Bookmaker Bet365.com Bonus The best odds.

Full premium theme for CMS

Bolsa de Investigação: ARDITI-OOM/2015/002

Блогът Web EKM Blog очаквайте скоро..

Descrição do cargo/posição/bolsa

Cargo/posição/bolsa:
Engenheiro Informático
Referência: ARDITI-OOM/2015/002

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Computer engineering
 

Resumo do anúncio:

O Observatório Oceânico da Madeira (OOM) pretende constituir-se como um pólo de excelência dedicado à investigação e monitorização permanente do oceano. Esta iniciativa agrega vários elementos e entidades de diversas áreas, promovendo a cooperação e partilha de recursos. A consolidação e disponibilização de dados em múltiplas plataformas visam sobretudo capacitar a Região de meios adequados para a gestão sustentável dos recursos marinhos. Neste âmbito pretende-se contratar um Engenheiro Informático com competências na área de gestão, manipulação e disponibilização de dados científicos em múltiplas plataformas.

Texto do anúncio

O investigador irá integrar uma equipa multidisciplinar, devendo ser capaz de responder prontamente às diversas solicitações e ser capaz de gerir eficientemente o tempo e as tarefas que lhe sejam propostas de forma a cumprir os prazos estabelecidos para as mesmas. As tarefas a serem desenvolvidas incluem: Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma de interesse para o OOM e para a população em geral, assim como a manutenção das aplicações já existentes; Manutenção das bases de dados (BD) existentes (adição/gestão de dados fornecidos por outros elementos do OOM, realização de backups e criação de novas BD de interesse, além de todas as restantes tarefas associadas); Manutenção das páginas de internet existentes e desenvolvimento de novas páginas de acordo com o necessário.

O investigador irá aperfeiçoar as capacidade de trabalho com software científico para a geração de visualizações de dados ambientais e integração dessas visualizações em websites, assim como propor novos produtos de interesse.

Outras tarefas a desempenhar podem envolver a ajuda na configuração/manutenção de sistemas informáticos ou a participação em projetos relacionados com o OOM ou que contribuam de alguma forma para o mesmo.

O investigador deverá realizar o trabalho em regime de exclusividade. As atividades serão desenvolvidas no OOM, não podendo o investigador partilhar qualquer tipo de informação/conhecimento com pessoas e/ou entidades fora do OOM, de acordo com o definido nas regras de Bolsas da FCT.

Requisitos de admissão
  • Mestrado em Engenharia Informática;
  • Conhecimentos de HTML, PHP, mySQL, Javascript, Java e Objective-C;
  • Experiência no desenvolvimento e manutenção de bases de dados, aplicações móveis multiplataforma e páginas de internet;
  • Bons conhecimentos de Linux/Unix, nomeadamente ao nível de ‘bash scripting’;
Requisitos preferenciais
  • Bons conhecimentos na utilização de software científico e boa percepção de variáveis ambientais;
  • Capacidade de realização de múltiplas tarefas em simultâneo, espírito de iniciativa e trabalho em equipa com elementos de diversas áreas científicas, assim como conhecimentos sobre diversas áreas temáticas, para recomendação de soluções tecnológicas viáveis;
  • Fluência em Inglês;
  • Iniciativa própria e proposta de novos produtos/soluções ou upgrade dos produtos e soluções existentes atualmente no OOM representa uma mais-valia;
  • Carta de condução.
Plano de trabalhos

O investigador deverá ser capaz de reajustar (dinamicamente) o plano de trabalhos de forma a incluir novas tarefas prioritárias que possam surgir. De forma resumida, o plano de trabalhos inicia-se com a ambientação a toda a infraestrutura tecnológica do OOM. Dada a natureza dinâmica das atividades, espera-se que inicialmente o investigador termine e/ou melhore as aplicações móveis em construção e se possível, que expanda as suas funcionalidade. A par com esse desenvolvimento, será também necessário realizar ajustes pontuais às páginas web de forma a incluir novos serviços, produtos, informações, funcionalidades, incluindo um novo grafismo.

A adição de informação às bases de dados atualmente construídas deve ser realizada assim que novos dados sejam disponibilizados. A interface de consulta das bases-de-dados deve ser optimizada e deve incluir novas funcionalidades e/ou melhoria das funcionalidades existentes.

A monitorização da atualização dos dados disponibilizados ao público será uma tarefa diária que deve decorrer durante todo o período da bolsa. Associada a essa monitorização está a necessidade de tomar decisões rápidas para resolver possíveis problemas informáticos.

O refinamento, ajuste e atualização das visualizações de dados ambientais deve ser realizado consoante a necessidade, ajustando escalas de cores, áreas de interesse e adição de novas visualizações que possam ser necessárias, sendo esta também uma tarefa contínua.

Local de trabalho

As atividades a desenvolver serão realizadas nas instalações do Observatório Oceânico da Madeira, no Edifício Madeira Tecnopolo.

Duração da(s) bolsa(s)

1 ano, renovável até 3 anos.

Subsídio de manutenção mensal

O valores de subsídios relativos às Bolsas de Investigação (BI) encontram-se publicados no regulamento de bolsas da Fundação para a Ciência Tecnologia  (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

Critérios de seleção

A seleção será do seguinte método:
CF = HA + EP
CF – Classificação Final
HA – Habilitações Académicas
EP – Experiência Profissional
 
HA:
10 valores – Mestrado em Engenharia Informática
EP:
1 valores - Experiência na implementação de páginas Web e Sistemas de Gestão de Bases de dados (mySQL)
2 valores – Experiência na utilização de software científico (IDV, ODV, NCO)
2 valores - Desenvolvimento de aplicações móveis para Android (Java) e iOS (Objective-C)
3 valores – Experiência na interpretação, manipulação e análise de dados em formato netCDF3/4
2 valores - Fortes conhecimentos e competências em:
i) Linguagens de programação HTML, PHP e JavaScript
ii) Linux/Unix bash scripting

Composição do Júri de Seleção
  • Eng. Clemente de Aguiar (ARDITI)
  • Doutor Rui Caldeira (OOM)
  • Doutor João Clode (OOM)

Documentos de candidatura
  • Copia do CV (enfatizando resposta aos critérios de seleção). Anexar provas documentais da experiência curricular;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de Licenciatura;
  • Certificado de Mestrado.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

No site da ARDITI (http://www.arditi.pt).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas


Formato eletrónico por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 31 de julho de 2015
 

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Funchal
Instituição de acolhimento: ARDITI - Observatório Oceânico da Madeira
 

Data limite de candidatura: 31 July 2015

Cores FEDER