Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter Junho 2023

ARDITI: Newsletter Junho 2023

Junho, 2023

Publicações


The psychological impact of Early Pregnancy Loss in Portugal: incidence and the effect on psychological morbidity, com autoria de Diana Mendes, Ana Fonseca e Mónica Cameirão, artigo publicado na revista Frontiers Public Health.


A retrospective analysis and systematic review of the areas of entertainment computing and persuasive technologies for health, com autoria ‍de Paula Alexandra Sila, Sergi Bermúdez i Badia e Mónica Cameirão, artigo publicado na revista Frontiers Computer Science.

atividadeS do serviço educativo


Soledad Álvarez e Sónia Costa estiveram, no dia 25 de maio, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde dinamizaram a atividade prática "À procura de microplásticos" com uma turma do 12º ano - curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6. Nesta atividade, os alunos adotaram a postura de investigadores e pesquisaram a existência de microplásticos na areia da praia recorrendo a várias técnicas.


Sónia Costa esteve na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, no passado dia 1 de junho, onde falou sobre "Os sons do oceano" e dinamizou uma sessão de jogos educativos (puzzles, jogo de tabuleiro e jogo da memória) sobre várias temáticas ligadas ao mar, com uma turma do 7º ano. Aparentemente silencioso, na realidade o mar está repleto de sons de diversas origens (naturais e antropogénicos) e foi sobre este assunto que a palestra se debruçou.


Realizou-se no dia 5 de junho, na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, a última sessão da atividade RA Carettacaretta, com uma turma do 5º ano de escolaridade, dinamizada pelo professor João Baptista, do Serviço Educativo da ARDITI. Através da realidade virtual e da realidade aumentada, os alunos ficaram a conhecer a tartaruga comum, "Caretta caretta", e identificaram as caraterísticas especificas da espécie, através da chave de identificação das tartarugas marinhas. De modo a preservá-la, refletiram sobre a necessidade de não poluir os oceanos, evitando que os lixos alcancem o mar.


No dia 7 de junho, Sónia Costa e Carlos Lucas estiveram na escola Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, onde dinamizaram sessões de jogos do mar com sete turmas do 2º ao 6º ano de escolaridade. A atividade foi integrada no projeto Escola Azul, Clube Europeu e “Um mar de oportunidades – Flexibilidade Curricular 2° ciclo" da escola e também nas comemorações do Dia Mundial dos Oceanos.‍


A bióloga Sónia Costa deu uma palestra para cinco turmas do 5º ano da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no dia 7 de junho, durante a qual abordou a importância do mar e as ameaças que este tem sofrido, desde o lixomarinho à poluição sonora, fruto da ação humana.


Soledad Álvarez e Sara Bettencourt dinamizaram a atividade "À procura de microplásticos", com duas turmas do 8º ano da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, no dia 12 de junho. A uma introdução geral sobre o problema do lixo marinho seguiu-se a componente prática, na qual os alunos assumiram o papel de investigadores e investigaram a presença de microplásticos em amostras de areia da praia, recorrendo a várias técnicas.


Sónia Costa esteve nas escolas EB 1ºC com PE e Creche de Santa Cruz, Externato São Francisco de Sales - Gaula e EB1/PE da Lourencinha, onde realizou 6 sessões da palestra "A viagem das enguias", para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade. A palestra teve como mote o livro infanto-juvenil "A longa viagem de Angui e Luna", que conta a história de duas enguias da espécie "Anguilla anguilla", desde que nascem no Mar dos Sargaços até ao seu regresso a esse mesmo local, anos mais tarde, após crescerem no rio Minho. Ao longo da palestra foram abordadas algumas curiosidades sobre a espécie e discutidos alguns motivos que têm contribuído para o declínio deste peixe.‍


Sara Bettencourt proferiu a palestra "Marine litter: a global problem", no passado dia 29 de junho, para os parceiros do projeto internacional SMOTIES - Creative works with small and remote places que estiveram de visita à região. Este projeto visa estabelecer relações de colaboração com as comunidades de 10 locais considerados remotos e envolver as pessoas em atividades de desenvolvimento através da criatividade. Na Madeira, o local alvo do projeto é o Estreito da Calheta e o parceiro é a Universidade da Madeira. Nesta sessão, a investigadora deu a conhecer o problema do lixo marinho e algum do trabalho que tem vindo a fazer na região sobre o tema.

EVENTOS


O 10º Encontro anual do CQM - Centro de Química da Madeira decorreu entre os dias 1 e 2 de junho no Campus Universitário da Penteada. Este evento teve como objetivo apresentar e discutir publicamente os resultados da investigação realizada durante os anos de 2022 e 2023, nas áreas estratégicas em desenvolvimento no CQM: Saúde e bem-estar, Segurança e qualidade agroalimentar, e Recursos e tecnologias do Mar.


A conferência “Portugal e o Mar – A Engenharia Azul” decorreu no Centro de Congressos da Madeira nos dias 1 e 2 de junho. Organizada pela Ordem dos Engenheiros Região Madeira, reuniu diversos especialistas que abordaram os mais recentes avanços na investigação, monitorização, conservação e gestão do mar, destacando também o papel das profissões azuis, a digitalização e a transformação digital. Durante o evento, a ARDITI desempenhou um papel relevante ao apresentar um expositor e demonstrações do trabalho realizado pelos seus investigadores. Rui Caldeira foi o orador convidado para abrir o segundo painel da conferência com a apresentação do projeto "Sentinela Atlântica". Saiba mais sobre a participação da ARDITI aqui.


