O tema da inteligência artificial foi abordando na sessão, destacando as suas várias aplicabilidades e a importância do ser humano no processo. O feedback dos alunos foi muito positivo, assegurando que o investigador conseguiu captar a atenção da audiência e que muitos dos temas que abordou foram exemplificados de forma prática e simples, tendo motivado todos os presentes a saber mais sobre o assunto.‍


Duas sessões “AVATAR: Expressão digital da personalidade” foram dinamizadas, nos dias 11 e 12 de março, na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro e na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, respetivamente. O público alvo foram os alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), com o intuito de fomentar o conhecimento sobre tecnologia, nomeadamente o uso de ferramentas digitais na criação de avatares. No decorrer da atividade, o professor João Baptista promoveu uma reflexão acerca da importância da representação virtual do visual, do comportamento e da atitude dos internautas no mundo digital. Orientou, ainda, um conjunto de exercícios de desenvolvimento de competências tecnológicas conducentes à imersão no mundo virtual.


Microesferas, fibras e fragmentos plásticos foram tópicos abordados nas duas sessões teórico-práticas promovidas nos dias 12 e 13 de março, nas Escolas Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Básica e Secundária de Santa Cruz. As atividades focaram-se na compreensão da relação entre microplásticos, tecnologia e consumo, relacionando-a com a consequente necessidade de reduzir a poluição causada por plásticos inferiores a 5 milímetros. Sob a tónica da poluição do oceano, alunos do 7.º ano e dos cursos EFA realizaram, nas sessões supramencionadas, atividades práticas conducentes à enunciação de boas práticas com vista a colmatar esta problemática, onde o professor João Baptista demonstrou que existem diversos tipos de plástico que podem originar microplásticos.‍


Decorreu no dia 13 de março a atividade do Serviço Educativo "No-Code/Low-Code" na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes. Os investigadores Dulce Pacheco e Vítor Freitas explicaram aos alunos do Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos como é que as plataformas No-code/Low-Code permitem criar aplicações informáticas funcionais de uma forma rápida e eficiente, fomentando o interesse dos participantes em tecnologia e desenvolvimento de software.‍


Decorreu na EB/PE de Santo António e Curral das Freiras, no dia 15 de março, a palestra "Mergulhando com o cachalote". A investigadora Annalisa Sambolino explicou a turmas do 9.º ano que o cachalote tem uma enorme cabeça quadrada que ocupa um terço do corpo, bem como outras especificidades desta espécie, sensibilizando os alunos para a sua conservação.


Os alunos do 7.º ano da Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior descobriram no dia 18 de março algumas curiosidades sobre a erosão costeira. A investigadora Caroline Ferreira abordou na palestra "Erosão costeira em Portugal" este fenómeno, os agentes forçadores e como as alterações climáticas podem afetar este ecossistema.


No dia 19 de março, dinamizou-se a atividade teórico-prática “Microplástico: tecnologia e consumo” para uma turma do Curso Técnico de Gestão do Ambiente da Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo da sessão foi consciencializar os alunos sobre os impactes dos microplásticos no meio ambiente e na saúde, promovendo a reflexão sobre o consumo consciente e a gestão ambiental eficaz. Com o intuito de estimular a participação dos alunos na procura de soluções para este problema ambiental, o professor João Baptista promoveu atividades de incentivo à tomada de decisões mais conscientes em relação ao consumo, de modo a desenvolver o sentido crítico dos alunos, responsabilidade ambiental, conhecimento, habilidades e valores para que sejam agentes de mudança na sociedade.


O Serviço Educativo da ARDITI dinamizou no dia 26 de março a 1.ª Oficina de Páscoa, subordinada ao tema “Ovos com ciência”. A iniciativa reuniu vários participantes entre os 6 e 12 anos de idade que exploraram de forma lúdica a ciência que se esconde por detrás de um ovo. Tendo por base as características do ovo, os mais novos realizaram interessantes experiências de física e química com ovos, tanto crus como cozidos, com a ajuda da professora Teresa Lopes. No final da atividade, reutilizando alguns materiais de uso comum, as crianças tiveram ainda a oportunidade de decorar o seu ovo da Páscoa que levaram para casa.

EVENTOS


Paulo Abreu participou na sessão comemorativa do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, cujo tema deste ano foi "Inteligência Artificial, Revolução Digital e o Consumidor". Realizada no dia 15 de março, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, a sua apresentação intitulou-se "Disrupção tecnológica ao serviço da sociedade: uma perspetiva Smart Islands Hub".


