Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter Maio 2023

ARDITI: Newsletter Maio 2023

Maio, 2023

Publicações


Marine litter education: From awareness to action‍, com autoria de Sara Bettencourt, Diogo Freitas, Carlos Lucas, Sónia Costa e Sandra Caeiro, artigo publicado na revista Marine Pollution Bulletin.


A Systematic Review of International Affective Picture System (IAPS) around the World, com autoria de Diogo Branco, Óscar F. Gonçalves e Sergi Bermúdez i Badia, artigo publicado na revista Sensors.


Monitoring marine litter on Funchal beaches (Madeira Island): Insights for litter management, com autoria de ‍Sara Bettencourt, Carlos Lucas, Sónia Costa e Sandra Caeiro, artigo publicado na revista Regional Studies in Marine Science.

atividadeS do serviço educativo


Sónia Costa esteve na Escola Básica 1/PE/C de S. Jorge, no dia 5 de maio, e na Escola Básica 1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, no dia 12 de maio, com a palestra "A viagem das enguias". Os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer a enguia-europeia, o único peixe nativo das ribeiras da Madeira, a partir da história infanto-juvenil "A longa viagem de Angui e Luna". Foi abordado o seu ciclo de vida bem como algumas ameaças que têm vindo a afetar esta espécie que está criticamente em perigo.


A investigadora Soledad Álvarez esteve, no dia 12 de maio, na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro - Polo da Quinta Falcão, onde proferiu a palestra "Impacto do lixo marinho nos ecossistemas marinhos" para um grupo de alunos dos cursos EFA - Educação e Formação de Alunos, nível secundário. Foram abordadas as causas, as consequências e algumas medidas de mitigação de um problema global que tem vindo a afetar de forma preocupante o meio marinho. 


Realizou-se no dia 8 de maio, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, a atividade "Microplásticos: tecnologia e consumo", para uma turma de 7º ano e outra de 12º ano, dinamizada pelo professor João Baptista. Nesta atividade os alunos foram convidados a criar um manual de boas práticas com o intuito de minimizar a poluição por microplásticos.


Sara Bettencourt esteve nos dias 15 e 18 de maio na Escola Secundária de Francisco Franco, onde realizou sessões de sensibilização para a temática do lixo marinho. As sessões intituladas "Lixo marinho: da consciencialização à ação" foram integradas no Plano Anual de Atividades da disciplina de Geografia A e foram dirigidas a 6 turmas. 


Ricardo José dinamizou nos dias 8 e 15 de Maio, na Escola Secundária Jaime Moniz, a atividade “Efeito do fotoperíodo em microalgas” com uma turma de 10º Ano do Curso Científico-Humanístico - Ciências e Tecnologias. A atividade consistiu na utilização do kit de Biotecnologia do Serviço Educativo, tendo sido realizada uma das atividades possíveis com o mesmo, nomeadamente o efeito do fotoperíodo (número de horas de luz) em microalgas verdes da espécie Nannochloropsis. Durante a presente atividade, os alunos tiveram oportunidade de perceber alguns conceitos de aquacultura, a importância e os usos das microalgas.


No dia 19 de maio, Rita Ferreira esteve na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros, onde fez uma apresentação intitulada "Mergulhando com o Cachalote". Esta palestra ocorreu no âmbito das Comemorações do Dia da Escola Azul 2023 (19 de maio) e do Dia Europeu do Mar (20 de maio) e dos temas dos Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular das turmas 7° 4 - "A água é Vida" e 8° 2 - "A água”. Paralelamente, esteve em exibição a exposição "Cachalote - o embaixador dos oceanos nos mares da Madeira" que retrata aspetos comportamentais desta espécie através de uma seleção de 19 fotografias captadas por investigadores que se dedicam ao seu estudo na Madeira. Conta também com contributos de empresas marítimo-turísticas da região.


A investigadora Sílvia Almeida esteve na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, no passado dia 10 de maio, onde proferiu a palestra "A tecnologia ao serviço da exploração e conhecimento dos mares da Madeira". A audiência foi composta por alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.


