Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter Julho 2023

ARDITI: Newsletter Julho 2023

Julho, 2023

atividadeS de ciência viva no verão 2023


A ARDITI organiza este ano oito ações no âmbito da Ciência Viva no Verão 2023, com a colaboração de várias entidades. As próximas realizam-se no dia 5 de agosto "Há vida na ribeira de São Vicente" e no dia 6 de setembro "Há vida na ribeira da Ribeira Brava". As inscrições são gratuitas e feitas através do site.


‍"Conhecer o cérebro: mitos e curiosidades" foi a primeira ação da Ciência Viva no Verão 2023. A atividade foi dinamizada pelas investigadoras Joana Câmara, Rita Costa e Ana Lúcia Faria no Centro Comercial La Vie Funchal. Os participantes descobriram mais sobre a estrutura e funções do cérebro e tiveram ainda a oportunidade de pintar um cérebro em papel e delimitar os seus constituintes.


Realizou-se a 24 de julho, na ARDITI, a atividade "Fotografia ecológica - antotipia e fitotipia” orientada por João Baptista. Foram explorados dois processos de fotografia ecológica, a antotipia, que utiliza a fotossensibilidade de pigmentos vegetais impregnados em papel para produzir impressões fotográficas, e a fitotipia, que utiliza folhas de plantas como suporte para criar imagens a partir da sensibilização da clorofila pela luz do sol. Durante a atividade, foi possível sensibilizar os participantes para os fenómenos científicos destas técnicas fotográficas e a sua exploração no campo artístico e cultural.‍


Os participantes da atividade “Peixes Virados do Avesso” reuniram-se no dia 26 de julho para duas sessões no Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira. Sónia Costa falou sobre os peixes numa parte introdutória da atividade dando depois seguimento à parte prática, com o apoio de Carlos Lucas, que envolveu a pesagem e medição dos peixes, bem como a dissecação e identificação dos seus órgãos internos.


"Há vida na ribeira de Machico” foi a atividade que decorreu no dia 29 de julho. As ribeiras têm grande importância ecológica e para as comunidades humanas que vivem perto delas. Entre outros bens e serviços, fornecem habitats importantes para uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Nesta atividade, foi possível observar e identificar alguns animais presentes, medir alguns parâmetros da água e explorar o problema da poluição por lixo. A atividade foi orientada pelas investigadoras Inês Órfão, Aracelis Rajnauth e Soledad Álvarez.

EVENTOS


No âmbito do Smart Islands Hub do Madeira Fiware iHub e do projeto TidyCity, o professor David Aveiro e o investigador Duarte Pinto estiveram presentes no FIWARE Global Summit 2023 que decorreu nos dias 12 e 13 de junho em Viena, Áustria onde foram dadas a conhecer todas as novidades do ecossistema FIWARE e onde foi também apresentado o projeto TidyCity a esta comunidade na parte dedicada a Smart Cities.


No âmbito de uma colaboração para a integração da plataforma DISME do projeto Dynamic eGov com projeto BRaNT, David Aveiro e o assistente de investigação Vitor Freitas e estiveram presentes na 25ª Conference on Business Informatics (CBI 2023) que decorreu entre 21 e 23 de junho em Praga, Républica Checa para apresentar o artigo "Traditional vs. low-code development: comparing needed effort and system complexity in the NexusBRaNT experiment" da autoria de David Aveiro, Vítor Freitas, Érica Cunha, Filipe Quintal e Yuri Almeida‍.


Com o objetivo de aproximar os jovens da ciência e dos trabalhos de investigação realizados na região, bem como consciencializar para a temática do lixo marinho, os jovens embaixadores do MARE-Madeira promoveram uma limpeza de praia no dia 5 de julho. A atividade na praia Almirante Reis contou com a participação de 24 pessoas e iniciou-se com uma apresentação do MARE-Madeira, seguida de uma introdução ao tema do lixo marinho. Os participantes recolheram 21 kg de lixo. Os participantes reconheceram a dimensão do problema e a necessidade de agir pró-ativamente para reduzir os resíduos encontrados nas praias e oceano.


No dia 4 de julho, investigadoras do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) realizaram palestras sobre a Economia Circular. A iniciativa aconteceu nas instalações da ARDITI. As palestras abordaram o projeto "Wast’Awareness", apresentado pelas investigadoras Luciana Faria e Margarida Soares, além da valorização de resíduos da indústria piscatória Açoreana, apresentada por Nádia Valério. As apresentações demonstraram a importância da economia circular na sustentabilidade e na redução do impacte ambiental.


No dia 14 de julho, realizou-se uma sessão de divulgação de resultados online do inquérito nacional sobre o impacto psicológico da perda gestacional. O estudo foi realizado por investigadoras do NeuroRehabLab, Universidade da Madeira, em colaboração com o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental e teve como principais objetivos caracterizar a incidência e o efeito psicológico da perda gestacional precoce em Portugal.


Jesus Reis, oceanógrafo físico foi convidado do programa “Madeira Novos Talentos + Futuro”. O convidado referiu que o investimento da ARDITI, tem projetado a Madeira como um dos melhores centros de investigação da Europa. Mais especificamente, referiu que a Madeira, através do OOM/ARDITI, está a recorrer à robótica para investigar o mar e a dinâmica oceânica da Região, tendo passado de um nível de ação regional para um patamar europeu, uma vez que dispõe, ao nível técnico, de robôs de última geração.


