Candidaturas - Bolsa Frequência de Estágio: Qualidade Agro-Alimentar

A ARDITI- Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, abre um período de candidaturas a serem financiadas através da Tipologia de Intervenção 1.3.1 – Bolsas para Professores e Investigadores, do Eixo I – Educação e Formação do Programa Rumos.
No âmbito dos principais desafios identificados pelo Plano de Ação para a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da RAM (PIDT&I), a investigação em qualidade alimentar nas suas componentes de produção agrícola sustentável e de inovação industrial foi identificada como um dos eixos estratégicos a desenvolver. A segurança alimentar bem como agricultura sustentável e a bio-economia constam como linhas prioritárias na proposta de financiamento Europeu H2020 que está a ser ultimada em Bruxelas. De forma a contribuir para a preparação das entidades regionais para o próximo programa quadro, a ARDITI, promoveu a elaboração de propostas de investigação nesta área de que ressaltou a necessidade de organizar as instituições regionais com atividades científicas nesta temática e de preparar o lançamento de novos projectos.

A organização de propostas de investigação viradas para a realidade regional e capazes de dinamizar a intervenção dos parceiros de modo a aumentar a sustentabilidade da produção alimentar na região, requer a compilação de dados de projectos anteriores e a preparação de novas propostas e beneficia de uma abordagem diversificada que cubra a documentação e avaliação dos recursos genéticos de modo a optimizar a sustentabilidade agrícola e o controlo de processos, caracterização de alimentos e tratamento de dados que contribuam para a melhoria dos produtos regionais e aumentem a sua competitividade internacional. A ARDITI participa ativamente na investigação direccionada para a qualidade alimentar, promovendo a abertura de candidaturas ao seguinte tipo de Bolsa:

Frequência de Estágio

Áreas Cientificas:

1. Eng química ou equivalente; controlo de processos e tratamento de dados (quimiometria) – número de bolsas a atribuir: 1.
2. Bioquímica ou equivalente; caracterização química e bioquímica dos alimentos – número de bolsas a atribuir: 1.
3. Biologia ou equivalente, optimização do sistema de documentação e bases de dados em recursos genéticos para agricultura e alimentação – número de bolsas a atribuir: 1.
4. Bioquímica ou equivalente, avaliação de recursos genéticos para agricultura e alimentação, com recurso a marcadores bioquímicos – número de bolsas a atribuir: 1.

Duração da Bolsa:
12 Meses

Condições de Admissão:

Só serão admitidas candidaturas, cujas ações tenham início no período compreendido entre 1 de janeiro de 2014 e 1 de março de 2014.

Período de apresentação de candidatura: 28 de outubro a 8 de novembro de 2013

Os documentos de suporte à candidatura deverão ser entregues, em envelope fechado, nos serviços da ARDITI, sita no Edifício Madeira Tecnopolo Piso 2 Caminho da Penteada 9020-105 Funchal Portugal no prazo estipulado.

Se o envio dos documentos for assegurado por correio, serão consideradas as candidaturas com a data do carimbo da estação de correio, entre 28 de outubro a 8 de novembro 2013, inclusive.

Os formulários de candidatura estão disponíveis para submissão no sítio da ARDITI em www.arditi.pt, entre as 9:00 horas do dia 28 outubro e as 17:00 horas do dia 8 de novembro.

Destinatários Finais:

Todos os candidatos devem ser titulares de licenciatura.
Cidadãos Nacionais ou Cidadãos de Outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

Consulte o regulamento completo aqui.

Para a obtenção de informações adicionais, devem os interessados consultarem o sítio da ARDITI em www.arditi.pt.
Tel. (+351) 291 721220
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

 

Os melhores RUMOS para os Cidadãos da Região

banner2