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ARDITI: newsletter janeiro 2024

ARDITI: newsletter janeiro 2024

janeiro, 2024

PUBLICAÇÕES


NeuroAlreh@b: an artificial intelligence-based methodology for personalized and adaptative neurorehabilitation, com autoria de Ana Lúcia Faria, Yuri Almeida, Diogo Branco, Joana Câmara, Mónica Cameirão, Luis Ferreira, André Moreira, Teresa Paulino, Pedro Rodrigues, Mónica Spínola, Manuela Vilar, Sergi Bermúdez i Badia, Mário Simões e Eduardo Fermé, artigo publicado na revista Frontiers in Neurology.


Optimization and validation of a micro–QuEChERS method for phthalates detection in small samples of cetacean blubber, com autoria de Annalisa Sambolino, Marta Rodríguez, Jesús de la Fuente, Manuel Arbelo, Antonio Fernández, Manfred Kaufmann, Nereida Cordeiro e Ana Dinis, artigo publicado na revista MethodsX.

serviço educativo


No âmbito da comunicação em ciência e tecnologia, os alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, realizaram a atividade Infografia: A representação de dados e informações, no dia 6 de dezembro, dinamizada pelo professor João Baptista. Ficaram a conhecer este privilegiado meio de comunicação de dados e informações, através da exploração de algumas ferramentas do software adequado à produção de infográficos. Realizaram vários exercícios experimentais de edição de texto e imagem. Conheceram bancos de imagens livres de direitos de autor e produziram conteúdo que foi convertido em diversos formatos, conforme as finalidades de publicação dos mesmos.


Os investigadores Dulce Pacheco e Vítor Freitas dinamizaram no dia 4 de janeiro a atividade No-Code/Low-Code na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, para uma turma de alunos de um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA). A sessão pretendeu introduzir os conceitos básicos das plataformas No-Code/Low-Code e demonstrar como estas plataformas podem ser usadas no desenvolvimento de uma aplicação simples. Os alunos experimentaram ainda a alteração da aplicação sem a necessidade de programação, destacando assim as vantagens e desafios destas plataformas. Também no dia 8 de janeiro, os mesmos investigadores realizaram uma sessão teórico-prática "No-Code/Low-Code" para uma turma do 12.º ano do Curso Técnico de Gestão de Ambiente da Escola Secundária Jaime Moniz. Outras duas sessões desta atividade foram dinamizadas no dia 24 de janeiro, dirigidas a alunos do Curso Profissional Informática de Gestão da Escola Secundária de Francisco Franco e do Curso Técnico de Informática-Sistemas da Escola EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro. 


Realizou-se no dia 9 de janeiro, na Escola Secundária Jaime Moniz, a atividade "AVATAR: Expressão digital da personalidade" para alunos do 12.º ano do Curso Técnico de Gestão de Ambiente, dinamizada por João Baptista. A sessão consistiu na criação de um avatar com recurso a uma ferramenta digital open source, com o objetivo de despoletar a reflexão acerca das representações virtuais do visual, do comportamento e da atitude dos internautas no mundo digital, dando a conhecer as potencialidades deste meio de expressão no metaverso e a necessidade de desenvolver competências tecnológicas que permitam a imersão no mundo virtual. 


No dia 10 de janeiro, João Baptista, promoveu a atividade RA Carettacaretta. Esta inseriu-se no âmbito das atividades de disseminação de conteúdo científico, em particular relacionado com o mar, e foi dirigida a uma turma do 6.º ano da Escola Básica e Secundária de Machico. Com recurso à realidade virtual e à realidade aumentada, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as espécies de tartarugas marinhas que passam pela orla costeira da Ilha da Madeira, identificar a tartaruga comum e refletir sobre a prevenção e redução da poluição marinha e as formas sustentáveis de proteger os ecossistemas marinhos e costeiros de modo a evitar impactes adversos. A 16 de janeiro, uma turma de alunos do 9.º ano da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, também refletiram sobre a problemática do lixo marinho com esta atividade. No mês anterior, a mesma atividade foi também dinamizada no dia 13, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, para uma turma do  5.º ano.


A palestra "Inteligência Artificial" foi dinamizada por Rúben Freitas nos dias 10 e 12 de janeiro na Escola Secundária de Francisco Franco e na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, respetivamente. As sessões foram dirigidas a diferentes turmas do 7.º e 10.º ano e exploraram a evolução da inteligência artificial, as suas várias aplicabilidades e a importância que o ser humano tem no processo.


