You are not connected. The newsletter may include some user information, so they may not be displayed correctly.

ARDITI: Newsletter nº 53

ARDITI: Newsletter nº 53

Newsletter

Setembro, 2022

Publicações



Benthic community zonation from mesophotic to deep sea: Description of first deep-water kelp forest and coral gardens in the Madeira archipelago (central NE Atlantic), com co-autoria de Andreia Braga Henriques, Teresa Silva, João Canning-Clode, João Delgado e Manuel Biscoito, publicado na revista Frontiers in Marine Science.

atividades em escolas e entidades


Carlos Lucas e Sara Bettencourt estiveram na escola Escola Secundária de Francisco Franco no dia 28 de setembro. Esta participação deu-se no âmbito do projeto Erasmus "Teach me differently", tendo os investigadores falado para alunos da escola e professores da Áustria, Sérvia, Chipre e Grécia, sobre ROVS e outras tecnologias de estudo do oceano e acerca da problemática do lixo marinho.

TrabalhoS de campo


À semelhança da expedição multidisciplinar organizada no Porto Santo em 2020, o MARE-Madeira, está a realizar uma expedição científica nas ilhas Desertas, em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM e a Direção Regional do Mar. O objetivo desta campanha, denominada "MARE@Desertas", é caraterizar a biodiversidade, identificar impactos de pressões humanas e avaliar os efeitos das medidas de proteção nestas Áreas Marinhas Protegidas remotas, recorrendo a diversas metodologias para produzir múltiplas camadas de informação. Leia mais...  


Os investigadores Filipe Alves e Marc Fernandez participaram numa campanha científica para o estudo de delfinídeos de médio-porte, organizada pela Karin Hartman da Nova Atlantis Foundation, que decorreu ao largo da Ilha do Pico nos Açores durante a primeira semana de setembro.

A fim de recolher dados e finalizar uma experiência científica com espécies marinhas não-indígenas no âmbito do projeto MIMAR+, os investigadores Francesca Gizzi e Patrício Ramalhosa estiveram na ilha de São Miguel, nos Açores.

EVENTOS


Ciência Viva no Verão 2022 - "Olhe, escute e entenda! Música com Ciência"

 

No mês de setembro, decorreram duas sessões da atividade "Olhe, escute e entenda! Música com Ciência", no âmbito da Ciência Viva no Verão, com a colaboração da ARDITI, nomeadamente da investigadora Sónia CostaO objetivo desta atividade, organizada pelo Serviço Educativo do Torre do Capitão – Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro e da Associação Musical e Cultural Xarabanda, foi de identificar os instrumentos musicais tradicionais e culturais da Ilha da Madeira e entender a percepção do som a partir das suas propriedades físicas, fazendo uma ponte entre a cultura musical e o saber científico. Mais detalhes destas ativiades aqui.


Investigadores do Neuro Rehab Lab estiveram na Ponta Delgada, nos Açores presentes na conferência ICDVRAT - 14th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies, entre 6 e 8 de setembro, tendo apresentado os seis trabalhos científicos aceites na mesma. Mónica Spínola recebeu o prémio "Penny Standen Best Early Career Paper Award" como primeira autora do artigo "Feasibility of an Augmented Reality customized cognitive stimulation program for individuals with dementia: a clinical study with the Musiquence platform". Leia mais.

Um grupo de investigadores do Neuro Rehab Lab esteve, no dia 7 de setembro, a participar no 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde - Psicologia e Saúde em Tempos de Crise, organizado na Universidade da Madeira, com o workshop "Tecnologias para a Saúde". Os participantes tiveram a oportunidade de testar algumas das tecnologias desenvolvidas no laboratório ao longo dos últimos anos. Joana Câmara foi reconhecida com o Prémio Investigador de Mérito, atribuído pela Comissão de Prémios do congresso, com o trabalho "Treino cognitivo no pós-AVC: um estudo-piloto com a plataforma NeuroAIreh@b", em co-autoria com Teresa Paulino, Mónica Spínola, Diogo Branco, Luís Ferreira, Ana Lúcia Faria, Mónica Cameirão, André Moreira, Ana Rita Silva, Manuela Vilar, Mário Simões, Sergi Bermúdez i Badia e Eduardo Fermé.


O consórcio do projeto europeu MarineSABRES reuniu em Cork, na Irlanda, a fim de iniciar o projeto. A representar a ARDITI foi João Canning-Clode (Investigador Principal), Ana Dinis (investigadora) e Duarte Pinto (gestor do projeto). O consórcio envolve 22 parceiros de 11 países diferentes, os quais irão trabalhar em conjunto no projeto que terá a duração de quatro anos. O projeto irá focar-se na conservação da biodiversidade marinha através da integração da saúde do ecossistema com a Economia Azul.


Sahar Chebaane participou no Mediterranean Symposia on marine vegetation, coralligenous, dark habitats & non-indigenous species que decorreu em Génova, Itália entre os dias 19 e 23 de setembro. A participação incluiu três posters e a apresentação do artigo “Invasion ecology through risk assessment questions: a multivariate comparison among NIS traits in the marinas of Tunisia”. As apresentações deste simpósio estão disponíveis para rever no YouTube.


Representantes da ARDITI e da Presidência do Governo Regional da Madeira estiveram de visita ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), no dia 19 setembro, em Tróia, onde decorreu o exercício REPMUS da NATO. Saiba mais.