Realizou-se nos dias 22 e 24 de maio, na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, a atividade RA Carettacaretta, para três turmas do 5º ano de escolaridade, dinamizada por João Baptista. Nesta atividade, os alunos ficaram a conhecer a tartaruga comum, Caretta caretta, recorrendo à realidade virtual e à realidade aumentada para identificar as caraterísticas especificas da espécie e refletir sobre a necessidade de preservar os oceanos, evitando que os lixos alcancem o mar.


O investigador Carlos Andrade esteve na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro (polo da Quinta Falcão) e na Escola Secundária de Francisco Franco, respetivamente nos dias 3 e 19 de maio, onde fez a preleção "Aquicultura: o potencial e a necessidade de cultivar no mar" para alunos do curso de Educação e Formação de Adultos e de Cursos profissionais. Estas sessões inseriram-se também nas comemorações do "European Maritime Day" (EMD2023), que se celebra anualmente a 20 de maio, mas cujas atividades se estendem de 1 de abril a 31 de outubro. O investigador abordou a aquicultura em diversas partes do mundo dando exemplos da Região Autónoma da Madeira, falou sobre algumas espécies cultivadas e sobre os desafios deste setor de atividade.


Sara Bettencourt dinamizou a palestra "Lixo marinho - da consciencialização à ação”, nos dias 29 e 31 de maio, na Escola Secundária de Francisco Franco e na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, respetivamente. Os alunos foram sensibilizados para as origens e vias de transporte, algumas das consequências e o que podem fazer enquanto cidadãos para reduzir a produção de resíduos e lixo marinho. Tiveram oportunidade de descobrir mais sobre as taxas de degradação estimadas de alguns itens, percebendo que o lixo presente no oceano pode levar décadas a degradar-se.

EVENTOS


Os investigadores do Observatório Oceânico da Madeira e do MARE-Madeira regressaram ao porto do Funchal no dia 1 de maio, após uma expedição de nove dias a bordo do veleiro português Santa Maria Manuela. A "Expedição Selvagens 50" teve como objetivo a caracterização de parâmetros oceanográficos, com destaque para o dióxido de carbono, que permitirá perceber como a presença das ilhas oceânicas, como a Madeira e as ilhas Selvagens, podem influenciar no balanço global de carbono. Mais.


A ARDITI, através do Observatório Oceânico da Madeira, esteve presente no ATLANTIC POLEX.PT 2023, o exercício de combate à poluição no mar organizado pela Autoridade Marítima Nacional que juntou várias instituições na Madeira, nos dias 11 e 12 de maio. A gravação do Seminário encontra-se disponível aqui. Continuar a ler.


Entre os dias 2 e 3 de maio, teve lugar na ARDITI, workshops direcionados para os stakeholders, no âmbito do projeto Marine SABRES (Systems Approaches for Biodiversity Resilience and Ecosystem Sustainability). Este projeto de investigação europeu visa a conservação da biodiversidade marinha através da integração de ecossistemassaudáveis e uma Economia azul resiliente. Leia mais.


Paulo Abreu representou a ARDITI na conferência final do projeto Interreg Europe CARPEDIGEM, em Nevers, França, que decorreu no dia 3 de maio. A ARDITI é o stakeholder principal do IDE no projeto, sendo a Transformação Digital através da plataforma de interface Smart Islands Hub (SIH) o principal objeto do plano de ação criado. Durante a conferência, Paulo moderou uma mesa redonda com o tema "Digital Innovation locations and networks: Third Places and reinventing incubators and collaborative spaces”.


Elementos do OOM participaram na reunião de organização do evento REPMUS23 (Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned Systems), entre os dias 8 e 10 de maio, no Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval, no Alfeite. Durante o REPMUS, que irá decorrer entre os dias 11 e 22 de setembro na Península de Tróia, vários países integrantes da NATO irão realizar diversos exercícios e demonstrações dos potenciais dos veículos marítimos não tripulados. O OOM irá integrar o grupo REA (Rapid Environmental Assessment) que tem como principal objetivo fornecer dados meteo-oceanográficos em tempo real para auxiliar o planeamento de operação em ambiente marinho.


Sara Bettencourt participou no congresso SciComPt2023 que decorreu em Bragança entre os dias 3 e 5 de maio. A investigadora apresentou oralmente a comunicação "Lixo marinho - uma abordagem local para um problema global", durante a qual falou acerca da estratégia educativa que a mesma desenvolveu para sensibilizar alunos das escolas do Funchal para a temática do lixo marinho.


Investigadores do MARE-Madeira estiveram em Baltimore (Maryland, EUA) a participar na 11ª Conferência Internacional soabre Bioinvasões Marinhas ICMB organizada pela Society for the Study of Marine Bioinvasions, Inc. e pelo Smithsonian Environmental Research Center.
Os investigadores aproveitaram a oportunidade para partilhar os últimos resultados de investigação sobre bioinvasões marinhas em sistemas insulares e oceânicos. Em 2025, esta conferência terá lugar na Madeira, onde serão recebidos pelo MARE-Madeira.


A ARDITI esteve representada na Expo do evento Madeira Maritime Week 2023, que decorreu no Savoy Palace entre os dias 15 e 19 de maio. Na exibição que contou com diversas empresas madeirenses ligadas à indústria do mar, Pedro Abreu e Elsa Ferreira demonstraram alguns dos projetos desenvolvidos na ARDITI. Rui Caldeira participou também no painel de discussão intitulado "Blue Growth - True Added Value to the Public Economy” no dia 16 de maio.


No âmbito da disciplina de Desenho de Jogos, os alunos dos mestrados de Engenharia Informática e Design de Media Interativos da Universidade da Madeira, realizaram uma sessão de jogos na ARDITI no dia 22 de maio. Foram apresentados quatro jogos, dois desses jogos de tabuleiro e dois de realidade virtual, que tinham como objetivo sensibilizar os jogadores para a problemática da poluição nos nossos oceanos e a consciencializar para a reciclagem. Através destas experiências lúdicas, procurou-se despertar a consciência ambiental e transmitir a importância de preservarmos os nossos recursos marinhos. O principal objetivo desta iniciativa foi avaliar os jogos e identificar áreas que possam ser melhoradas, através do feedback dos jogadores, visando oferecer uma experiência de jogo de elevada qualidade para todos os envolvidos.


Decorreu no dia 26 de maio, nas Piscinas da Penteada, a exposição dos trabalhos finais do projeto “ROV4ALL”, iniciativa da ARDITI e do Observatório Oceânico da Madeira. No encontro das diversas escolas que participaram nesta atividade, estiveram alunos e professores que, durante o presente ano letivo, participaram no projeto “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”, e durante o qual construíram pequenos robôs subaquáticos, conhecidos por ROV (do inglês, Remotely Operated Vehicles). Continuar a ler. Veja ainda o vídeo que resume esta iniciativa.


A ARDITI foi representada por Ana Lúcia Faria no Fórum Ingress@ com Perspetiva que decorreu no Colégio dos Jesuítas, no dia 31 de maio, promovido pela Direção Regional de Juventude.

Na segunda parte do Fórum foram realizadas duas Mesas Redondas, a primeira dedicada às entidades enquadradoras de estágios, nomeadamente o Grupo PortoBay representado pela Dr.ª Teresa Rodrigues e a ARDITI representada pela Dr.ª Ana Lúcia Faria. A segunda mesa-redonda contou com a presença de jovens que participaram no Programa Ingress@ e que partilharam os seus testemunho e experiências durante o estágio.


No dia 30 de maio decorreu a reunião de kickoff do projeto Smart Islands Hub, organizada pela ARDITI, no Tecnopolo. Todo o consórcio esteve representado, ARDITI, ACIF, Startup Madeira, Universidade da Madeira, FCT NOVA, Uninova, Cecolab Circular Economy, Smart Energy Lab, para alinhar a visão e a estratégia do projeto. O Smart Islands Hub é um projeto financiado pelo PRR nacional, para apoiar as organizações regionais a responderem aos desafios digitais através do acesso ao conhecimento, competência, experiência, tecnologia e infraestrutura mais recente que de outra forma não seria possível.

visitas


Rui Caldeira apresentou, no dia 11 de maio, a ARDITI e o OOM a alguns dos participantes do eQuantum SUMMIT, especialistas ligados ao mar, bem como durante a reunião técnica foi também apresentada a atividade do MARE-Madeira, por João Monteiro, Filipe Alves, Ana Dinis e Marko Radeta. Mafalda Freitas, apresentou aind as atividades da Direção Regional do Mar. No encontro científico também esteve presente Fabien Cousteau, neto do conhecido oceanógrafo Jaques Cousteau, que interveio a propósito de soluções técnicas da Proteus Ocean Group. Mais.