A palestra "Mergulhando com o cachalote" foi dinamizada por Annalisa Sambolino, no dia 12 de janeiro, na Escola Básica Bartolomeu Perestrelo com Pré Escolar. A turma do 8.º ano que participou na atividade conheceu algumas das particularidades do cachalote, tendo igualmente ficado sensibilizada para a sua vulnerabilidade e necessidade de conservação.


Realizou-se, no dia 17 de janeiro, a atividade teórico-prática "Microplásticos: tecnologia e consumo", que contou com 40 alunos do curso de Educação e Formação de Adultos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre. A atividade incidiu sobre a problemática dos microplásticos no meio ambiente e a reflexão acerca do uso diário do plástico nas tarefas mais elementares das pessoas. Numa sessão interativa e participativa, os alunos foram respondendo aos vários desafios colocados por João Baptista, para incutir pensamento e conceção de soluções mais amigas do ambiente, no âmbito do vestuário, transportes e alimentação, com o objetivo de reduzir o uso de plástico nestes três grandes campos da sociedade.


A atividade "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local", foi dinamizada pela investigadora Sara Bettencourt, no dia 18 de janeiro. Uma turma de 5.º ano da Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros descobriu mais sobre o lixo marinho, tendo compreendido algumas das suas origens e vias de transporte, impactes e ações de prevenção. Através de uma atividade prática, os alunos descobriram ainda as taxas de degradação de alguns itens de lixo marinho e partilharam a sua preocupação com alguns dos tempos apresentados.


A palestra "Aquicultura: o potencial e a necessidade de cultivar no mar" foi dinamizada no dia 18 de janeiro pelo investigador Carlos Andrade, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco para turmas do 7.º, 10.º e 12.º anos. A sessão abordou a aquicultura, com exemplos da Região Autónoma da Madeira, e incluiu ainda uma descrição das espécies e produtos obtidos através deste setor de atividade. Professores e alunos reconheceram a importância da atividade, classificando-a como muito proveitosa e útil.


A exposição "Campanha oceanográfica nos mares da Madeira" esteve patente no átrio da Escola Básica Bartolomeu Perestrelo com Pré-Escolar entre 15 e 19 de janeiro. A exposição, que retrata a campanha oceanográfica decorrida no mar da Madeira em julho de 2018, mostra os equipamentos utilizados, procedimentos científicos e ainda diversos momentos captados ao longo da missão. Com a exibição, a comunidade educativa descobriu mais sobre como foram os dias de trabalho a bordo da embarcação "NRP Almirante Gago Coutinho".


Alunos do 9.º ano da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr.º Horácio Bento de Gouveia descobriram na tarde de 25 de janeiro mais sobre a "Física do oceano e da atmosfera”. Numa atividade teórica-prática dinamizada por Cátia Azevedo, os jovens compreenderam o que é o efeito de Coriolis, bem como alguns conteúdos fundamentais de física aplicada às Ciências da Terra. O laboratório móvel do Serviço Educativo permitiu, através da simulação de alguns processos físicos que ocorrem no mar e atmosfera, consolidar os conceitos teóricos lecionados.


Realizou-se, no dia 26 de janeiro, na Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro a atividade teórico-prática “A Química na cozinha”, dinamizada pela professora Teresa Lopes, do Serviço Educativo da ARDITI. A atividade, dirigida aos alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), teve como propósito aproximar os participantes da sessão a alguns conteúdos de Química por meio de práticas realizadas em contexto de cozinha e conhecer as transformações químicas que ocorrem na produção e preparação de alimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o extrato de couve roxa, como indicador natural de ácido e base e, assim, identificar as propriedades ácidas, básicas e neutras presentes nalguns produtos alimentares.

EVENTOS


Realizou-se a Sessão de Apresentação do Contrato-Programa que havia sido celebrado no dia 7 de dezembro, entre a Universidade da Madeira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Governo Regional da Madeira, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a ARDITI, e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico. Esta sessão teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira e contou com a presença de Rui Caldeira, Clemente Aguiar, do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Reitor da Universidade da Madeira e da Ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.


