ARDITI dirige grupo de trabalho sobre agroindústria em workshop ocorrido no âmbito da estratégia de especialização inteligente na região Macaronésia

ligado .

Workshop Canarias 1Decorreu na passada quinta-feira (29 de novembro), em Gran Canaria, um workshop organizado pela Agencia Canaria de Investigación, Innovación y Sociedad de la Información, que contou com grupos de trabalho setoriais em áreas consideradas prioritárias na Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) das Canárias, Açores e Madeira e onde a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) esteve representada.

Estes grupos de trabalho, criados no contexto do projeto RIS3 – NET (Projeto de cooperação Inter-regional para o Crescimento Inteligente das Regiões da Macaronésia, financiado por fundos do Programa Interreg MAC 2014-2020), reúnem entidades privadas, centros de investigação e empresas com o mesmo objetivo. Por um lado, identificar os obstáculos que têm vindo a impedir o crescimento nas três áreas prioritárias identificadas (turismo, agroindústria e economia azul) e, por outro, definir estratégias de atuação comum aos três arquipélagos.

No workshop da semana passada foram discutidas as ações-piloto que têm vindo a ser aplicadas nas áreas Agroalimentar e Turismo. A ação-piloto na área Agroalimentar tem estado a cargo da ARDITI enquanto a ação-piloto do Turismo tem sido dirigida pela FRCT - Fundação Regional para a Ciência e a Tecnologia (Açores). Em ambos os casos, a implementação das metodologias utilizadas tem contado com o apoio de técnicos do Instituto Tecnológico de Carnarias e da PLOCAN - Plataforma Oceánica de Canarias e a coordenação tem sido feita pelo chefe da área de I+D+i da Agencia Canaria de Investigação, Innovación y Sociedad de la Información. Entre os objetivos do projeto RIS3NET está a criação de uma Plataforma Transregional de especialização Inteligente do espaço MAC que agregue todos os recursos, ações e ferramentas disponíveis, e que possa liderar a estratégia de especialização inteligente a nível internacional.