No dia 11 de julho, realizaram-se as Conferências do Museu de História Natural do Funchal, que incluíram três palestras no âmbito do projeto “MIMA - Perigo na zona crepuscular: o mimetismo dos macroplásticos com as presas de predadores de mergulho profundo”‍. Saiba mais aqui. A exposição "Gritos silenciosos: oceanos em perigo" foi inaugurada no dia 20 de julho no mesmo museu. Esta sensibiliza para a questão do lixo marinho, em particular os macroplásticos, e está inserida no referido projeto. A exposição pode ser visitada até dia 31 de outubro.


A Startup Madeira em parceria com o Instituto Pedro Nunes (IPN), organizou a 1ª etapa do programa de ideação para investigadores que pretendem transformar tecnologias e ideias em negócios, o "start4TECH - From Research to Business", entre os dias 6 e 7 de julho. Neste programa participaram cerca de 20 investigadores e empreendedores, alguns dos quais da ARDITI, interessados em investigação aplicada e em desenvolvimento de novos produtos e serviços.


No dia 11 de julho reuniu-se na ARDITI um grupo de stakeholders regionais que vão apoiar o projeto GOCORE. O gestor do projeto Paulo Abreu apresentou o referido projeto, o novo programa Interreg Europe e as linhas gerais da participação da ARDITI como parceira do GOCORE. A participação da ARDITI no projeto tem como objetivo influenciar o programa Madeira 2030 com o apoio da plataforma de interface Smart Islands Hub. Pode ler mais aqui


A 2º edição do "Drone Meeting" - encontro para operadores de drone amadores ou profissionais - organizado pelo Comando Operacional da Madeira e o Núcleo de Iniciação e Experimentação à Operação com Sistemas Aéreos Não Tripulados, teve lugar no dia 23 de julho, nas instalações do Pico da Cruz. Investigadores do MARE-Madeira e do Laboratório de Prototipagem, que recorrem ao uso de drones para desenvolver as suas atividades de investigação, participaram neste encontro. Demonstraram ainda alguns dos seus equipamentos de investigação, alguns dos quais são protótipos criados no laboratório da ARDITI com recurso a impressoras 3D. Este encontro tinha como objetivo a troca de conhecimentos e o convívio entre participantes com os mesmos interesses nesta área.

visitas


No passado dia 6 de julho, a ARDITI recebeu a visita dos Doutorecos nesta edição 2023 de campo de férias organizado pela Académica da Madeira|UMa. Participaram na visita 57 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. Durante a visita, as crianças conheceram as instalações e alguns projetos da Agência. Tiveram a oportunidade de se divertir com jogos do mar, explorar o laboratório de prototipagem e assistir a uma demonstração de drones. Para tornar a experiência ainda mais interativa, os participantes puderam desfrutar de jogos que estimulavam as suas capacidades motoras através de uma projeção no chão, utilizando a plataforma PEPE.‍


No dia 10 de julho, um grupo de 28 crianças do campo de férias do Clube Desportivo Garachico  fez uma visita às instalações da ARDITI para conhecer alguns dos projetos em curso. As crianças realizaram também uma atividade prática de modelação de fósseis orientada pelo Serviço Educativo da ARDITI.

 

Nos Media


Leia aqui o artigo publicado no Diário de Notícias da Madeira no dia 3 de julho acerca da limpeza de praia do Almirante Reis.

‍Leia o artigo publicado no Diário de Notícias no dia 10 de julho sobre as "Conferências do Museu de História Natural do Funchal" do projeto MIMA.

Madeira tem mais duas novas espécies para a ciência - leia aqui o artigo e veja a reportagem.


Jesus Reis, foi entrevistado pelo Jornal da Madeira no dia 10 de julho, no âmbito da iniciativa "Madeira Novos Talentos + Futuro". Veja aqui a entrevista na íntegra. Leia também o artigo sobre a presença da ARDITI nos mares da Madeira e este sobre a dinâmica costeira, ambos do JM.

O estudo do NeuroRehabLab sobre o impacto psicológico da perda gestacional em Portugal foi noticiado no Diário de Notícias da Madeira no dia 10 de julho e na RTP-Madeira no dia 14 de julho.

No dia 18 de julho foi noticiado na RTP-Madeira que a ARDITI obteve financiamento para investigação ligada ao mar. Foram entrevistados Carlos Andrade, Carlos Lucas e Sonia Gueroun.


Veja aqui a reportagem sobre a atividade "Conhecer o cérebro: mitos e curiosidades" na RTP-Madeira no dia 19 de julho e no programa Verão Cá Dentro no dia 24 de julho, com Joana Câmara.

Veja aqui a reportagem sobre a 2ª edição do "Drone Meeting" com Victor Azevedo, transmitida pela RTP Madeira no dia 23 de julho.

Veja a reportagem transmitida no programa Portugal em Direto, na RTP no dia 25 de julho acerca da exposição "Gritos Silenciosos: oceanos em perigo”, inaugurada no dia 20 de julho no Museu de História Natural do Funchal.

OUTRAS


O investigador Sergi Bermúdez i Badia concluiu com sucesso as provas de agregação em Engenharia Informática com a palestra "Applications of VR to Stroke Rehabilitation and Fitness Training".


O projeto AViR - “Realidade Virtual para suporte após perda gestacional precoce involuntária”, tem como objetivo investigar uma nova abordagem de prestação de apoio psicológico a mulheres que tenham passado por uma perda gestacional involuntária nas primeiras 20 semanas de gestação. Se é residente na Madeira, passou por uma perda gestacional precoce nos últimos 6 meses, contacte os nossos investigadores. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas sobre o projeto, contacte através do email.‍

Contact us: comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.