Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: newsletter novembro 2023

ARDITI: newsletter novembro 2023

novembro, 2023

PUBLICAÇÕES


‍Exploring visual methods for monitoring marine non-indigenous species colonizing artificial structures in the Madeira archipelago (NE Atlantic), com autoria de Soledad Álvarez, Ignacio Gestoso, Patrício Ramalhosa e João Canning-Clode, artigo publicado na revista Regional Studies in Marine Science.

serviço educativo


No âmbito das atividades de disseminação de conteúdo científico promovidas pela ARDITI, é disponibilizada a oferta do Serviço Educativo da ARDITI. A oferta, dirigida à comunidade escolar, contém palestras e atividades teórico-práticas dinamizadas por investigadores e colaboradores do Serviço Educativo para diferentes público-alvo e níveis de ensino. As temáticas estão relacionadas com a área de atuação da ARDITI, nomeadamente tecnologia, saúde e mar.

 As atividades elencadas na oferta educativa são gratuitas, realizadas nas escolas ou nas instalações da ARDITI e podem ser solicitadas através do preenchimento do formulário, estando sujeitas a confirmação e disponibilidade dos dinamizadores. É ainda possível a requisição de exposições temáticas por parte das escolas, conforme indicado no documento. Paralelamente, o Serviço Educativo dinamiza oficinas temáticas que são oportunamente divulgadas no website, redes sociais e newsletter da ARDITI.


A investigadora Sara Bettencourt dinamizou duas atividades sobre o lixo marinho nas últimas semanas. A primeira foi direcionada para uma turma de 5º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e a segunda para duas turmas do 2º ano da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo. Nas atividades teórico-práticas os alunos descobriram um pouco mais sobre o tema realizando pequenos jogos e atividades de grupo e mostraram-se mais sensibilizados para a questão do lixo marinho e para a adoção de pequenos gestos que podem contribuir para reduzir o lixo encontrado nas praias e oceano.


No dia 21 de novembro, as investigadoras do NeuroRehabLab, Rita Costa e Joana Câmara, dinamizaram a sessão educativa intitulada "Uma viagem ao cérebro para crianças”. A sessão, destinada a crianças, teve como objetivo promover o conhecimento do cérebro de forma lúdica, acessível e divertida. A viagem iniciou-se com algumas curiosidades sobre o cérebro. O itinerário incluiu dicas para cuidar do cérebro, tais como a importância do sono reparador, da alimentação equilibrada, da prática de exercício físico e da estimulação por via da leitura. A expedição terminou com uma atividade prática, de expressão plástica, onde o grupo de crianças resolveu um labirinto e construiu um capacete em forma de cérebro.


Realizou-se, no dia 22 de novembro, na Escola Secundária de Francisco Franco, a atividade Microplásticos: Tecnologia e Consumo, para alunos do 10º ano de escolaridade - Curso Profissional de Informática, dinamizada pelo professor João Baptista, do Serviço Educativo da ARDITI. Com recurso à tecnologia hipermédia, os alunos realizaram várias atividades de identificação dos tipos de plástico que compõem os objetos do nosso quotidiano e o seu impacto no meio ambiente, fruto do modo como os utilizamos diariamente, para posteriormente elaborarem um conjunto de boas práticas, gestos que ajudam a reduzir os microplásticos nos oceanos.


Realizou-se no dia 28 de novembro, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, a atividade subordinada ao tema "Há Química numa vela!". Nesta iniciativa, destinada aos alunos da Universidade Sénior, os participantes criaram uma vela aromática recorrendo a materiais reciclados e entenderam alguns dos fenómenos químicos por detrás deste processo. A atividade foi dinamizada pela professora Teresa Lopes, do Serviço Educativo da ARDITI, e foi acolhida com muito entusiasmo pelo público-alvo da sessão.


Foram dinamizadas, no dia 29 de novembro, duas ações de sensibilização sobre o lixo marinho. A atividade "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local" decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco para duas turmas do 5º ano, no âmbito da oferta do Serviço Educativo da ARDITI. A atividade foi repartida entre uma apresentação teórica e pequenas atividades práticas que permitiram aos alunos descobrir mais sobre o tema, visualizar algum do lixo marinho encontrado na ilha da Madeira e discutir ações que podem ser adotadas para promover um oceano mais limpo.

EVENTOS


No âmbito do projeto SmartBlueF, Virgínia Catanho deslocou-se a Veneza, Itália para assistir à conferência AIVP 2023 - Linking Ports & Citizens: A shared vision for the Future, entre os dias 16 e 18 de novembro. O projeto de cooperação territorial entre Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde visa promover a competitividade das empresas da economia azul, baseado no trabalho em rede de agentes de apoio à inovação e à internacionalização empresarial.