No âmbito do projeto Oceanlit, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu, em parceria com a ARDITI, o seminário “Viabilidade de reciclagem e economia circular de lixo-marinho”, na segunda-feira, 26 de setembro, que decorreu no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. João Monteiro foi um dos oradores do "Painel 1 - Conhecimento", com a intervenção intitulada "Projeto OCEANLIT: Advancing knowledge on marine litter pollution in Madeira".


Rui Caldeira esteve no dia 23 de setembro, presente na conferência "O mar de Magalhães - 500 anos depois" no papel de orador num debate com a temática "o mar 500 anos depois: riscos e potencialidades". Fizeram parte dos oradores os investigadores Thomas Dellinger e Mafalda Freitas.


Investigadores do MARE-Madeira participaram no Simpósio da Flora Macaronésia, FloraMac 2022, que decorreu entre 12 e 16 de setembro, na ilha de La Gomera, nas Ilhas Canárias. Eva Cacabelos, participou como oradora principal convidada, com "Anthropogenic impacts on intertidal communities of Macaronesian archipelagos" e Alejandro Bernal-Ibáñez interviu com a palestra "A worrying alarm: the first record of Rugulopteryx okamurae in Madeira Island and its invasive risk". A próxima edição deste simpósio acontecerá em Lisboa, Portugal, em 2025.


‍Entre 28 e 30 de setembro, o CQM - Centro de Química da Madeira realizou o 9º encontro anual, na Universidade da Madeira, no qual os investigadores apresentaram e discutiram os resultados da investigação levada a cabo durante os anos 2021 e 2022 nas áreas estratégicas em desenvolvimento no centro, nomeadamente Saúde e bem-estar, Segurança e qualidade agroalimentar e Recursos e tecnologias do Mar.


No dia 30 de setembro, comemorou-se a Noite Europeia dos Investigadores. A comunidade de investigadores da ARDITI participou com vários projetos na Macaronight, iniciativa organizada pela Universidade da Madeira. Mais detalhes aqui. Já o Serviço Educativo da ARDITI promoveu três sessões da atividade "RA Caretta caretta" para várias turmas de alunos de escolas básicas, que serviram para estimular o gosto dos alunos pela ciência, além de explorar o uso da tecnologia no fomento da investigação. A atividade foi dinamizada pelo professor João BatistaLeia mais.


Membros da equipa de projetos da ARDITI, estiveram presentes na conferência final do projeto Islands of Innovation, nos Açores. As reuniões de trabalho dividiram-se entre as ilhas do Faial e do Pico e constituíram a última oportunidade para os parceiros mostrarem o seu percurso no projeto. Saiba mais.

visitas


No dia 9 de setembro, recebemos nas instalações da ARDITI, um grupo de oito crianças e monitora, para dar a conhecer algumas das tecnologias e trabalhos desenvolvidos pelos nossos investigadores. Esta visita resultou da colaboração no projeto Esc@up-E8G. Mais.


No dia 13 de setembro, esteve de visita à ARDITI uma comitiva do Governo Regional dos Açores, liderada pelo Presidente José Manuel Bolieiro, acompanhado do Vice-presidente Artur Lima, bem como do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho e comitiva madeirense. Saiba mais.

Nos Media


Rui Caldeira foi entrevistado acerca da monitorização dos mares da Madeira com recurso a drones e outros sistemas robotizados, resultado de uma parceria com o Governo Regional da Madeira.

Conheça alguns dos trabalhos de investigação desenvolvidos pelos nossos investigadores no último mês, na página publicada no Diário de Notícias da Madeira, no dia 30 de setembro.

Publicação no Diário de Notícias da Madeira acerca da expedição "MARE@Desertas", a 5 de setembro.


Reportagem da RTP Madeira com João Canning-Clode, no dia 12 de setembro, acerca da expedição científica nas ilhas Desertas, com a qual se pretende recolher informações sobre as comunidades de peixes, o habitat marinho e fazer mapeamento do mar à volta das mesmas.

recrutamento


‍- Bolsa de investigação pós-doutoral (BIPD) - Projeto BIO_VALOR. Candidaturas até 7 de novembro. Anúncio.

 

‍Concurso de selecção internacional para Doutorado/a no âmbito do Projeto MARE - ARDITI. Candidaturas até 9 de novembro. Anúncio.

 

‍Concurso de selecção internacional para Doutorado/a no âmbito do Laboratório Associado ARNET - ARDITI. Candidaturas até 10 de novembro. Anúncio.

 

- Abertura de procedimento para contratação de um Técnico Administrativo Financeiro. Candidaturas até 14 de novembro. Anúncio.

 

‍Concurso de seleção internacional para Doutorado/a no âmbito do projeto Laboratório Associado IDL. Candidaturas até 15 de novembro. Anúncio.

OUTROS


Foi publicada a lista de candidatos admitidos para a 1ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual. Os candidatos admitidos passam à próxima fase do concurso, à avaliação. Consulte a lista dos candidatos admitidos.


O curso de Verão "EARTHSYSTEMS 2022" - Interações Terra-Atmosfera-Oceano num planeta em mudança - uma abordagem prática para observação e modelagem do Sistema Terrestre, decorreu entre 12 e 17 de setembro, em Tavira. Mais...