No dia 19 de junho, teve início o 1º Encontro Nacional de Mergulho Científico do MARE. O objetivo do encontro foi reunir investigadores e mergulhadores de todo o país, para que pudessem mostrar os seus trabalhos na investigação e monitorização abordadas em diversas perspetivas. A 23 de junho, no último dia do evento, foi realizada uma demonstração do rebreather MARES Horizon. No mesmo dia, uma equipa foi destacada para efetuar uma limpeza subaquática dos resíduos acumulados na zona balnear da Ribeira Brava. Saiba mais acerca do evento e das demonstrações.


Investigadores da ARDITI marcaram presença no evento Blue Economy and Sustainable Islands Forum nos dias 22 e 23 de junho, organizado pelo Island Innovation no Fórum Machico. O debate focou-se no potencial do oceano para promoção de um desenvolvimento sustentável, tendo sido abordadas várias oportunidades e ameaças encontradas nas ilhas. Foram oradores do evento os investigadores Ana Dinis, Mafalda Freitas, Ricardo José, Carlos Lucas e Marko Radeta. Os investigadores do MARE-Madeira estiveram no local a dar a conhecer o seu trabalho. Ler mais.


O Madeira Innovation Challenge teve lugar no dia 22 de junho tendo sido o primeiro evento do projeto Smart Islands Hub com uma atividade dedicada às PMEs regionais que apostam na transformação digital e sustentável. Veja os registos fotográficos aqui.


Rui Caldeira esteve no dia 22 de junho no Scripps Institute of Oceanography (SIO), da Universidade de California San Diego, nos EUA como orador convidado com a palestra "Madeira Island - A 'sentinel' in the Atlantic".


O projeto CircleFly, cofinanciado pela União Europeia através do programa PROCIÊNCIA (Madeira 14-20), apresentou no dia 27 de junho na ARDITI os resultados de final de projeto. O projeto atingiu os objetivos pretendidos ao ter sucesso na produção de farinha de larvas de mosca a partir da valorização de resíduos orgânicos vegetais. A ARDITI participou nesta última componente do projeto com dois investigadores, Paula Canada e Carlos Andrade. Continuar a ler.

visitas


No dia 23 de junho, decorreu uma visita guiada ao ARDITI no âmbito da unidade curricular de Competitividade e Inovação, a cargo do Doutor Bruno Freitas. Neste espaço, os alunos obtiveram informações e puderam experimentar produtos inovadores de projetos de investigação, incluindo óculos de realidade virtual, drones, impressoras 3D, tecnologia de realidade aumentada, e tags para animais marinhos.


No âmbito das Jornadas Parlamentares na Região Autónoma da Madeira, um grupo de 15 deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista visitou as instalações do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, no Funchal. Nesta visita que aconteceu no dia 26 de junho, os deputados ficaram a conhecer diversos equipamentos/tecnologias (perfilador, wirewalker, ADCP, bóias derivantes e rosette entre outros) utilizados na monitorização dos mares da Madeira.


A Academia Jovem Ativo (AJA), da Associação Casa do Voluntário esteve no passado dia 28 de junho a visitar a ARDITI. Este projeto, que envolve crianças e jovens entre os 8 e os 15 anos, tem como objetivo principal a valorização pessoal e integração dos jovens com necessidades de inclusão social. Esta iniciativa contou com o apoio de investigadores da Agência, que deram a conhecer o trabalho realizado pelo Laboratório de Prototipagem, Sentinela Atlântica, NeuroRehabLab, MARE-Madeira e Observatório Oceânico da Madeira. Leia mais.

Nos Media


Acerca da participação de Rui Calde‍ira na conferência "Portugal e o Mar - Engenharia Azul", foi publicado no Diário de Notícias da Madeira no dia 1 de junho o artigo Como estudar, monitorizar, fiscalizar, promover e explorar 446 mil km2 de mar.

Ainda acerca da participação ‍na conferência "Portugal e o Mar - Engenharia Azul", o investigador norte-americano Christopher Zappa, da universidade de Columbia, Nova Iorque, foi convidado por Rui Caldeira a visitar a ARDITI tal como noticiado no dia 5 de junho, no Jornal da Madeira, Diário de Notícias da Madeira e Funchal Notícias.

Relativamente ao 1º Encontro Nacional de Mergulho Científico do MARE, saiu um artigo no Diário de Notícias da Madeira sobre a abertura do evento no dia 19 de junho "Ouvir a comunidade científica" é fundamental para a tomada de decisões políticas, assume Teófilo Cunha.


Leia a nossa página mensal da ARDITI.

RECRUTAMENTO


Bolsa de Investigação para aluno de doutoramento em Engenharia Informática no âmbito do projeto Smart Islands Hub. Anúncio.

OUTRAS


Nos dias 30 e 31 de maio, investigadores do Observatório Oceânico da Madeira receberam formação na operação de um equipamento com o representante da JFE Advantech Co., LTD., Dr. Li Hua. O YODA (Yoing Ocean Data Acquisition Profiler) é um equipamento oceanográfico que permite monitorizar a qualidade da água através de perfis verticais de forma contínua ao longo da coluna de água. Este equipamento contém vários sensores, nomeadamente temperatura, condutividade/salinidade, pressão, oxigénio dissolvido, turbidez e clorofila-a (indicador da produtividade primária). O YODA foi operado a partir da embarcação “OBSERVATÓRIO I” para monitorização da propagação e dimensão das plumas das ribeiras associadas à precipitação intensa que se registou na Região.


Celebrou-se no dia 8 de junho o Dia Mundial do Oceano. Com o objetivo de sensibilizar para a importância do mesmo, o Gabinete de Comunicação da ARDITI criou um vídeo com os sete Princípios da Literacia do Oceano.


Investigação do MARE-Madeira em destaque num vídeo.

Contact us: comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.