Concursos

Bolsa de Investigação para aluno licenciado no âmbito do projeto BRANT (PTDC/CCI-COM/30990/2017)

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado;

Referência: ARDITI-Brant - 2022-001-BI

Área científica genérica: Ciência da Computação, Interação Homem-Computador;

N.º de Bolsas disponíveis: 1

Resumo do anúncio

A ARDITI abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto "BRANT – Revisão da Crença aplicada à Neuroreabilitação Terapêutica" financiado pela FCT, PTDC/CCI-COM/30990/2017 nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

O candidato ideal deverá ter experiência no desenvolvimento de software, nas componentes de Unity 3D, desenvolvimento do lado do servidor e administração de sistemas.

Os candidatos devem ser elegíveis para uma bolsa de investigação da FCT e preencher os seguintes requisitos no momento do início do contrato:

- Licenciatura em Ciências da Computação, Informática ou área afins, concluída.

- Atualmente matriculado num mestrado ou num curso não conferente de grau integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

- Experiência de programação em UNITY

- Disponibilidade para começar imediatamente.

- Fortes competências de comunicação oral e escritas em inglês; capacidade de trabalho de forma independente, bem como membro de equipa do NeuroRehabLab (http://neurorehabilitation.m-iti.org/lab/); tomar a iniciativa e ser proactivo.

Plano de trabalho:

Os défices cognitivos são comuns após lesões cerebrais, demência e em declínio cognitivo normal devido ao envelhecimento. A atual terapia de reabilitação cognitiva tem sido demonstrada como a forma mais eficaz de resolver este problema. No entanto, a) não são adaptáveis para cada paciente e b) têm um custo elevado, e são geralmente implementados em ambientes clínicos. O Gerador de Tarefas (TG) é uma ferramenta gratuita para a geração de tarefas de treino cognitivo. No entanto, o TG não foi concebido para adaptar e monitorizar a evolução do paciente. Aqui propomos o BRaNT, um melhoramento de TG com módulos de Inteligência Artificial, capacidades de gamificação e monitorização remota, para permitir aos Profissionais de Saúde fornecer, em casa, terapia de reabilitação cognitiva personalizada e de longo prazo. O BRaNT é um esforço interdisciplinar que aborda as limitações científicas das práticas atuais, bem como fornece soluções para a sustentabilidade dos sistemas de saúde e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos doentes.

A principal tarefa para o candidato aceite será apoiar o projeto BRaNT e implementar ferramentas de software (em tablets, tecnologias do site e/ou motor de jogo de unidade) para intervenções de reabilitação virtual usando VR aplicado à reabilitação cognitiva.

Dependendo do currículo específico e do skillset do candidato, as principais tarefas serão ponderadas de forma diferente entre as seguintes:

  • Apoiar o desenvolvimento de cenários de realidade virtual utilizando o motor de jogo Unity (https://unity3d.com/) para reabilitação pós-acidente vascular cerebral, com ênfase no aspeto cognitivo.
  • Apoiar a implementação de regras de IA que ajudarão a combinar o nível de dificuldade ideal com um perfil cognitivo.
  • Apoiar a integração do sistema com a base de dados


Legislação e regulamentos:
 A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf

Local de trabalho: O candidato será integrado numa equipa interdisciplinar de investigadores com competências em domínios técnicos e clínicos. O trabalho será realizado na ARDITI (Funchal, Portugal) em estreita colaboração com os parceiros do projeto BRANT e utilizadores finais, sob a supervisão do Prof. Sergi Bermúdez i Badia (http://neurorehabilitation.m-iti.org).

Duração da bolsa: A bolsa terá uma duração de 5 meses, com um início esperado o mais rapidamente possível.

Subsídio de manutenção mensal

O subsídio de manutenção mensal é de 875,98€/mês, conforme determinado pelos regulamentos da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Estão incluídos o Seguro Social Voluntário (SSV) e seguro de acidentes.

Processo de seleção: O processo de seleção basear-se-á em:

  • Carta de motivação (10%)
  • Curriculum Vitae (40%)
  • Experiência anterior (50%)

As cartas de recomendação são facultativas, mas podem contribuir positivamente para a avaliação.

Júri de seleção: Professora Ana Lúcia Faria, Doutorada; Professor Sergi Bermúdez i Badia, Doutorado (Presidente), Professor Eduardo Fermé, Doutorado.

Membros do júri de substituição: Professor Luís Ferreira, Doutorado; Professor Yuri Almeida, Mestrado

Notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados por e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso estará aberto no período de 11-02-2022 e 31-03-2022.

Documentos necessários:

  • Cópia de diplomas que confirmam o Grau Académico, reconhecido por uma Universidade Portuguesa, se a licenciatura tiver sido obtida no estrangeiro:
  • CV atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Comprovativo de inscrição em grau de mestre ounum curso não conferente de grau integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior;

Para os cidadãos estrangeiros, é obrigatório o certificado de residência permanente, autorização de residência permanente ou estatuto de residência de longa duração;

As candidaturas devem ser submetidas por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.,  com a referência "ARDITI-Brant-2022-001-BI"

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI