Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: newsletter dezembro 2023

ARDITI: newsletter dezembro 2023

dezembro, 2023

destaque


Feliz Natal e um Próspero Ano Novo da Família ARDITI! Veja o nosso vídeo das Boas Festas.

PUBLICAÇÕES


Exploring foraging preference of local fish species towards non-indigenous fouling communities near marinas: Insights from Remote Video Foraging System (RVFS) trial, com autoria de Sahar Chebaane, Miguel Pessanha Pais, Aschwin Hillebrand Engelen, Patrício Ramalhosa, Rodrigo Silva, Francesca Gizzi, João Canning-Clode, Alejandro Bernal-Ibáñez, João Gama Monteiro, artigo publicado na revista Marine Pollution Bulletin.

serviço educativo


Dinamizámos, nos dias 18 e 20 de dezembro, as oficinas de Natal 2023, dedicadas à "Criação de pingentes - latonagem" e "Criação de velas - a Química de uma vela". As crianças criaram um pingente natalício e velas com diferentes moldes natalícios. Em ambas atividades promoveu-se o conceito de economia circular, reutilizando materiais.


Uma turma de 12.º ano da Escola Profissional Francisco Fernandes esteve na ARDITI no dia 4 de dezembro, no âmbito da oferta do Serviço Educativo. Tiveram a palestra "Inteligência Artifical", com a qual os alunos tiveram oportunidade de descobrir mais sobre o tema. O investigador Rúben Freitas abordou a evolução da inteligência artificial e explicou aos participantes a aplicabilidade, funcionamento e problemas que estão associados a este tema. No dia 7 de dezembro, alunos do Curso de Informática-Sistemas da Escola Profissional Francisco Fernandes tiveram a mesma palestra na ARDITI.


No dia 6 de dezembro, as investigadoras Ana Lúcia Faria e Joana Câmara (NeuroRehabLab/UMa/ARDITI), dinamizaram uma sessão educativa intitulada "Uma viagem ao cérebro para crianças", com turmas de 1.º e 2.º ano da Escola B1/PE do Rancho e Caldeira. A sessão teve como objetivo promover o conhecimento do cérebro de forma lúdica, acessível e divertida. O itinerário incluiu dicas para cuidar do cérebro, tais como a importância do sono reparador, da alimentação equilibrada, da prática de exercício físico e da estimulação por via da leitura. A expedição terminou com uma atividade prática, de expressão plástica, onde o grupo de crianças construiu um capacete em forma de cérebro.


Decorreu no dia 6 de dezembro na escola EB1/PE de Câmara de Lobos a atividade “Não é magia, é Física e Química!”, dinamizada pela professora Teresa Lopes, do Serviço Educativo da ARDITI. A atividade, destinada aos alunos de uma turma do 4.º ano, teve como objetivos desenvolver o conhecimento e a cultura científica dos alunos e despertar o gosto e a curiosidade pela ciência. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar algumas atividades de Física e Química de uma forma divertida, simples e acessível.

EVENTOS


O evento “e-Government: oportunidades, desafios e ferramentas”, que decorreu no dia 13 de dezembro, serviu para abordar os desafios do governo eletrónico e divulgar soluções digitais inovadoras e inteligentes para otimizar e agilizar os processos da administração pública. Este deu-se no âmbito do projeto Dynamic eGov. Continue a ler.


Entre os dias 18 e 19 de dezembro, realizou-se no Funchal o Simpósio MAD-Deep, organizado pelo MARE-Madeira. Rui Caldeira, destacou o investimento de 26 milhões de euros feito pelo Governo Regional em tecnologias oceânicas para investigar o mar profundo na Zona Económica Exclusiva da Madeira. Andreia Braga-Henriques abordou a diversidade de espécies marinhas locais, enquanto que Kirsten e Joachim Jakobsen, da Fundação Rebikoff-Nigeler partilharam experiências de mapeamento do fundo marinho e descobertas arqueológicas e biológicas. No simpósio foi também apresentado um projeto de uma câmara 360º para futuras expedições. Mais sobre o mar profundo.

