Ep. 8 | Afonso Gonçalves: Investigador do M-ITI desenvolve exergames para combater o sedentarismo na população sénior

ligado .

Afonso GonçalvesAfonso Gonçalves é investigador no Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) e a sua investigação centra-se no uso das tecnologias da informação e comunicação no auxílio ao envelhecimento ativo. 

Segundo a pesquisa do investigador, "a população dos países desenvolvidos tem sofrido um envelhecimento acentuado, prevendo-se que até 2060 cerca de um 1/3 da população europeia tenha mais de 65 anos", daí ser tão importante aprofundar o conhecimento nesta área. Afonso Gonçalves refere ainda que "os comportamentos sedentários e a inatividade física são a quarta causa de morte no mundo". Uma das alternativas para combater estes comportamentos é a denominada exergame, ou seja, videojogos de exercício. Afonso Gonçalves revela que estes jogos "têm demonstrando grande potencial na promoção da atividade física e é reconhecida a sua aceitação por parte da população idosa". É por isto que o investigador está "associado a um projeto que se chama Augmented Human Assistantance e que procura desenvolver soluções para combater o sedentarismo e as morbilidades associadas", explica. A sua função neste projeto foca-se no "desenvolvimento e estudo de exergames adaptados à população sénior local".

O principal desafio destes jogos é conseguir fazer a correspondência entre as necessidades e motivações da população sénior e os elementos que integram os jogos e, para isso, foi necessário recolher a opinião da população sénior madeirense para proceder à construção destes exercícios.

O investigador indica que os resultados desta investigação, que opôs dois grupos de séniores, um  que jogou os exergames e outro que seguiu um plano de exercício físico convencional, sugerem que "os grupos de utentes em estudo obtiveram melhorias significativas tanto no equilíbrio, como em outras dimensões de fitness", utilizando os jogos. O investigador assume que "o exercício com jogos teve um impacto um pouco superior no aumento da força dos membros inferiores, superiores e das mãos".

 

Oiça aqui: