Bookmaker Bet365.com Bonus The best odds.

Full premium theme for CMS

Projeto BIOMETORE

Блогът Web EKM Blog очаквайте скоро..

Biodiversity in seamounts: The Madeira-Tore and Great Meteor

biometore logo

A implementação da DQEM implica que os estados membros da CE apresentem um bom estado ambiental das suas águas marinhas. Assim, é fundamental mapear e monitorizar áreas críticas, criando estratégias que incluam um plano de monitorização (PMo) para a avaliação contínua do estado ambiental das águas marinhas e um plano de medidas (PMe) com o objectivo de atingir e manter o bom estado ambiental. Na versão do PMe disponível para consulta pública estabelece-se que deverão ser criadas novas áreas marinhas protegidas de grandes dimensões, delimitadas em zonas oceânicas profundas, cobrindo um dos mais importantes habitats oceânicos: o habitat OSPAR Montes Submarinos. O projecto BIOMETORE inclui campanhas de investigação nos complexos geológicos Madeira-Tore e Great Meteor, para a aquisição de dados de biodiversidade, parâmetros ecológicos, físicos e químicos, identificando espécies-chave para as quais existem lacunas de informação. O projecto cumpre assim os objectivos EEA PT02 –  Aviso 2.

Resultados esperados com a Parceria: Mapeamento e monitorização de áreas críticas da DQEM, em particular zonas oceânicas profundas e respectivos habitats; compilação de dados relativos a descritores da biodiversidade D1, D3, D4 e D6; aquisição de dados de qualidade para identificação de espécies-chave ou associações de espécies como indicadores ecológicos; análise da adequabilidade às águas nacionais dos critérios de avaliação do BEA da DQEM; proposta de um plano de sustentabilidade e de um plano de comunicação.

O projeto é coordenado pelo IPMA, e na região é desenvolvido pelo Observatório Ocêanico da Madeira, através dos seguintes parceiros regionais: Estação de Biologia Marinha do Funchal, MARE-Madeira, CIIMAR-Madeira, Museu de História Natural do Funchal, Museu da Baleia e Direção de Serviços de Investigação das Pescas.

Mais informação sobre o projeto no site do BIOMETORE e no site do OOM.

EEAGrants JPG