Banco de Germoplasma ISOPlexis com website mais completo

ligado .

titulo Banco de Germoplasma ISOPlexis com website mais completo

O Centro de Recursos Genéticos, Banco de Germoplasma ISOPlexis tem, a partir de agora, o website com duas novas funcionalidades.

Por um lado, tem a partir de agora uma ferramenta de pesquisa, a ISOPlexis GRIN Global uma Base de Dados em que estão catalogados e armazenados os recursos genéticos, colhidos principalmente no arquipélago da Madeira, bem como algumas amostras de outros locais do Mundo e amostras padrão utilizados em estudos de genotipagem e fenotipagem. A ISOPlexis GRIN Global representa o interface visível do sistema de documentação e informação do Banco e permite, de acordo com as directivas comunitárias salvaguardar os recursos genéticos para a agricultura e alimentação sob a “soberania” nacional na Região Autónoma da Madeira.

Esta funcionalidade está disponível para a consulta do público em geral. A disponibilização de material é limitada, sendo para isso necessário contactar os serviços do grupo ISOPlexis.

Por outro lado, passa a estar disponível a página Variedades Tradicionais (Landraces) que tem como intuito dar a conhecer algumas variedades agrícolas tradicionais do arquipélago da Madeira, bem como os usos associados a estas.

O ISOPlexis tem-se empenhado na preservação destas variedades, procedendo à seu identificação e inventário, com base em estudos de tipificação e caracterização morfológica, molecular, bioquímica e nutricional. Deste modo é possível ficar a conhecer melhor as potencialidaes destas variedades e proceder ao seu cultivo e valorização, para diferenciação das produções regionais. E esse tem sido exactamente outro ponto em que o ISOPlexis foi pioneiro no arquipélago da Madeira, ao colocar no catalogo nacional e europeu de variedades agrícolas 5 variedades tradicionais Madeirenses, conferindo desta maneira uma protecção a estas variedades e aos usos que lhe estão associados.