Candidaturas - Bolsa Frequência de Estágio: OOM

A ARDITI- Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, abre um período de candidaturas a serem financiadas através da Tipologia de Intervenção 1.3.1 – Bolsas para Professores e Investigadores, do Eixo I – Educação e Formação do Programa Rumos.


No âmbito dos principais desafios identificados pelo Plano de Ação para a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da RAM (PIDT&I), a investigação marinha e marítima foi identificada como um dos eixos estratégicos a desenvolver. Os Oceanos e o Clima constam como linhas prioritárias na proposta de financiamento Europeu H2020 que está a ser ultimada em Bruxelas. De forma a contribuir para a preparação das entidades regionais para o próximo programa quadro, a ARDITI, foi copromotora de um simpósio regional que reuniu especialistas com atividades de I&D na Região nesta temática. Deste encontro, surgiu uma iniciativa conjunta para organizar as instituições regionais com atividades científicas nesta temática em torno de um Observatório Oceânico da Madeira –OOM. O primeiro objetivo deste observatório é o de organizar os dados e informações disponíveis numa plataforma comum e de acesso público assim como formular propostas futuras.

A construção deste observatório requer uma abordagem multidisciplinar e neste âmbito é necessário conjugar valências de Engenharia, Computação Científica com Biologia Marina e Oceanografia. A ARDITI participa ativamente na construção do OOM, promovendo a abertura de candidaturas ao seguinte tipo de Bolsa:

Frequência de Estágio

Áreas Cientificas:

  • Biologia e ecologia de espécies marinhas – Número de Bolsas a atribuir: 1
  • Computação científica (processamento paralelo e modelação numérica) - Número de Bolsas a atribuir: 1
  • Ciência das invasões marinhas – Número de Bolsas a atribuir: 1
  • Biologia e ecologia de cetáceos – Número de Bolsas a atribuir: 1
  • Biodiversidade marinha – Número de Bolsas a atribuir: 1
  • Informática (aplicações móveis e sistemas de base-de-dados) – Número de Bolsas a atribuir: 1;
  • Oceanografia física – Número de Bolsas atribuir: 1

Duração da Bolsa:
12 Meses

Condições de Admissão:

Só serão admitidas candidaturas, cujas ações tenham início no período compreendido entre 1 de novembro de 2013 e 1 de fevereiro de 2014.

Período de apresentação de candidatura: 14 a 25 de outubro 2013

Os documentos de suporte à candidatura deverão ser entregues, em envelope fechado, nos serviços da ARDITI, sita no Edifício Madeira Tecnopolo Piso 2 Caminho da Penteada 9020-105 Funchal Portugal no prazo estipulado.

Se o envio dos documentos for assegurado por correio, serão consideradas as candidaturas com a data do carimbo da estação de correio, entre 14 a 25 de outubro de 2013, inclusive.

Destinatários Finais:

Todos os candidatos devem ser titulares de licenciatura.
Cidadãos Nacionais ou Cidadãos de Outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

Consulte o regulamento completo aqui.

Para a obtenção de informações adicionais, devem os interessados consultarem o sítio da ARDITI em www.arditi.pt.
Tel. (+351) 291 721220
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Os melhores RUMOS para os Cidadãos da Região

banner2