©Fotos ASPRESS

VISITAS


Após a palestra que fez parte de uma atividade do Serviço Educativo, no dia 4 de dezembro, Victor Azevedo apresentou à turma da Escola Profissional Francisco Fernandes, o Laboratório de Prototipagem e os drones desenvolvidos no projeto Sentinela Atlântica.


Os alunos do Curso de Informática-Sistemas da Escola Profissional Francisco Fernandes, que estiveram na ARDITI no dia 7 de dezembro para uma atividade do Serviço Educativo, juntaram-se a uma turma de 11.º ano do Curso Profissional Programador Informático da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta, para fazerem uma visita aos espaços e conhecerem alguns dos projetos em desenvolvimento. Estiveram no NeuroRehabLab a experimentar a KAVE, no Laboratório de Prototipagem a observar os equipamentos lá existentes e a descobrir mais sobre o projeto Sentinela Atlântica e, conheceram ainda, o Triton da equipa de investigação do Wave Labs

Media


Leia sobre o trabalho dos nossos investigadores na página mensal do Diário de Notícias da Madeira.

Rui Caldeira, contribuiu para a edição especial do país positivo alusivo ao “Dia Nacional do Mar”. “A exploração do oceano enfrenta nos dias de hoje um novo paradigma”. Leia aqui.

Sobre o evento MAD-Deep, do mar profundo, leia a notícia publicada no dia 18 de dezembro no Diário de Notícias da Madeira e esta notícia publicada também no mesmo dia.


O projeto Musiquence esteve em destaque no programa "UMa Investiga" da RTP Madeira, no dia 7  de dezembro. Veja o episódio.

‍O trabalho que está a ser desenvolvido no projeto SUBMERSE foi noticiado na RTP Madeira no dia 27 de dezembro. Assista aqui.

OUTRAS


A 19 de dezembro, o Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI, realizou com sucesso o teste do novo VMADCP. Este equipamento foi colocado a bordo da embarcação "Observatório I" permitindo medir as correntes marítimas até uma profundidade de 70 metros. Com esta tecnologia, torna-se possível medir as correntes oceânicas na zona onde a embarcação navega, facilitando assim a recolha de dados precisos para melhor conhecer a corrente costeira da ilha da Madeira.


O projeto SUBMERSE, envolvendo parceiros em Portugal, registou pela primeira vez atividade sísmica na Madeira através de um equipamento de Deteção Acústica Distribuída (DAS), instalado na Estação de Desembarque de Cabo da EMACOM, na Praia Formosa. Este desenvolvimento marca um avanço significativo na capacidade de monitorização sísmica da região, alinhando-se com os objetivos inovadores do projeto SUBMERSE, financiado pela UE, que utiliza cabos submarinos para a monitorização da Terra. Este equipamento, parte de um projeto gerido pelo Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI combina dados oceanográficos com dados DAS para uma visão global do ambiente submarino da Ilha da Madeira em todos os seus aspectos físicos, químicos e biológicos. A sinergia entre tecnologia avançada e métodos tradicionais contribui para um conhecimento mais aprofundado dos processos e abre portas para a conservação e gestão sustentável dos recursos marinhos da região. 


Membros da equipa do NeuroRehabLab (UMa/ARDITI) - Joana Câmara, Luís Ferreira, Ana Lúcia Faria, Manuela Vilar e Sergi Bermúdez i Badia - receberam uma menção honrosa na categoria de responsabilidade social pelo projeto "Treino cognitivo-funcional com interação motora integral", no âmbito da 17ª Edição dos prémios "Os Melhores & as Maiores do Portugal Tecnológico 2023", organizada pela Exame Informática e Visão. Esta menção foi atribuída por um trabalho de investigação, previamente publicado na revista Games for Health. O trabalho consistiu no desenvolvimento e administração de um programa de treino cognitivo computorizado, baseado em atividades de vida diária, e mediado pela interação motora, numa amostra de pacientes com doença psiquiátrica crónica em regime de internamento.


