 |
|
 |
|
|
Newsletter 10 junho 2020 |
|
|
|
I CAMPANHA BIOMETORE
Teve início no dia 5 de Julho de 2015 a primeira campanha de mar realizada no âmbiro do projeto BIOMETORE - Biodiversity in seamounts: the Madeira-Tore and Great Meteor.
Este projeto que inclui campanhas de investigação nos complexos geológicos Madeira-Tore e Great Meteor, para a aquisição de dados de biodiversidade, parâmetros ecológicos, físicos e químicos, identificando espécies-chave para as quais existem lacunas de informação, tem, entre os seus parceiros, o Observatório Oceanico da Madeira (OOM), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e deverá estar em curso até Fevereiro de 2016.
Esta primeira campanha, a bordo do navio Arquipélago, coordenada pelo DOP/IMAR/MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, tem decorrido durante todo o mês de Julho e estuda os montes submarinos Pico Sul, Tyro, Irving e Great Meteor, utilizando vários equipamentos para recolher e amostrar os peixes demersais ou de fundo e os crustáceos que ocorrem nestas áreas. Por se situarem numa zona remota e de difícil acesso em geral estes montes submarinos são ainda mal conhecidos. Apesar disso, enquanto que os montes submarinos Tyro, Irving e Great Meteor já foram objeto de campanhas científicas anteriores, o Pico Sul continua desconhecido aos cientistas.
Este grande projeto pretende recolher informação nos montes submarinos do complexo Great Meteor, na área a sul dos Açores, mas também do complexo Madeira-Tore, entre o Continente e a Madeira, que serão também alvo de campanhas científicas nos próximos meses. O objetivo geral do projeto visa aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade destas áreas e a sua caracterização oceanográfica e será um importante contributo para fornecer informação útil ao país no âmbito da Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha”.
Acompanhe aqui as notícias desta campanha »»
SMART ATLANTIC
No âmbito da call “Towards EU Regional Economic Convergence (TREC), a ARDITI submeteu, sob coordenação da Asociación Cluster Marítimo de Canarias, a candidatura do projeto SMART ATLANTIC (Smart Growth Strategy for the Blue Economy of the Atlantic Area Regions).
O objetivo principal do projeto é o de criar uma rede de cooperação entre clusters e centros de investigação nas diversas regiões atlânticas, relacionada com a “economia azul” e baseada nas Estratégias de Especialização Inteligente (RIS3) já definidas em cada uma das regiões participantes.
Pretende-se então, com o Smart Atlantic, desenvolver uma estratégia de parceria em cluster, baseada nas RIS3 de cada uma das regiões e identificar potenciais parceiros entre os clusters e outros centros de investigação e empresas.
Nesta candidatura são também parceiros: o Centro Tecnológico de Ciencias Marina (Canárias – Espanha), a Plataforma Oceânica de Canárias (Canárias – Espanha, a ACIF-CCIM (Madeira – Portugal), o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (Açores – Portugal), a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (Açores – Portugal), a Galway Chamber (Irlanda) e a Smart Bay (Irlanda).
O projecto terá uma duração de 12 meses e um financiamento de 250.000 € (financiados a 75%).
|
|
|
ISLANDS OF INNOVATION
A ARDITI participa numa candidatura de projeto ao INTERREG Europe que pretende potenciar os sectores tradicionais das ilhas participantes.
O projeto irá basear-se nos sectores tradicionais das ilhas parceiras - nos conhecimentos, capacidades humanas, produtos, e serviços - para promover a troca de boas práticas de forma a tirar maior partido das políticas regionais através da implementação das suas Estratégias de Inovação (no caso da Madeira, da RIS3), tais como novas formas de design ou novas tecnologias.
O design e novas metodologias deverão contribuir para o desenvolvimento económico das ilhas usando os seus recursos naturais e tradicionais como base para este crescimento.
Entre as ilhas que participam nesta candidatura estão, para além da Madeira, a Província de Friesland na Holanda, a ilha de Samso na Dinamarca, a ilha de Gozo em Malta entre outras.
|
|
|