Ep. 17 | Sérgio Lousada: hidráulica urbana e obras marítimas e fluviais

ligado .

sergiolousadaSérgio Lousada é professor na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia na Universidade da Madeira e desde maio de 2012 é o responsável pelo Laboratório de Hidráulica do Departamento de Engenharia Civil e Geologia dessa universidade.

O engenheiro civil, nos últimos anos, tem-se focado na investigação da temática da Hidráulica, particularmente na hidráulica urbana e obras marítimas e fluviais, mas também no planeamento sustentável e ordenamento territorial. Em termos mais técnicos, o seu trabalho e o da sua equipa tem sido centrado no estudo de um sistema de prevenção de cheias. 

 Segundo as palavras de Sérgio Lousada, "parte desses trabalhos consiste em monitorizar e caraterizar a evolução do escoamento das ribeiras da cidade do Funchal em função de parâmetros climáticos. Estas ribeiras sofreram intervenção humana de regularização e isso introduziu variações no canal natural ao nível da largura, profundidade e rugosidade". Estas alterações provocam modificação no escoamento, sendo por isso fulcral realizar estudos que o caracterizem. Para isto ser concretizado, o grupo que trabalha com Sérgio Lousada utiliza modelos que integram a variabilidade espacial dos cursos de água, ou seja, que têm em linha de conta as referidas variações de largura, profundidade e rugosidade ao longo do seu percurso". 

O objetivo de toda esta investigação é "determinar como as estruturas hidráulicas construídas se comportam face a fenómenos extremos, neste caso, como se comportam face a galgamentos. A interpretação, interpolação e extrapolação dos dados recolhidos contribuirá para melhorar substancialmente a qualidade da informação disponível. O engenheiro civil garante ainda que "esta informação é útil para apoiar as tomadas de decisão, gestão e melhorar os sistemas de prevenção". 

Oiça aqui: