Concurso de Bolsa de Investigação para o projeto OOM - junho 2018

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação destinada a candidatos com o grau de Mestre em Bioquímica
 
Referência: ARDITI-OOM-2018-001

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica: Biochemistry
 
Resumo do anúncio:

No âmbito do projeto Observatório Oceânico da Madeira (M1420-01-0145-FEDER-000001-Observatório Oceânico da Madeira-OOM), a ARDITI abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), destinada a candidatos (F/M) com o grau de Mestre em Bioquímica, ou área afim. Pretende-se que o bolseiro tenha a capacidade de trabalhar de forma independente na biossíntese de nanopartículas celulósicas com propriedades bioativas para aplicação na aquacultura.
Texto do anúncio

O Projeto Observatório Oceânico da Madeira (M1420-01-0145-FEDER-000001-Observatório Oceânico da Madeira-OOM) visa apoiar e promover a investigação científica e tecnológica e melhorar o desempenho das Instituições da Madeira na Investigação, Desenvolvimento e Inovação Marinha.
 
No âmbito do projeto, a ARDITI abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), destinada a candidatos (F/M) com o grau de Mestre em Bioquímica, ou área afim. Pretende-se que o bolseiro tenha a capacidade de trabalhar de forma independente na biossíntese de nanopartículas celulósicas com propriedades bioativas para aplicação na aquacultura.
 
Requisitos de admissão

Os destinatários da bolsa devem ser detentores de um Mestrado em Bioquímica, ou área afim, à data de início da Bolsa.
 
Dá-se preferência a candidatos com experiência em investigação científica em técnicas de caracterização de materiais, tais como microscopia de varrimento eletrónica, microscopia de força atómica, difração de raio-X, analise termo-gravimétrica e cromatografia gasosa inversa. Além disso, o candidato deve ser detentor do curso em Ciências em Animais de Laboratório – Organismos Aquáticos (CAL-AQUA) e certificação pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
 
São também fatores preferenciais:
  • Mestrado com média igual ou superior a 16 valores.
  • Trabalhos publicados/submetidos na área;
  • Experiência em biossíntese de celulose bacteriana;
  • Experiência em cromatografia gasosa;
  • Experiência e facilidade de trabalhar com programas estatísticos (SPSS) e desenho molecular (ChemDraw e Hyperchem);
  • Disponibilidade imediata.
Plano de trabalhos

A bolsa terá por finalidade o desenvolvimento de atividades de investigação na área dos materiais bioativos, tendo como tema principal a síntese de nanopartículas de celulose bacteriana com propriedades bioativas para a aplicação na aquacultura. Pretende-se que o candidato desenvolva uma metodologia de biossíntese para a obtenção de nanopartículas celulósicas e/para a incorporação de compostos bioativos e avalie as suas potencialidades antimicrobianas em organismos aquáticos modelo.
 
Orientação científica e local de trabalho

O trabalho será coordenado pela Professora Nereida Cordeiro.
 
Duração da(s) bolsa(s)
 
A bolsa terá duração de 12 meses, com início previsto para 1 de agosto de 2018, em regime de exclusividade, eventualmente renovável por igual período ou até data limite de execução do projeto caso o prazo seja inferior a esse período.

Subsídio de manutenção mensal

A remuneração mensal da bolsa corresponde a 980€ (novecentos e oitenta euros) conforme tabela de valores das bolsas no País e regulamentação determinada pela ARDITI (https://www.arditi.pt/index.php/biblioteca-on-line/outros-documentos/category/19-bolsas-de-investigacao).

Métodos de seleção
 
Serão aplicados os seguintes critérios de avaliação:
CF = QA + E
CF – classificação final; QA – Qualificações; E – Experiência
 
QA:
- 5 pontos – Mestrado em Bioquímica, ou área afim. (0,0: sem Mestrado em Bioquímica, ou área afim; 1,0: com Mestrado em Bioquímica, ou área afim, com nota inferior a 16 valores; 5,0: com Mestrado em Bioquímica, ou área afim, com nota igual ou superior a 16 valores).
 
E:
- 5 pontos: Experiência científica em técnicas de caracterização de material (prova mediante trabalhos publicados/submetidos: 0,5 por trabalho até ao máximo de 5,0 pontos);
- 4 pontos: trabalhos publicados/submetidos na área (0,5 por trabalho até ao máximo de 4,0 pontos);
- 2 pontos: Experiência em biossíntese de celulose bacteriana (prova mediante trabalhos publicados/submetidos: 1,0 por trabalho até ao máximo de 3,0 pontos);
- 2 pontos: Experiência em cromatografia gasosa (prova mediante trabalhos publicados/submetidos: 0,5 por trabalho até ao máximo de 2,0 pontos);
- 1 ponto: Experiência e facilidade de trabalhar com programas estatísticos (SPSS) e desenho molecular (ChemDraw e Hyperchem) (prova mediante trabalhos publicados/submetidos: 0,5 por trabalho até ao máximo de 1,0 pontos);
- 1 ponto: Disponibilidade imediata (0,0: sem disponibilidade imediata; 1,0: com disponibilidade imediata).

Composição do Júri de Seleção
  • Nereida Cordeiro (PhD)
  • Carlos Andrade (PhD)
  • Rui Calderia (PhD)
Documentos de candidatura
  • Carta de motivação, evidenciando a adequação do candidato a cada um dos critérios de avaliação;
  • Currículo;
  • Certificado de mestrado (e/ou carta de confirmação de conclusão).
Forma de publicitação/notificação dos resultados

Via e-mail.
 
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

Formato digital para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até às 16h do dia 16 de julho 2018 (hora de Portugal). No assunto do email deve constar a referência: ARDITI-OOM-2018-001
 
 

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Funchal
Instituição de acolhimento: ARDITI-OOM

 

Cores FEDER