Três equipas de investigadores da ARDITI estiveram envolvidas na expedição Selvagens 50, que teve a sua componente prática entre 23 de abril e 1 de maio de 2023, nas Ilhas Selvagens e que envolveu um total de 53 investigadores e gestores, tendo 40 dos quais se deslocado ao local. A expedição, a maior que se realizou até à data, contou com 28 entidades públicas e privadas e reuniu 23 áreas de estudo, que envolveram vários investigadores e cujas intervenções foram agora publicadas num relatório apresentado no dia 17 de janeiro, no Museu da Eletricidade/Casa da Luz, no Funchal. Mais.


Parceiros, investigadores e gestores do projeto Smart Islands Hub - SIH reuniram-se, no passado dia 18 de janeiro, no Colégio dos Jesuítas, para discutir os serviços que este polo irá aplicar às PMEs regionais. Neste evento de dois dias, realizaram-se sessões de trabalho em grupo durante as quais os parceiros regionais e nacionais trabalharam ativamente em roadmaps de transformação digital com propostas de serviços do polo para organizações da região. Leia mais.


O encontro Hub Azul Madeira, uma iniciativa da Startup Madeira e do Hub Azul, em parceria com o Fórum Oceano, reuniu de 24 a 26 de janeiro investidores e entidades regionais para fomentar a economia do mar na região. No primeiro dia do evento, Carlos Lucas e Gonçalo Barros conduziram uma visita guiada às instalações do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (CO-OOM), onde os participantes do encontro conheceram alguns dos equipamentos oceanográficos que têm vindo a ser adquiridos e que são usados para estudar e monitorizar o oceano. No mesmo dia, Carlos Lucas fez, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a apresentação "Autonomous Ocean Observations" com a qual mostrou os veículos autónomos que estão a ser adquiridos pela ARDITI para maximizar a exploração autónoma do oceano. Além da visita e apresentação, neste evento foram também realizados contactos para possíveis parcerias futuras.


No dia 23 de janeiro, Rui Caldeira, apresentou a plataforma oceânica da Madeira que utiliza sistemas aéreos não tripulados na conferência "Maritime Users - Empowering Ocean Exploration" (Conferência de Utilizadores Marítimos para a Exploração Oceânica), realizada no iXcampus, em França. A sua intervenção centrou-se no REPMUS 2023, um exercício dedicado à integração de novas tecnologias marítimas em operações militares e à capacidade de veículos subaquáticos autónomos operarem em conjunto.


Entre 24 e 26 de janeiro, decorreu a reunião de arranque do projeto Atlantic Whale Deal, liderado pelo MARE-Madeira/ARDITI, financiado pelo programa Interreg Atlantic Area, num montante aproximado de 3,5 milhões de euros. O encontro teve lugar nas Canárias, no Museo Elder de la Ciencia y la Tecnología e o workshop nas instalações da PLOCAN - Plataforma Oceánica de Canarias, reunindo 15 parceiros de quatro países: Portugal, Irlanda, Espanha e França. Saiba mais aqui.


De 15 a 17 de abril de 2024, a 15ª edição das Jornadas FCCN realiza-se no Pestana Casino Park e no Centro de Congressos da Madeira, com o apoio da ARDITI. Este é o evento central e ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da sua unidade FCCN. Inscreva-se gratuitamente aqui.

VISITAS


A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, esteve no dia 5 de janeiro na ARDITI. Acompanhada pela presidente da FCT, Madalena Alves, o Diretor-Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, o Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes e o diretor executivo da Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico, Miguel Miranda, Elvira Fortunato foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração Rui Caldeira e pelo vogal Clemente Aguiar. Saiba mais aqui.


No dia 5 de janeiro recebemos a visita de uma turma de alunos de Informática – Instalação e Gestão de Redes, acompanhados pelo formador, da Escola Profissional Cristóvão Colombo. Os alunos conheceram o projeto Sentinela Atlântica e o laboratório de prototipagem da ARDITI, numa visita conduzida por Victor Azevedo, bem como ouviram a explicação de Francisco Silva e João Pestana acerca do trabalho de tecnologia marinha desenvolvido no Wave Lab/MARE-Madeira.


Os parceiros do projeto SIH estiveram a 19 de janeiro a visitar a ARDITI. O roteiro começou no NeuroRehabLab onde os investigadores Rita Costa, Diana Mendes e André Freitas demonstraram e falaram sobre dois projetos de investigação; do grupo de investigação do EELab David Aveiro, Vítor Freitas e Valentim Caires falaram sobre os variados projetos em que estão envolvidos; o mesmo fez Fábio Mendonça do ITI/LARSyS que falou sobre os projetos ligados à inteligência artificial; e por último Victor Azevedo, com a ajuda dos colegas de equipa, mostrou o laboratório de prototipagem e os drones desenvolvidos no mesmo no âmbito do projeto Sentinela Atlântica. Saiba mais aqui.


Rui Caldeira recebeu, no dia 31 de janeiro, o Brigadeiro-General Jorge Pedro nas instalações da ARDITI. Este, que tomou recentemente posse como comandante da Zona Militar da Madeira, ficou a conhecer a ARDITI e alguns dos projetos de investigação, como o Sentinela Atlântica e a sua equipa de investigação e desenvolvimento, bem como uma estrutura (“kave”) para uso de ambientes de realidade virtual e aumentada.

Media


Na primeira edição de 2024 da revista INGENIUM, cujo tema da capa é "XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros”, pode ler-se um artigo sobre "'Sentinela Atlântica' - O Mote para a inovação tecnológica militar na Madeira” (pág. 36). Num outro artigo, é também mencionada a visita à ARDITI por parte da comitiva do Colégio de Engenharia Mecânica, a qual esteve de passagem na Madeira em outubro de 2023 (págs. 112-113).

O Laboratório Vivo do Centro de Inclusão Social da Madeira foi noticiado na RTP-Madeira no dia 10 de janeiro. Fábio Pereira referiu que será possível trabalhar várias competências na área da reabilitação neste espaço através do uso de tecnologias, promovendo o bem-estar das populações intervencionadas. Miguel Albuquerque reforçou a importância do trabalho, sublinhando o papel da ARDITI no desenvolvimento de tecnologia e equipamentos.

O Laboratório de Engenharia Organizacional esteve presente no Programa da RTP-Madeira, UMa Investiga, transmitido a 11 de janeiro. David Aveiro, Dulce Pacheco, João Zambujal de Oliveira, Vítor Freitas deram a conhecer o DISME (plataforma no-code), a iniciativa Smart Islands Hub (polo de inovação digital) e os projetos Tidy City (cidades inteligentes), MiColEC (logística) e Dynamic eGov (modernização administrativa). Veja o episódio.


Leia a página mensal dedicada à Ciência e Tecnologia publicada a 3 de janeiro no Diário de Notícias da Madeira.

O MARE-Madeira leva investigação até ao Spotify, estão disponíveis quatro episódios do podcast acerca do simpósio MAD-Deep (em inglês). Está disponível aqui.

No episódio da Antena UMa, de 19 de dezembro, a investigadora Mónica Cameirão fala sobre o projeto AViR "Realidade Virtual Adaptativa para suporte após perda gestacional precoce involuntária”. Oiça aqui.

OUTRAS


O aluno de doutoramento da equipa do NeuroRehabLab, Fábio Pereira, defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento, no dia 5 de janeiro, com o tema "Multi-user Touch Surfaces to Promote Social Participation and Self-efficacy in Upper-limb Stroke Rehabilitation".


Celebrou-se no dia 24 de janeiro o Dia Internacional da Educação, uma data que relembra o papel fulcral da educação. O Serviço Educativo da ARDITI dinamiza diferentes atividades que pretendem promover a literacia e a cultura científica e tecnológica. Saiba mais sobre a Oferta Educativa da ARDITI.


Estudo sobre o uso de avatares em contexto de autodistanciamento em realidade virtual imersiva

Se é mulher com idade entre os 18 e 35 anos, reside em Portugal há pelo menos 3 anos e consegue deslocar-se à Universidade da Madeira/à ARDITI para uma sessão presencial, convidamo-la a participar nesta investigação. Clique aqui e será redirecionada para um questionário. No final do mesmo, encontrará um link para agendar uma sessão presencial. Agradecemos a partilha do convite com outras mulheres que possam ter interesse em participar.


Escola de Verão | Sistemas da Terra 2024

 

A Summer School do IDL de 2024 abriu as inscrições: "Earth Systems Summer School 2024. Land-Atmosphere-ocean interactions in a changing planet: a hands-on approach to earth observations and modelling.” Esta escola de Verão, dirigida a alunos de doutoramento e pós-docs das áreas das Ciências da Terra, terá lugar em Aveiro, Portugal entre 14 e 19 de julho. Pré candidate-se até 1 de março.

comunica@arditi.pt

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