A investigadora do MARE-Madeira, Ashlie McIvor, apresentou o trabalho de investigação de 5 anos sobre raias na conferência ICMERS-3 - International Conference on the Marine Environment of the Red Sea at Kaust, na Arábia Saudita.


Os investigadores Sara Bettencourt e Carlos Lucas foram convidados para a sessão "Testemunhos: Dos primeiros passos à investigação", onde abordaram o seu percurso académico e profissional no ramo das ciências. A sessão inseriu-se no "I Encontro Ciência na Escola", promovido pela Direção Regional de Educação, no dia 10 de novembro na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.


Entre os dias 8 a 14 de novembro, Ana Lúcia Faria, investigadora do NeuroRehabLab, visitou os pólos de Morego, Erzelli e CRIS do Instituto Italiano de Tecnologia, a propósito da sua parceria no projeto "ENACT - Employing Neuroergonomic solutions to Attenuate the Cerebellar Tremor", um projeto liderado por Giacinto Barresi (psicólogo e ergonomista). Esta visita decorreu no âmbito de uma mobilidade Erasmus Training da Universidade da Madeira.


O projeto Aquainvert realizou no dia 22 de novembro um encontro final que serviu para cada um dos grupos de trabalho apresentarem o seus resultados, uma vez que durante os últimos quatro anos os investigadores das diversas regiões dedicaram-se a estudar várias espécies e a sua viabilidade comercial a médio prazo. Depois de um debate sobre os resultados que cada um apurou no projeto, houve um momento de degustação. Leia mais.


No dia 22 de novembro, realizou-se nas instalações da ARDITI, a Sessão Regional de Apresentação de Resultados do Projeto de Mapeamento Nacional de Iniciativas de Capacitação Digital da Madeira, no âmbito do Projeto INCoDe.2030. Foram apresentados os resultados nacionais e regionais por parte da equipa do projeto INCoDe.2030 e pela Deloitte Portugal, seguindo-se uma introdução e familiarização da plataforma Ponto Digital. A ARDITI, através da equipa de Coordenação do SIH - Smart Islands Hub, em particular pela Alexandra Mendes, gestora financeira do projeto, foi o parceiro Regional do INCoDe.2030, apoiando o levantamento das iniciativas de Capacitação Digital na Região Autónoma da Madeira.


No dia 24 de novembro, realizou-se um Workshop de Natal para a comunidade ARDITI, com atividades de team building, um almoço e convívio. Fez parte deste evento uma iniciativa solidária, da qual resultou mais de 100 doações que reverteram para uma Instituição Particular de Solidariedade Social, a AFARAM.


A ARDITI marcou presença no XVI Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia, promovido pela Startup Madeira, nos dias 28 e 29 de novembro. Durante o evento, Victor Azevedo fez um pitch sobre o projeto Sentinela Atlântica, enquanto que Paulo Abreu apresentou o polo de inovação digital, o Smart Islands Hub. O encontro potenciou a partilha de conhecimento e a promoção de iniciativas na área da tecnologia.


No passado dia 29 e 30 de novembro, a ACIF-CCIM a a ARDITI foram palco do seminário de encerramento do projeto SMARTBLUEF, que contou com a presença de representantes destacados do setor marítimo e de instituições parceiras. Este evento, cofinanciado pelo Programa Interreg MAC 2014-2020, reuniu especialistas e stakeholders para a apresentação dos resultados obtidos ao longo do projeto. Saiba mais.

VISITAS


No dia 7 de novembro, cerca de 40 alunos de duas turmas do 9º ano da escola da Torre, estiveram na ARDITI. Os alunos tiveram demonstrações por parte de investigadores do Laboratório de Prototipagem, do Wave Labs (MARE-Madeira) e do NeuroRehabLab (NOVA-LINCS Madeira).


Nos dias 10 e 17 de novembro, recebemos na ARDITI duas turmas de Mecatrónica Automóvel do IPTL - Instituto Profissional de Transporte e Logística da Madeira, com o intuito de aprenderem as técnicas de impressão 3D existentes, as vantagens e desvantagens de utilizarem esta tecnologia e ficarem a conhecer os equipamentos que podem utilizar. Os jovens visitaram o laboratório de prototipagem e verificaram, através do projeto Sentinela Atlântica, a aplicabilidade de utilizar a impressão 3D em produtos. Conheceram também um dos projetos da equipa do Wave Labs e a tecnologia marinha e Inteligência Artificial utilizada.


A FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Comissão Fulbright estiveram na ARDITI no dia 16 de novembro onde trocaram impressões com os nossos investigadores. Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, apresentou a instituição enquanto que o coordenador do MARE-Madeira, João Canning-Clode, apresentou a unidade de investigação. Saiba mais.


O deputado eleito pela Iniciativa Liberal à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira visitou as instalações da ARDITI no dia 28 de novembro para se inteirar do funcionamento da Agência. Nuno Morna não ficou indiferente ao progresso feito ao longo dos últimos anos pela cada vez maior equipa de investigadores que aqui desenvolvem os seus trabalhos.

Media


Rui Caldeira, Investigador e Diretor do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) contribuiu para a edição especial do país positivo alusivo ao “Dia Nacional do Mar”. “A exploração do oceano enfrenta nos dias de hoje um novo paradigma”. Saiba qual aqui.‍‍

OUTRAS


Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira (ARDITI) receberam formação de um sistema portátil conhecido como “ferrybox” com o técnico representante da SubCtech GmbH (Alemanha), Thorsten Stoffers, entre 23 e 25 de outubro. Esta formação incluiu a instalação e operação do equipamento na embarcação “OBSERVATÓRIO I” e procedimentos de manutenção no laboratório do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira. Este equipamento oceanográfico é composto por um sistema que recolhe amostras de água à superfície (cerca de 1 metro de profundidade) e por uma série de sensores que permite monitorizar vários parâmetros chave de qualidade da água, nomeadamente temperatura, condutividade/salinidade, oxigénio dissolvido, nutrientes (i.e. nitrato), clorofila-a (indicador da produtividade primária) e a pressão parcial de dióxido de carbono. Adicionalmente, também inclui sensores meteorológicos que permitem medir a pressão atmosférica e temperatura do ar. Este equipamento permite uma recolha de dados com elevada resolução espacial e em tempo real da qualidade das águas da RAM. Veja o vídeo.


O Dia Nacional do Mar é celebrado a 16 de novembro, dia em que entrou em vigor a "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar". Vários dos trabalhos desenvolvidos na ARDITI exploram a temática do mar. Demos a conhecer alguns deles, nesta publicação, considerando as publicações científicas dos investigadores da ARDITI deste ano.


Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira e do MARE-Madeira receberam formação na utilização de um auto-analisador de nutrientes com técnicos da Tecnilab (representante em Portugal da “Seal Analytical”) entre 6 e 10 de novembro. Esta formação incluiu instalação, operação e procedimentos de manutenção do equipamento no laboratório da Universidade da Madeira sediado na Estação de Biologia Marinha. Este equipamento de laboratório permite determinar automaticamente as concentrações de quatro tipo de nutrientes em simultâneo, nomeadamente nitrato, nitrito, fosfato e silicato. O modelo em específico apresenta vários benefícios relativamente aos métodos de análise laboratorial tradicionais. Em particular, este analisador é bastante compacto e fácil de transportar (por exemplo para navios de investigação), com reduzido consumo de amostras e reagentes, com limites de deteção ultra-baixos, podendo ser utilizado em água do mar, água doce e em águas residuais. Sendo este modelo o primeiro instalado em Portugal, este equipamento fornece capacidade à RAM de determinar parâmetros químicos chave para a qualidade da água e para o crescimento das microalgas de uma forma otimizada, com capacidade de analisar cerca de 60 amostras por hora. Veja este pequeno vídeo.


Assinalou-se, no dia 24 de novembro, o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica. A data pretende destacar o papel da ciência no desenvolvimento e fomentar o interesse pela ciência nas gerações mais novas. Conheça o trabalho científico desenvolvido nas unidades de investigação e plataforma de interface da ARDITI. Veja o vídeo e conheça o trabalho científico desenvolvido nas unidades de investigação e plataforma de interface da ARDITI.


Com o aproximar do Natal e interrupção letiva, o Serviço Educativo da ARDITI preparou oficinas de Natal dedicadas aos mais novos. A economia circular e a sustentabilidade são os temas centrais das oficinas deste ano. Os participantes (6-12 anos) são convidados a criar um pingente de Natal usando materiais reciclados enquanto descobrem a técnica da latonagem ou a criar uma vela aromática desvendando os fenómenos químicos inerentes ao processo. As oficinas decorrem no dia 18 (tarde) e 20 de dezembro (manhã). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas aqui.


Participe no evento "e-Government: Oportunidades, Desafios e Ferramentas". Descubra como as soluções inovadoras do e-Government estão a transformar a administração pública em Portugal. Palestras, workshops e demonstrações! Esta é uma iniciativa do projeto Dynamic e-Gov. Inscreva-se.

comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.