O investigador Moritz Klaassen recebeu uma bolsa de doutoramento INPhINIT atribuída pela Fundação "la Caixa", no dia 12 de março, numa cerimónia de entrega de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, correspondente à convocatória de 2023, em Barcelona. Este irá desenvolver a sua investigação na ARDITI, com investigadores do MARE-Madeira.


A Ordem dos Engenheiros Técnicos, em colaboração com a ARDITI, o grupo de investigação BIESA (ITI/LARSyS), e o Institute of Knowledge and Development (IKnowD), realizaram o evento “Smart Islands Hub: Aplicação de IA Generativa à Engenharia”, no dia 18 de março. O objetivo da sessão foi de promover uma compreensão das capacidades e das aplicações desta tecnologia e abrir novas oportunidades para profissionais e entusiastas da área.‍ Contou com Morgado Dias, Fábio Mendonça, Décio Alves e Diogo Nuno Freitas como oradores.


A Semana do Oceano do Mónaco (Monaco Ocean Week) decorreu de 18 a 22 de março. João Canning-Clode foi um dos oradores convidados em dois painéis intitulados "A Iniciativa da Grande Muralha Azul - Parcerias para uma Economia Azul Regenerativa" e "Liderança Oceânica Baseada em Ações - Navegando pelos Altos e Baixos". No primeiro, falou sobre a importância da investigação de baixo custo, monitorização e envolvimento comunitário para ajudar os decisores na conceção de uma economia azul mais sustentável; no segundo, partilhou o seu percurso pessoal orientado para uma melhor gestão e conservação dos oceanos. Esta semana, dedicada ao Oceano, teve como propósito a partilha das principais conclusões dos debates sobre o ambiente marinho e a tomada de medidas para preservar os oceanos, tendo reunido a comunidade científica, autoridades públicas e o público em geral.

VISITAS


No âmbito do Projeto Erasmus+ KA210, intitulado Easier with STEM, um grupo de 30 participantes, constituído por alunos e professores de Espanha, Grécia, Portugal e Turquia, visitou no dia 5 de março o Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (CO-OOM). Ficaram a conhecer, com Carlos Lucas e Gonçalo Barros, a plataforma tecnológica que tem como objetivo recolher dados científicos destinados aos mais variados sectores da sociedade em geral e da comunidade científica. Alunos e professores puderam verificar in loco os equipamentos necessários ao funcionamento desta plataforma que recolhe dados científicos de elevada resolução e qualidade. Com o intuito de conhecerem o trabalho de investigação, desenvolvimento experimental, a difusão tecnológica, formação e informação científica e técnica, os mesmos visitaram também as instalações da ARDITI, no dia 6 de março, onde viram demonstrações do NeuroRehabLab - Moniz Game (Yasmim Moniz) e o CogMap - Awake Brain Surgery (André Freitas), Triton do WaveLabs - MARE-Madeira (João Pestana) e Sentinela Atlântica (Victor Azevedo e Vitor Aguiar).


A Escola Básica e Secundária/PE da Calheta trouxe duas turmas do 8.º ano, cerca de 40 alunos à ARDITI. Nesta visita de estudo, no âmbito das disciplinas de matemática, ciências e história, os alunos conheceram o Laboratório de Prototipagem e o projeto Sentinela Atlântica, apresentados por Vitor Aguiar e Victor Azevedo; Francisco Silva falou sobre o Triton e as suas tags para animais, desenvolvido pela equipa WaveLabs do MARE-Madeira; Raquel Alves do MARE-Madeira abordou a megafauna marinha e os instrumentos utilizados na investigação; e, para terminar o roteiro, Cátia Azevedo do OOM elucidou-os para a física do Oceano e da Atmosfera.

Media


Há um novo episódio em português do podcast "MARE-Madeira Aquatic Research" chamado "Estagiar na ciência com Raquel Alves". Neste episódio, Raquel Alves, fala sobre a sua experiência como jovem investigadora a estagiar na área da Biologia Marinha com o MARE-Madeira. Ouça no Spotify.

Um artigo publicado no Diário de Notícias da Madeira, no dia 22 de março, incentiva às inscrições no evento Jornadas FCCN 2024, na Madeira. João Canning-Clode é o keynote speaker das Jornadas FCCN 2024. Leia aqui a entrevista sobre a sua participação nas Jornadas e detalhes sobre a palestra que se intitula "Para além do azul: Convergência da Ciência e Sociedade na Conservação dos Oceanos para as futuras gerações."

Veja a reportagem da SIC Notícias sobre a expedição de investigação em mar profundo ao redor da Madeira. Pode ler algumas descobertas da expedição no blog. Os Jovens Embaixadores do MARE-Madeira, João e Catarina, recolheram uma série de perguntas de alunos do 2.º ao 12.º ano da Madeira para colocar aos cientistas que estiveram a bordo do navio de investigação Maria S. Merian, veja o vídeo com as respostas dos cientistas. do mar profundo.

João Monteiro, coordenador da equipa de Alterações Climáticas e Pressões Humanas do MARE-Madeira, interviu numa reportagem da SIC Notícias falando sobre os ecossistemas de recifes de corais e a sua importância no ambiente marinho. Fala também sobre o projeto de reabilitação MARS, na Tailândia, que envolve a restauração de recifes de coral destruídos pela pesca com explosivos.


A página men‍sal da ARDITI sobre Ciência e Tecnologia, foi publicada no dia 4 de março, no Diário de Notícias da Madeira.

Acerca do evento “Smart Islands Hub: Aplicação de IA Generativa à Engenharia” foram publicadas notícias no DN Madeira, JM e Funchal Notícias. Já a RTP Madeira, fez uma reportagem transmitida no dia 18 de março.

Ouça aqui Rui Caldeira, que participou no programa Entrevista da rádio Antena 1 Madeira, no dia 25 de março. Nesta entrevista fala sobre a aquisição do navio de investigação e outras questões relacionadas com a investigação da ARDITI.

A assinatura do Protocolo de Cooperação entre a UMa, ARDITI e o INESC TEC foi noticiado em vários meios de comunicação: Jornal Económico; RTP Madeira; Jornal da Madeira; Jornal da Madeira II; Diário de Notícias da Madeira.

RECRUTAMENTO


Bolsa de investigação para licenciados (estudantes de mestrado) na área de Bioquímica, no âmbito do projeto BIO_VALOR. Anúncio.


A ARDITI está a receber candidaturas para os programas Estágios de Verão e Ingress@ da Direção Regional de Juventude, nos meses de Junho a Setembro. Os interessados deverão enviar email para comunica@arditi.pt com o seu CV.


A equipa do NeuroRehabLab está a recrutar um estagiário para trabalhar no projeto "PRO-ID: Plataforma de Recrutamento Online para Estudos de Investigação e Desenvolvimento". Este consiste numa plataforma online dedicada ao recrutamento de participantes para estudos de pesquisa e desenvolvimento. Utilizando tecnologias como React para o front-end, Express para o back-end e MySQL para a base de dados. Mais detalhes aqui.

OUTRAS


O relatório de impacto 2023 do MARE-Madeira já está disponível online. Consulte aqui.


Arquivo.pt

 

Estão abertas as inscrições para o workshop, liderado por Daniel Gomes, gestor do Arquivo.pt, que terá lugar no dia 19 de abril, das 9h às 13h, na ARDITI. Este visa dotar os participantes de competências que lhes permitam usar o Arquivo.pt para recuperarem conteúdos do passado e para melhorarem a preservação de conteúdos web da sua organização. A inscrição no evento é gratuita mas obrigatória. Consulte o programa e inscreva-se aqui.


CIÊNCIAVITAE


No contexto das Jornadas FCCN, a equipa CIÊNCIAVITAE, em parceria com a ARDITI, organiza um workshop teórico-prático, focado na plataforma CIÊNCIAVITAE, para as comunidades ARDITI e Universidade da Madeira. Este evento presencial terá lugar no dia 15 de abril de 2024 das 11h às 13h, nas instalações da ARDITI. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.


Summer School on Ocean Literacy & Collaboration in Malmö

 

Este evento terá lugar de 1 a 5 de julho de 2024, em Malmö, na Suécia. É dedicado a melhorar a colaboração em projetos relacionados com os oceanos no âmbito do quadro da Coligação Europeia para os Oceanos (EU4Ocean), no contexto da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). Desenvolvido em colaboração com a cidade de Malmö (Malmö stad), o Centro de Educação Marinha de Malmö (Marint Kunskapscenter i Malmö) e a Universidade Marítima Mundial, esta Escola de Verão oferece uma oportunidade única de networking e aprendizagem em um ambiente multidisciplinar. Preencha o formulário de inscrição até 30 de abril de 2024.


Estudo sobre o uso de avatares em contexto de autodistanciamento em realidade virtual imersiva

 

Se é mulher com idade entre os 18 e 35 anos, reside em Portugal há pelo menos 3 anos e consegue deslocar-se à Universidade da Madeira/à ARDITI para uma sessão presencial, convidamo-la a participar nesta investigação. Clique aqui e será redirecionada para um questionário. No final do mesmo, encontrará um link para agendar uma sessão presencial. Agradecemos a partilha do convite com outras mulheres que possam ter interesse em participar.‍

comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
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