ARDITI promove formação - Horizonte 2020

ligado .

Horizonte 2020 A Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação promoveu no passado mês de Junho uma formação no Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.

Com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

Nesta formação estiveram quadros de diversas áreas definidas na Estratégia de Especialização Inteligente da RAM - turismo, bio-sustentabilidade, qualidade agro-alimentar, recursos e tecnologia do mar, sustentabilidade, gestão e manutenção de infraestruturas - e por entre os temas abordados estiveram não apenas os princípios do programa como as bases de elaboração e apresentação de uma candidatura. Elaboração de orçamentos, estabelecimento de parcerias, gestão da propriedade intelectual ou questões legais associadas às candidaturas foram apenas algumas das temáticas estudadas durante a formação.

Com esta iniciativa pretende-se que a região fique melhor preparada para fazer face à cada vez maior competitividade que acontece na apresentação de candidaturas a programas comunitários.