No âmbito da III Edição do Prémio +Valor Madeira, Beatriz Severes Lopes (ITI/LARSyS/ARDITI) foi a vencedora do prémio, no valor de 5.000€. A  Mestre em Design de Media Interativos, foi reconhecida pelo trabalho de mestrado intitulado «Desenho de Intervenções Tecnológicas Colaborativas para Gestão de Saúde Mental». Já a psicóloga e investigadora Joana Câmara (NeuroRehabLab/(UMa/ARDITI) foi distinguida com uma menção honrosa pelo trabalho "Viabilidade, Aceitabilidade e Impacto Preliminar da Interação Motora Integral no Treino Cognitivo Computorizado Baseado em Atividades Instrumentais de Vida Diária: Um Estudo-Piloto Aleatorizado e Controlado com Pacientes Psiquiátricas Crónicas Internadas", previamente publicado na revista Games for Health. O Prémio +Valor Madeira é atribuído anualmente e visa reconhecer o mérito de trabalhos realizados em contexto académico que se destaquem pela qualidade, criatividade e inovação, em áreas de interesse para a RAM, e que apresentem potencial aplicabilidade na mesma.


O MARE-Madeira celebrou no dia 5 de dezembro 10 anos desde que foi criado, inicialmente como Canning-Clode Marine Lab.

©MARE-Madeira

A investigadora Sonia Gueroun (MARE-Madeira/ARDITI) esteve em Kerala, Índia, para participar no 7th International Jellyfish Blooms Syposium. Apresentou dois trabalhos, um deles com os primeiros resultados de um estudo sobre as comunidades de zooplâncton gelatinoso, relativamente à diversidade, distribuição temporal e espacial na Madeira. Este trabalho resultou de duas campanhas realizadas em 2021 e 2022 no âmbito do projeto HOTMIC. O outro expôs a primeira fase da investigação sobre a medusa Pelagia noctiluca, no Mar Mediterrâneo. O projeto, que conta com  a colaboração de quatro países, estuda os nichos ecológicos desta espécie em diferentes regiões do Mediterrâneo.

©MARE-Madeira

Os Jovens Embaixadores do MARE-Madeira criaram um áudio-guia para acompanhar a exposição "Gritos Silenciosos: Oceanos em Perigo", em exibição no Museu de História Natural do Funchal. Esta exposição foi criada no âmbito do projeto MIMA (MImetismo de MAcroplásticos com as presas de predadores de mergulho profundo), liderado pelo MARE-Madeira/ARDITI. O projeto aborda o impacto do plástico no ambiente marinho, especialmente em águas profundas, e a exposição é gratuita. Visite até 30 de janeiro.

©MARE-Madeira

O investigador Filipe Alves, líder da equipa de investigação em Megafauna Marinha e Oceano Aberto (MARE-Madeira/ARDITI), ganhou um contrato de Investigador Associado de seis anos pela FCT. Este contrato surgiu no âmbito da candidatura ao 6º Concurso de Estímulo ao Emprego Científico da FCT. Filipe ficou colocado em primeiro lugar entre os 64 candidatos do Painel de Ciências Biológicas com a proposta “Avançar o conhecimento e promover a conservação dos ecossistemas marinhos na Década dos Oceanos”.

©MARE-Madeira

A ARDITI, através do presidente do Conselho de Administração Rui Caldeira e o presidente da Comissão Executiva Clemente Aguiar, esteve presente no passado dia 6 de dezembro na cerimónia de assinatura do Acordo de Consórcio para o projeto C3M - Centro de Competências de Cibersegurança da Madeira. O projeto C3M está estrategicamente enquadrado com a Plataforma de Interface Smart Islands Hub que tem na Cibersegurança uma das principais apostas em termos de tecnologia disruptiva. Leia mais.


A ARDITI marcou presença no jantar de Natal da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que aconteceu no dia 15 de dezembro.


Veja o vídeo que resume o Workshop de Natal realizado no dia 24 de novembro. O evento destacou-se pela fusão de criatividade, diversão e espírito de equipa

comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.