No dia 12 de maio, recebemos a última visita de um grupo de jovens de Câmara de Lobos, no âmbito do Projeto Esc@up-E8G - 8ª Geração do Programa Escolhas, através do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília. Durante esta visita, João Baptista dinamizou a atividade ROMA - Robótica Automóvel, na qual os visitantes construíram um robô a partir de peças.


Rui Caldeira, explicou no dia 22 de maio, aos deputados do Partido Social Democrata na Assembleia da República, a importância da ARDITI no panorama nacional e internacional. Aos cerca de 20 parlamentares que visitaram as diversas áreas da instituição, como o laboratório de prototipagem, o NeuroRehabLab e demos do MARE-Madeira, aquele responsável explicou que a Agência está apostada em continuar o crescimento dos últimos anos, mas lamentou a falta de investimento nacional nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Saiba mais.


Os alunos de Mestrado em Negócios Internacionais da Fachhochschule Kufstein Tirol, da Áustria, estiveram na ARDITI no dia 22 de maio para conhecer a realidade da investigação, tecnologia e inovação na Madeira. A deslocação dos cerca de 20 alunos e dois professores à ARDITI teve uma apresentação institucional de Rui Caldeira e de representantes dos diversos projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos: o laboratório de prototipagem, o NeuroRehabLab, demos do MARE-Madeira e um briefing sobre o SIH - Smart Islands Hub. Mais.

Nos Media


Reportagem  acerca da expedição às Selvagens, emitida no canal RTP Madeira, no dia  7 de maio.‍

O episódio 10 do programa "UMa Investiga ", emitido pelo canal RTP Madeira, no dia 4 de maio, focou-se no grupo de investigadores do ITI/LARSyS de Inteligência Artificial na ARDITI.

Leia a página mensal da ARDITI do mês de maio, publicada no Diário de Notícias da Madeira no dia 3 de junho.

Notícia acerca da Conferência Internacional sobre Bioinvasões Marinhas que em 2025 terá lugar na Madeira, onde serão recebidos pelo MARE-Madeira, publicada no DN da Madeira e no JM, no dia 20 de maio.

OUTRAS


Estão abertas as inscrições para empresas para participar no Madeira Innovation Challenge até dia 8 de junho. Trata-se de um programa personalizado de consultoria com o objetivo de apoiar PME’s na sua transição digital, permitindo-lhes evoluir em direção à sustentabilidade ambiental. A atuar em dois dos seis eixos estratégicos do Smart Islands Hub (SIH) – economia circular, ambiente e sustentabilidade e energia – pretende apoiar as empresas participantes na identificação de problemas, no âmbito geral de funcionamento da organização, e na definição de soluções passíveis de implementação com recurso às tecnologias digitais. Este é um programa desenvolvido pelo Governo Regional através da Startup Madeira.


O projeto "Análise, levantamento e catalogação a nível nacional dos projetos de capacitação digital" desenvolvido pelo INCoDe.2030 tem como objetivo identificar e catalogar as iniciativas de capacitação digital promovidas por entidades públicas, privadas e da sociedade civil em Portugal. Estas iniciativas serão divulgadas na plataforma Digital Skills and Jobs, que reúne informações, recursos e oportunidades na área das competências e empregos digitais de forma gratuita. Para o sucesso da plataforma Digital Skills and Jobs e para fortalecer o panorama digital em Portugal é importante a participação das entidades públicas, privadas e da sociedade civil que promovam formações e iniciativas no desenvolvimento de competências digitais. Se tem iniciativas de capacitação digital, partilhe-as através do formulário de levantamento disponível, aqui.


Estão abertas as inscrições para a conferência "Blue Economy and Sustainable Islands Forum", organizada por Island Innovation e que terá lugar no Fórum Machico, na Madeira entre os dias 22-23 junho, 2023. Nesta irão participar como oradores convidados os investigadores da ARDITI, Carlos Lucas e Carlos Andrade.

Contact us: comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.